Javascript não suportado Comentar - Documento Norteador Da Equipe Multiprofissional Da Atenção Básica – EMAB - Documento Norteador Da Equipe Multiprofissional Da Atenção Básica – EMAB
Início
Voltar

Documento Norteador Da Equipe Multiprofissional Da Atenção Básica – EMAB

Comentários sobre a versão preliminar

atualizado em 03 Jan 2023
Comentários sobre
As UBS devem contar com a referência de todas as categorias profissionais, garantindo assim o aumento da resolutividade da Atenção Básica. Idealmente,   8     a equipe deve ser referência para 2 e no máximo 3 UBS e, para essa definição, reiteramos que devem ser considerados os dados demográficos, situação epidemiológica, as questões de vulnerabilidades e iniquidades, entre outras, respeitando as diferenças no território.

Comentários (3)


Fora do período de participação
  • alineribeiro

    Quais critérios são utilizados para que avaliar resolutividade de equipes que se dividem em 2 ou até 3 unidades? A complexidade de territórios em município altamente populoso, no mínimo, deveria justificar uma equipe de referência por Unidade.

    Nenhuma resposta
    • Anna Dias

      É importante a definição de 1 equipe por UBS, idealmente, e em alguns casos, 2 UBS se com extensão territorial menor, menor vulnerabilidade, menor número de equipes, Rede de Atenção à Saúde mais robusta, e outras caraterísticas do território como determinante de saúde. A PNAB traz como atributos da AB a responsabilidade sanitária e território definido, com um desenho territorial das equipes definido, sendo assim, não é recomendado diferentes desenhos para diferentes equipes em uma mesma UBS.

      Nenhuma resposta
      • Alline Falcão

        Entende-se importante a definição de população para cada equipe, ou como anteriormente divisão por número de equipes de SF por equipe multiprofissional . Quais os critérios para que a equipe divida unidade? PNAB fala de território definido, tendo-se um desenho territorial de equipes definido, sendo importante que esse desenho seja claro também para a cobertura dos profissionais da EMAB.

        Nenhuma resposta
        Voltar para o Início