Javascript não suportado Comentar - Documento Norteador Da Equipe Multiprofissional Da Atenção Básica – EMAB - Documento Norteador Da Equipe Multiprofissional Da Atenção Básica – EMAB
Início
Voltar

Documento Norteador Da Equipe Multiprofissional Da Atenção Básica – EMAB

Comentários sobre a versão preliminar

atualizado em 03 Jan 2023
Comentários sobre
No que se refere ao farmacêutico, além das atividades assistenciais e técnico- pedagógicas, deve-se considerar também as atividades técnico-gerenciais vinculadas à farmácia (atividades administrativas e de supervisão farmacêutica), que devem comprometer no máximo 40% da carga horária do profissional, dependendo da realidade de cada unidade.

Comentários (4)


Fora do período de participação
  • Thalita Rig

    Complementando o comentário acima, e tendo em vista, a amplitude de ações que podem ser desenvolvidas pelo profissional farmacêutico o cenário ideal é a contratação de 02profissionais 40h para os serviços. O farmacêutico é o profissional que tem que aliar atividades técnico-gerenciais do setor, as atividades assistenciais. Na prática, sobressaem as atividades técnico-gerenciais, pois essas são as atividades mais cobradas e percebidas pela comunidade, cuja prioridade se torna garantir o acesso ao medicamento. Tendo isso como base, a presença de 02 profissionais, torna viável o preconizado pelo CRF, acompanhando integralmente a dispensação, principalmente de medicamentos de controle especial, cujo período pós pandêmico, vem numa crescente de dispensações e com isso, é possível garantir cada vez mais o acesso da população à farmacoterapia, o uso racional de medicamentos, dispensação segura e amplia-se as condições para as ações assistenciais e o acesso aos serviços farmacêuticos.

    Nenhuma resposta
    • Flavio Santiago

      A realidade dos serviços são ímpares, querer padronizar o tempo e porcentagem de tempo nas diversas funções do farmacêutico é algo surreal, muitas das unidades trabalham com equipe minima e muitas vezes fazem o papel de "tecnicos de farmácia", agindo na dispensação de medicamentos e na conferência e abastecimento quinzenais via CDMEC, logo o papel clinico se perde dentro de tantas outras funções.

      Nenhuma resposta
      • Amanda Vaz

        Além do exposto acima, referente a legislação farmacêutica do CFF, há inúmeras atividades gerenciais e administrativas em que estes 40% se tornam inviáveis. A maioria das equipes das unidades é composta por equipe minima, exigindo que o farmacêutico fique muitas vezes auxiliando na dispensação e pelo serviço administrativo em si. E mesmo indicando que depende da unidade, ter um valor entre 60% a 75% seria mais fidedigno e norteador.

        Nenhuma resposta
        • Débora Grisolia

          Os farmacêuticos atuam 40 horas semanais e para cumprir as resolução do Conselho Federal de Farmácia, as Unidades tem que possuir farmacêutica fisicamente ao lado da dispensação as 12 horas diárias de seu funcionamento (inclusive para a dispensação dos psicotrópicos). Para isso contratamos 2 farmacêuticos de 40 horas. O tempo em que ambos estão dentro da farmácia é de 4 horas (já descontando o horário de almoço) e somente nesse tempo seria viável a realização de grupos ou de consulta individual. Portanto as atividades técnico-gerenciais vinculadas à farmácia é de no mínimo 75%, o que inviabiliza o trabalho proposto.

          Nenhuma resposta
          Voltar para o Início