Descrição
A Equipe Multiprofissional da Atenção Básica – EMAB no município de São Paulo, refere-se à junção das equipes NASF-AB, com os demais profissionais contratados pelas Organizações Sociais de Saúde (OSS) e pela administração direta das seguintes categorias: Assistente Social, Educador Físico, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Terapeuta Ocupacional e Psicólogo. As especialidades médicas indicadas para compor a EMAB são: ginecologia, pediatria e psiquiatria. Os profissionais da EMAB devem ampliar sua atuação para além das equipes de estratégia da família, desenvolvendo suas atividades nas UBS, com um trabalho integrado com as equipes de saúde, independente do modelo (ESF, Tradicional ou Mista)
Informações adicionais
A consulta pública se destina a todos os trabalhadores e gestores da rede, bem como para a sociedade civil poder ler e contribuir com o documento. Mesmo se tratando de um documento técnico, será disponibilizado publicamente e a população poderá se beneficiar das informações contidas, no sentido de conhecer a rede de serviços e protocolos.
Para comentar este documento, você deve acessar sua conta ou registrar nova conta. Em seguida, selecione o texto que deseja comentar e pressione o botão com o lápis. Se você é uma pessoa com deficiência, clique no link/botão "Acessibilidade/ Contribuir na consulta pública".
A maioria das atribuições do Nutricionista demanda uma atenção individual ao usuário, seja no momento do atendimento (avaliação nutricional, clínica e dos hábitos alimentares atuais e pregressos) ou em atividades indiretas (estudos de caso, elaboração de dietas, discussões de casos com equipe multiprofissional, matriciamento, desenvolvimento de PTS, preenchimento de formulários para solicitação de dietas por via alimentar alternativa, etc.). A carga horária excessiva de atividades coletivas não considera tais particularidades de forma adequada. Além disso, desconsidera as particularidades de cada território, pois há populações que não apresentam boa adesão à modalidade de atendimento em grupo e que terão seu acesso dificultado devido à baixa proporção de atendimentos individuais. O tempo disponibilizado para atividades técnico-pedagógicas de apenas 4h também compromete a análise dos dados de vigilância alimentar e nutricional dos usuários, dadas as outras reuniões e comitês.
Consta como atividade desenvolvida por nutricionista na APS avaliação e prescrição de dieta para pacientes em uso de via alimentar alternativa (SNE, GTT, JTT).
Atividades relacionadas a segurança alimentar e nutricional também são de grande importância principalmente com o retorno do país para o Mapa da fome, esquecendo-se que o profissional nutricionista tem como parâmetros de ação o DHAA.
Grande parte da demanda da Nutrição são pacientes com o diagnóstico de obesidade e em grande parte, pacientes com questões emocionais relacionados a essa patologia, questões identificadas em consultas individuais. Quando os pacientes são encaminhados para grupos a grande maioria não adere o tratamento.