Descrição
A Equipe Multiprofissional da Atenção Básica – EMAB no município de São Paulo, refere-se à junção das equipes NASF-AB, com os demais profissionais contratados pelas Organizações Sociais de Saúde (OSS) e pela administração direta das seguintes categorias: Assistente Social, Educador Físico, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Terapeuta Ocupacional e Psicólogo. As especialidades médicas indicadas para compor a EMAB são: ginecologia, pediatria e psiquiatria. Os profissionais da EMAB devem ampliar sua atuação para além das equipes de estratégia da família, desenvolvendo suas atividades nas UBS, com um trabalho integrado com as equipes de saúde, independente do modelo (ESF, Tradicional ou Mista)
Informações adicionais
A consulta pública se destina a todos os trabalhadores e gestores da rede, bem como para a sociedade civil poder ler e contribuir com o documento. Mesmo se tratando de um documento técnico, será disponibilizado publicamente e a população poderá se beneficiar das informações contidas, no sentido de conhecer a rede de serviços e protocolos.
Para comentar este documento, você deve acessar sua conta ou registrar nova conta. Em seguida, selecione o texto que deseja comentar e pressione o botão com o lápis. Se você é uma pessoa com deficiência, clique no link/botão "Acessibilidade/ Contribuir na consulta pública".
No que se refere à psicologia, o critério de definição se o atendimento será individual ou coletivo deve ser clínico/técnico. É necessário realizar uma avaliação do paciente e de sua condição de saúde para pensar na melhor estratégia. Há que se considerar que muitos usuários não aceitam ser acompanhados em grupo porque depois acabam encontrando os demais integrantes, os quais são seus vizinhos. Tenho colegas que tiveram que responder a ouvidorias relacionadas a essa questão. Além disso, com a reforma dos equipamentos para entrada das OSs, muitas instituições perderam o espaço físico para realização de atividades coletivas. Como priorizá-las?
Ativiade coletiva se faz compartilhada e envolve diversos atores por exemplo; rede, parcerias edisponiilidade em 1:30 por exemplo se a atividade for extra muro ( ou nas associações diversas são distantes, requer transporte para locomoção da equipe, Interna não a espaço físico nas unidades,
DEVERIAM CONSIDERAR NOSSAS DIFICULDADES COM LOCAIS PARA ATENDIMENTO DE TAIS GRUPOS, BEM COMO CADEIRAS E MATERIAIS. ESSA CARGA HORARIA NA MINHA OPNIÃO ESTÁ MUITO ALÉM DO POSSÍVEL, E O TEMPO DE EXECUÇÃO DA MESMA TAMBÉM INADEQUADA, SENDO QUE SOMOS COBRADOS EM REGISTRAR A PRODUÇÃO E EVOLUIR EM PRONTUÁRIOS.
Deve ser levado em consideração os tipos de territórios encontrados para a programação dos grupos. Muitos não oferecem espaços.
Na agenda também não é contemplado horário administrativo ou gestão do cuidado para programação dos grupos e para poder avaliar os espaços para utilização.