Javascript não suportado Comentar - Documento Norteador Da Equipe Multiprofissional Da Atenção Básica – EMAB - Documento Norteador Da Equipe Multiprofissional Da Atenção Básica – EMAB
Início
Voltar

Documento Norteador Da Equipe Multiprofissional Da Atenção Básica – EMAB

Comentários sobre a versão preliminar

atualizado em 03 Jan 2023
Comentários sobre
para 2 e no máximo 3 UBS e

Comentários (5)


Fora do período de participação
  • daysiellen

    ja pensou uma equipe se deslocar para 3 ubs diferentes na semana? A equipe fica literalmente apagando fogo. Compromete qualitativamente e quantitativamente as ações específicas e compartilhadas oferecidas, assim como: consultas, matriciamentos, reuniões, pts, ampis, atividades coletivas, NPV, vistas domiciliares, relatórios. A Equipe fica sobrecarregada, muitas vezes adoecida, não conseguindo dar conta da demanda (devido ficar 1 ou 2 dias da semana em cada UBS), dificultando ainda mais o acesso para a população que vai precisar aguardar um tempo maior para atendimento. Sem falar que muitas vezes falta espaço físico para essa Equipe se alocar, ou mesmo fazer grupos e consultas. Tem também a parte burocrática, o administrativo, cumprir prazos de relatórios, renovação de dieta enteral, prazo para encaminhar para reabilitação, responder e-mails, fóruns, cursos... etc. Por tudo isso fica inviável a EMAB atender 2 ou 3 UBS na Semana.

    Nenhuma resposta
    • Nelcg

      Ao invés de quantificar por UBS, sugiro quantificar por quantidade populacional e perfil socioeconômico, levando em consideração população sus dependente. Outro ponto importante é verificar a possibilidade de adequação do fornecimento de vagas de agendamento de primeira vez com as EMAPs via SIGA com possibilidade de visualização dessas vagas apenas às unidades referenciadas.

    • Ana Carolina da costa Abreu

      O suporte a 3 UBS como mencionado no documento, é inapropriado para um atendimento resolutivo. Realizo este suporte em SP e vejo o aumento gigantescos nas filas de espera nas unidades, prejudicando a população do território a assistência qualificada.

      Nenhuma resposta
      • Débora Alcântara

        Sugestão: referenciar por número de equipe e não de serviços. São Paulo tem UBS com até 10 equipes de ESF.
        "A equipe deve ser referência para até 7 equipes e considerar a configuração das UBS de cada território, ou seja, regiões com unidades pequenas e território que favoreça a circulação ou não. Há de se considerar contextos em que o nº de equipes é o parâmetro e outros contextos a quantidade de serviços, sempre com a ponderação do deslocamento territorial.
        Há de se prever também transporte para deslocamento da equipe multi nos territórios e assim, otimizar as possibilidades de ação."

        Nenhuma resposta
        Voltar para o Início