Descrição
As Áreas Técnicas da Atenção Básica, Atenção Especializada, Coordenação de Vigilância em Saúde, Coordenação de Epidemiologia e Informação, Regulação e Coordenadorias Regionais de Saúde da SMS-SP elaboraram a Linha de cuidado de sobrepeso e obesidade apresentada com o objetivo de organizar as ações de prevenção, promoção e tratamento da pessoa com sobrepeso e obesidade, em todos os níveis de atenção. Considerando a complexidade do problema, torna- se fundamental a utilização de diversas estratégias de enfrentamento. Entre elas destaca-se a implementação das políticas públicas do direito humano à alimentação adequada, na qual a Saúde tem papel fundamental, desde a constituição das redes de atenção às pessoas com sobrepeso e obesidade, como as de promoção da saúde e de prevenção das doenças e agravos, em todos os seus componentes: articulação intra e intersetorial, Atenção Básica, vigilância em saúde, informação em saúde, atenção especializada (componentes ambulatorial, hospitalar), sendo imprescindível a garantia de financiamento para sua efetivação.
Informações adicionais
A consulta pública se destina a todos os trabalhadores e gestores da rede, bem como para a sociedade civil poder ler e contribuir com o documento no seu lançamento. Mesmo se tratando de um documento técnico, será disponibilizado publicamente e a população poderá se beneficiar das informações contidas, no sentido de conhecer a rede de serviços e protocolos.
Para comentar este documento, você deve acessar sua conta ou registrar nova conta. Em seguida, selecione o texto que deseja comentar e pressione o botão com o lápis. Se você é uma pessoa com deficiência, clique no link/botão "Acessibilidade/ Contribuir na consulta pública".
O quadro 6 sugere: Escolher local adequado e acolhedor,que garanta sigilo para favorecer a reflexão e participação e sobre estrutura física mínima e acessibilidade, incluindo assentos para pessoas com obesidades.
Cabe ressaltar que muitos equipamentos de saúde da ESF e EAB não possuem uma estrutura física para o atendimento da equipe multiprofissional, onde ainda carecemos de salas adequadas e muitas vezes equipadas para realização desta escuta.
Ainda se faz necessário locais adequados e equipados para o atendimento em grupo desta população. Por fim, há falta espaços lúdicos bem como materais para trabalhar com crianças e populações com nível de escolaridade baixo.