Descrição
A Equipe Multiprofissional da Atenção Básica – EMAB no município de São Paulo, refere-se à junção das equipes NASF-AB, com os demais profissionais contratados pelas Organizações Sociais de Saúde (OSS) e pela administração direta das seguintes categorias: Assistente Social, Educador Físico, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Terapeuta Ocupacional e Psicólogo. As especialidades médicas indicadas para compor a EMAB são: ginecologia, pediatria e psiquiatria. Os profissionais da EMAB devem ampliar sua atuação para além das equipes de estratégia da família, desenvolvendo suas atividades nas UBS, com um trabalho integrado com as equipes de saúde, independente do modelo (ESF, Tradicional ou Mista)
Informações adicionais
A consulta pública se destina a todos os trabalhadores e gestores da rede, bem como para a sociedade civil poder ler e contribuir com o documento. Mesmo se tratando de um documento técnico, será disponibilizado publicamente e a população poderá se beneficiar das informações contidas, no sentido de conhecer a rede de serviços e protocolos.
Para comentar este documento, você deve acessar sua conta ou registrar nova conta. Em seguida, selecione o texto que deseja comentar e pressione o botão com o lápis. Se você é uma pessoa com deficiência, clique no link/botão "Acessibilidade/ Contribuir na consulta pública".
O atendimento nutricional fica comprometido, já que o profissional, identifica, avaliar, dar o diagnóstico nutricional, mas não pode utilizar de todo o arcabouço do SUS.
Exemplo: Nutricionista identifica um anemia ferropriva, mas a farmácia da UBS não aceita a prescrição de sulfato ferroso da mesma. Assim, além da prescrição dietética incompleta, o usuário terá que agendar uma consulta com o médico da eSF para resolução da deficiência, pois apenas ele pode prescrever o sulfato ferro.
O CFN já corrobora, há anos que o profissional de nutrição deve, pode e é o mais capacitado para tratar e diagnóstica as deficiências associadas à nutrição.
Ter um profissional com prescrição incompleta, não dar resolutividade ao SUS.