Javascript não suportado Comentar - Documento Norteador Da Equipe Multiprofissional Da Atenção Básica – EMAB - Documento Norteador Da Equipe Multiprofissional Da Atenção Básica – EMAB
Início
Voltar

Documento Norteador Da Equipe Multiprofissional Da Atenção Básica – EMAB

Comentários sobre a versão preliminar

atualizado em 03 Jan 2023
Comentários sobre
Anexo 1 - A Procedimentos / Parâmetros de assistência dos Profissioanais da Equipe Multiprofissional Anexo 1 - B Procedimentos / Parâmetros de assistência dos Profissioanais da Equipe Multiprofissional   Anexo 2-A - Distribuição da carga horária de profissional de 40h/ semana

Comentários (8)


Fora do período de participação
  • Alline Falcão

    Importante que o disposto neste documento
    seja discutido em conjunto com a Portaria 538/2022, sendo considerado todas as questões descritas como processo de trabalho da EMAB: PTS, PST, Ações inter setoriais, atividades técnico pedagógicas e assitenciais, reuniões de matriciamento/discussão de caso e não somente consulta/VD/grupo.

    Nenhuma resposta
    • BIANCA_PAREJA

      "Consulta Compartilhada - o procedimento deve ser apontado uma única vez com o nome dos 2 profissionais": o SIGA Saúde não permite registro de 2 profissionais no mesmo atendimento.

      Nenhuma resposta
      • Shaiddy

        No caso do profissional de educação física, com carga horária de 40h semanais, que possui meta de 80 grupos/mês, não será possível atingir esta meta seja na cobertura de 1, 2 ou 3 unidades. Apenas no caso de considerarmos a duração de execução do grupo com o tempo de 60 minutos é que seria possível alcançar a meta. Entretanto devemos considerar que a maioria dos profissionais necessitam utilizar equipamentos do território para a realização das atividades coletivas, visto a dificuldade de amplos espaços nas unidades, o que demanda maior tempo de execução, considerando o deslocamento de ida e volta para a unidade, e as vezes o transporte de materiais/equipamentos a serem utilizados nas atividades, bem como evolução de prontuário e de produção. Uma vez que o Anexo 1-A traz o parâmetro de 60 a 90 minutos para a realização da atividade coletiva, consideramos ser prudente manter o tempo de 90 minutos ou mais para a execução do grupo.

        Nenhuma resposta
        • Ricardo Tuma Guariento

          O proporcionamento da agenda nas dimensões técnico-pedagógica e clínico-assistencial não contempla a participação dos profissionais em outras atividades (como a revisão e construção dos processos de trabalho das unidades e fora delas, fóruns profissionais etc). Se acomodados na dimensão técnico-pedagógica poderia haver prejuízo de atividades essenciais como matriciamentos, não sendo suficientes os 10 a 30% da carga horária.

          Nenhuma resposta
          • marina.passos

            Visitas domiciliares necessitam de tempo superior a 60 min devido a amplitude do território, considerando que o período utilizado apenas no deslocamento demanda em média 40 minutos.

            Nenhuma resposta
            • marina.passos

              Atividades coletivas não devem ter número mínimo de tempo e participantes .
              Considerado insuficiente o tempo máximo de 90 min para realização de atividades coletivas, já que muitas vezes deslocamento (ações no território e organização de espaços públicos) e atividades administrativas (evolução de prontuário e produção) demandam tempo.

              Nenhuma resposta
              • Claudia Jeovane da Silva

                As consulta de gestantes com nuticionistas deveriam ser de 60 minutos, mesmo os retornos. Especialmente as gestantes de alto risco.

                Nenhuma resposta
                • Beatriz C

                  A carga horária farmacêutica também deve contar com possíveis coberturas dentro do setor do fornecimento de medicamentos.

                  Dentro das divisões de atendimentos clínicos seria interessante diminuir a quantidade de metas individuais, substituidas pelas atividades coletivas. O farmacêutico é o profissional responsável pelo fornecimento de insumos dentro dos grupos de tabagismo, PAMG e ainda grupos de terapias complementares, educação em saúde e uso racional de medicamentos.

                  Além disso o atendimento individual de acompanhamento farmacoterapêutico merece uma qualidade, tempo, longitudinalidade e integridade muito mais crucial para construção do PTS junto ao paciente.

                  Nenhuma resposta
                  Voltar para o Início