Descrição
No Brasil, o envelhecimento populacional é uma realidade, sendo assim, os serviços de saúde, bem como os seus profissionais, necessitam estruturar-se para atender à demanda vigente. O conhecimento de aspectos do processo de alterações orgânicas, morfológicas e funcionais que ocorrem com o envelhecimento (senescência) e das modificações determinadas pelas afecções que frequentemente acometem a pessoa idosa (senilidade) é fundamental para a prestação de uma assistência de qualidade nos níveis de promoção, proteção e recuperação da saúde. O profissional enfermeiro destaca se como protagonista da assistência de enfermagem, na Atenção Primaria à Saúde (APS), atuando conforme as diretrizes da Atenção Básica respaldado nos documentos técnicos e protocolos institucionais atualizados. Este documento não tem a intenção de atender todos os aspectos relativos ao tema, mas se constitui como um norteador importante para a prática diária da(o) enfermeira(o), respaldado pela Lei do Exercício Profissional no 7498/86, Decreto Lei no 94.406/87, e todas as demais Legislações pertinentes em vigência.
Para comentar este documento, você deve acessar sua conta ou registrar nova conta. Em seguida, selecione o texto que deseja comentar e pressione o botão com o lápis. Se você é uma pessoa com deficiência, clique no link/botão "Acessibilidade/ Contribuir na consulta pública".
Lista de Medicações prescritas por enfermeiras(os) na Atenção Primária à Saúde está contemplando muito mais as intervenções do enfermeiro e facilitando a eficácia e atendimento durante atendimento no idoso de modo por exemplo na prescrição da dipirona para dores simples ampliando o cuidado do enfermeiro sem necessiade realizar interconsultas e demoras no atendimento desse idoso bem como ampliar a oferta de atendimentos a população idosa com rápida resposta.
Sugiro retirara Glibenclamida, pois não está padronizada na REMUME