Processo de consulta pública
Código da proposta: 3803
É essencial que caminhando para a décima edição, a equipe gestora do fomento a cultura das periferias, tenha mais suporte para gestão e acompanhamento dos projetos aprovados. É urgente contratação de no mínimo um profissional/gestor por região de atendimento do fomento visando atuação de campo.
A lei de fomento à cultura das periferias é uma lei essencial, para a manutenção e a ampliação dos trabalhos artísticos e culturais das periferias do nosso município. Representa inclusive o poder popular, já que a mesma foi construída pela mobilização social dos coletivos, grupos e fazedores de cultura. Estamos caminhando para a décima edição e é urgente que a equipe que hoje faz a gestão desse edital, tenha mais suporte, precisamos que a SMC contrate novos gestores para atuar específicamente em campo, visitando e dando suporte para os projetos contratados. O edital anualmente inclui coletivos que não acessaram recursos anteriores e que necessitam suporte maior, mas antes mesmo dessa fase, é relevante para a própria SMC, acessar nos territórios os dados que tem sido construídos a partir do investimento do fomento à cultura das periferias. Todos temos o que oferecer, a periferia pode oferecer à vocês os dados importantes sobre a produção cultural, e vocês podem oferecer o expertisse de gestores experientes. No mais é nítido que a equipe esta se afogando em trabalho acumulado para dar conta de atender as demandas dos contratados que se encavalam a cada edição, com projetos que em sua maioria tem mais de um ano de duração. Poderia trazer aqui outrs tantas demandas, mas sem equipe por parte do contratante é irrelevante pensar mais a frente.
Boa! Inclusive a lei de fomento à periferia prevê 3% do orçamento não só para pagar comissão, mas também para formações e acompanhamento dos projetos. Bora usar esse recurso para dar suporte às coletividades!
É extremamente necessário uma Comissão de Monitoramento para os projetos aprovados !! Isso é muito importante!!