Descrição
As Áreas Técnicas da Atenção Básica, Atenção Especializada, Coordenação de Vigilância em Saúde, Coordenação de Epidemiologia e Informação, Regulação e Coordenadorias Regionais de Saúde da SMS-SP elaboraram a Linha de cuidado de sobrepeso e obesidade apresentada com o objetivo de organizar as ações de prevenção, promoção e tratamento da pessoa com sobrepeso e obesidade, em todos os níveis de atenção. Considerando a complexidade do problema, torna- se fundamental a utilização de diversas estratégias de enfrentamento. Entre elas destaca-se a implementação das políticas públicas do direito humano à alimentação adequada, na qual a Saúde tem papel fundamental, desde a constituição das redes de atenção às pessoas com sobrepeso e obesidade, como as de promoção da saúde e de prevenção das doenças e agravos, em todos os seus componentes: articulação intra e intersetorial, Atenção Básica, vigilância em saúde, informação em saúde, atenção especializada (componentes ambulatorial, hospitalar), sendo imprescindível a garantia de financiamento para sua efetivação.
Informações adicionais
A consulta pública se destina a todos os trabalhadores e gestores da rede, bem como para a sociedade civil poder ler e contribuir com o documento no seu lançamento. Mesmo se tratando de um documento técnico, será disponibilizado publicamente e a população poderá se beneficiar das informações contidas, no sentido de conhecer a rede de serviços e protocolos.
Para comentar este documento, você deve acessar sua conta ou registrar nova conta. Em seguida, selecione o texto que deseja comentar e pressione o botão com o lápis. Se você é uma pessoa com deficiência, clique no link/botão "Acessibilidade/ Contribuir na consulta pública".
É preciso entender quais são os limites da abordagem multidisciplinar descrita. Os dados colhidos pela Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) poderão ser usados somente para controle da Secretaria de Saúde ou podem ser base para criação de outras políticas públicas que visem essa formação de hábitos mais saudáveis da população? Uma medida a ser pensada seria, no compartilhamento desses dados com a Secretaria da Cultura Municipal para promoção de eventos culturais combinados com atividades físicas ou eventos gastronômicos para disseminação de práticas mais saudáveis nos locais com a população mais acometida pela obesidade.