Descrição
Você que mora, trabalha ou tem negócios no Parque Novo Mundo, Tatuapé, Belém, Penha, Ermelino Matarazzo, São Miguel ou Itaim Paulista conte para nós o que a Prefeitura pode fazer pelo seu bairro.
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A segunda Consulta Pública do Plano de Intervenção Urbana - PIU Arco Leste estará aberta do dia 14/07/2023 a 08/09/2023 para colher contribuições de associações da sociedade civil organizada, de órgãos colegiados locais e de moradores e, assim, otimizar os investimentos públicos na região. Conheça a seguir as propostas em discussão.
Sobre a consulta pública PIU Arco Leste
O Plano Diretor Estratégico atribuiu à Macroárea de Estruturação Metropolitana – MEM um papel central na reorganização urbana no Município, por se tratar de área servida por sistemas de transporte coletivo de massa e por vias e rodovias que articulam diferentes municípios e polos de empregos da Região Metropolitana de São Paulo.
A MEM é um território extenso, subdividido em Setor Eixos de Desenvolvimento, Setor Central e Setor Orla Ferroviária e Fluvial, do qual faz parte o Arco Leste, elemento de conexão da Zona Leste do Município à vigorosa dinâmica econômica da área central.
O PIU Arco Leste busca integrar políticas e ações públicas para melhoria das condições de vida da população e da circulação entre bairros, para qualificação de espaços públicos, de áreas verdes, rios e córregos, e para fortalecimento da atividade econômica da região, ampliando oportunidades de consumo e oferta de serviços no território.
Como participar da Consulta Online?
Nesta 2ª Consulta Pública, além do questionário inicial sobre seu bairro e os problemas enfrentados no dia a dia, divulgamos as propostas de intervenção, os programas e as ações que a Prefeitura propõe para o Arco Leste, para que você nos diga quais medidas são mais importantes e quais outras deveriam ser incluídas no Plano.
Na aba “Instruções” você encontra mais informações sobre como contribuir para o PIU ARCO LESTE.
Se você é usuário de softwares leitores de tela, consulte instruções na seção ""ACESSIBILIDADE”: https://participemais.prefeitura.sp.gov.br/accessibility
Participe - queremos ouvir você!
Informações adicionais
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Contribuição CPU-ACSP
Identificamos como prioridade no quesito mobilidade a requalificação das transposições existentes e já mapeadas, bem como os alinhamentos viários indicados nos pontos em vermelho que expandem e aprimoram as ligações interbairros. Expansão das opções e aumento da área de cobertura da rede de transporte coletivo de média capacidade para além do eixo metroviário. Os demais projetos apontados, como as ciclovias e o transporte hidroviário, são propostas que poderiam fazer parte de uma etapa posterior do projeto.
Em ordem de prioridades por importância a mobilidade metropolitana:
1 - VI17/18 (o quanto antes, dada a importância comercial, cultural e posição do bairro no eixo da ZL)
2 - VI43, VI56 e VI04 (Integração Cicloviária Via Parque - Tatuapé);
3- CA11 e Ligação Av. D. João Nery com a Av. Imperador
4- VI03/CR09 - CR05 e CR06. SUGESTÃO:
5 - Todo o plano Hidroviário
E ultimas sugestões:
>Ligação R. Alvinópolis - R. Melo Peixoto (Integrando r. Uparoba e com passagem inferior sob a Linha 12 - Jade)
>Criar uma ligação da ponta norte da nova rua do VI56 até a ponta oeste da VI04
>VI28 se tornar uma passagem inferior (Túnel)
>Passagem inferior sob a Linha 3 - Vermelha Ligando ambos os lados da Rua Antônio de barros (Sentido Norte-Sul) com alça para a Radial leste Sentido centro, conversão da ponte Cons. Carrão em sentido único e mudança de lado da alça Radial Sentido centro (Curva para a esquerda)
Propõe-se que seja construída uma saída da Av. Educador Paulo Freire (pista sentido norte) para a Al. 2º-Sargento Névio Baracho dos Santos, que se encontra à esquerda da Paulo Freire. Essa Alameda é uma das vias principais do Parque Novo Mundo, e é a única entrada e saída do bairro para a Av. Paulo Freire. Quem transita no sentido norte pela Paulo Freire, tem que fazer um retorno distante, já próximo à Rodovia Dutra, e voltar em sentido inverso (sul) para entrar na referida Alameda. Google Mapas: https://goo.gl/maps/vvJmrmtM4ho4JGEJ6
A proposta é de construção de uma ponte sobre a Marginal do Tietê, ligando a Av. Tenente Amaro Felicíssimo da Silveira - Parque Novo Mundo (zona norte) à Rua São Felipe - Tatuapé (zona leste), entre as pontes do Tatuapé e Aricanduva; ambas encontram-se saturadas, por atenderem aos bairros adjacentes e diversas regiões da cidade e rodovias. O Parque Novo Mundo é um bairro considerado periférico, mas também estratégico para logística, por sua localização, sediando diversas transportadoras; e os moradores ou frequentadores do bairro ficam "isolados" entre três grandes vias (Dutra, Av. Paulo Freire/Fernão Dias e Marginal do Tietê). O Tatuapé é um bairro que exerce influência regional, possui metrô mais próximo ao Parque Novo Mundo, e cujo acesso ficará facilitado à zona norte.
Houve proposta nesse sentido, de longa data, pelo engenheiro Roberto Massaru Watanabe, conforme croqui em seu site (www.ebanataw.com.br/roberto/tatuape/novos/novos7.htm).
CR13
VI43.