Descrição
O objetivo deste documento é o de estabelecer diretrizes e orientações para as ações de saúde destinadas à população em situação de rua na rede de Atenção Básica, estimulando a reflexão das equipes e auxiliando na conduta dos profissionais na definição de projetos terapêuticos individualizados, promovendo uma abordagem integral do cuidado à esta população. As eCR têm como objetivo a ampliação do acesso à pessoa em situação de rua na Rede de Atenção à Saúde. No MSP, as equipes Consultório na Rua são formadas por profissionais de diferentes categorias: médico, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistente social, psicólogo, Agentes de Saúde de Rua (ASR), agentes sociais e administrativo, em algumas equipes o cirurgião dentista, técnico de saúde bucal e auxiliar de saúde bucal.
Informações adicionais
A consulta pública se destina a todos os trabalhadores e gestores da rede, bem como para a sociedade civil para leitura e contribuição com o documento. Mesmo se tratando de um documento técnico, será disponibilizado publicamente e a população poderá se beneficiar das infromações contidas, e conhecer a rede de serviços e protocolos.
Para comentar este documento, você deve acessar sua conta ou registrar nova conta. Em seguida, selecione o texto que deseja comentar e pressione o botão com o lápis. Se você é uma pessoa com deficiência, clique no link/botão "Acessibilidade/ Contribuir na consulta pública".
Vale ressaltar a necessidade de que nos territórios onde não exista a equipe de CNR a equipe de estratégia de saúde da família do território de concentração de população em situação de rua assuma este papel: acolher, conhecer o território, cadastrar, coordenar e ordenar o cuidado, mobilizar a RAS, compor com demais serviços da UBS, construir a intersetorialidade (...);
Dessa forma salientamos que, dentro da RAS e das equipes que compõe a Atenção Básica e à UBS a Equipe de CNR no município de São Paulo tem o papel estratégico de coordenadora e ordenadora do cuidado da população em situação de rua, o que condiz com a composição ampliada e diversa da portaria MS 122 de 25 de janeiro de 2012 (que estabelece as equipes de CNR), com as metas praticadas no município e com a amplitude do cuidado praticados pelas equipes de CNR.
-Seria importante localizar a equipe de Consultório na Rua dentro da Atenção Básica ressaltando que, nos territórios onde existam equipes de CNR, o principal ator ordenador do cuidado é a equipe de CNR em consonância com o histórico do munícipio da equipe de CNR ser oriunda da Estratégia de Saúde da Família Especial, conforme quadro "Marcos Históricos", página 11.