Descrição
A Equipe Multiprofissional da Atenção Básica – EMAB no município de São Paulo, refere-se à junção das equipes NASF-AB, com os demais profissionais contratados pelas Organizações Sociais de Saúde (OSS) e pela administração direta das seguintes categorias: Assistente Social, Educador Físico, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Terapeuta Ocupacional e Psicólogo. As especialidades médicas indicadas para compor a EMAB são: ginecologia, pediatria e psiquiatria. Os profissionais da EMAB devem ampliar sua atuação para além das equipes de estratégia da família, desenvolvendo suas atividades nas UBS, com um trabalho integrado com as equipes de saúde, independente do modelo (ESF, Tradicional ou Mista)
Informações adicionais
A consulta pública se destina a todos os trabalhadores e gestores da rede, bem como para a sociedade civil poder ler e contribuir com o documento. Mesmo se tratando de um documento técnico, será disponibilizado publicamente e a população poderá se beneficiar das informações contidas, no sentido de conhecer a rede de serviços e protocolos.
Para comentar este documento, você deve acessar sua conta ou registrar nova conta. Em seguida, selecione o texto que deseja comentar e pressione o botão com o lápis. Se você é uma pessoa com deficiência, clique no link/botão "Acessibilidade/ Contribuir na consulta pública".
Acredito que cada profissional tem sua especificidade e precisa ser visto dessa forma. O assistente social, por exemplo, quem mais articula rede e atende as necessidades sociais que nem sempre cabem dentro de 30 a 40 minutos, a exemplo de uma reunião familiar, muitas vezes articulada em VD, que demanda desde a espera de todos os presentes a mediar o diálogo, na maioria das vezes bastante complexo, a fim de pactuar um PTS para um idoso em vulnerabilidade. Acessar a rede de proteção demanda de conversas telefônicas e e-mails, o que toma tempo e demanda ainda equipamentos de trabalho, telefone, computador, escassos em nossas UBSs para essa equipe.
Tanto o atendimento individual como o atendimento em grupo são importantes. Não tem como SÓ fazer atendimento em grupo,sendo que existem pacientes com questões à serem acompanhadas individualmente.
Além disso,eu por exemplo, como fonoaudióga além de atendimento individual e atendimento em grupo ainda participo de reuniões de matriciamento,acolhimento de sáude mental,aplicação de AMPI. Para se fazer APENAS atendimento em grupo,teríamos que cessar os outros compromissos que temos dentro da unidade.
Cada especialidade deve ser vista separadamente. O trabalho do psicólogo exige questões que o de um nutricionista não exige e vice e versa. Não dá para ter poucos atendimentos individuais na psicologia, pois não posso pegar um grupo de pessoas com pensamentos suicida e colocar junto. Muitos pacientes se recusam ao processo grupal.
Precisaria acrescentar o Medico Veterinário, como o profissional mais indicado para trabalhar com doenças de caráter zoonotico (envolvendo insetos e animais), hoje prevalente no município e negligenciada por todos