Descrição
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), está realizando consulta e audiência pública sobre a elaboração do Caderno de Bacia Hidrográfica dos Córregos Mongaguá e Dois Irmãos, localizados na zona leste do município, abrangendo áreas das Subprefeituras Penha, Ermelino Matarazzo e São Miguel.
Os Cadernos de Bacia compõem um importante instrumento de apoio ao planejamento e à gestão do sistema de drenagem urbana, com o objetivo de subsidiar ações para a redução dos riscos de inundação. O estudo considera um horizonte de planejamento de 40 anos e adota como referência de risco hidrológico o período de retorno de 100 anos. As intervenções são planejadas de forma escalonada, priorizando a mitigação de inundações em áreas de risco muito alto.
Além de apresentar o diagnóstico da bacia e propor medidas para o controle de cheias, o caderno orienta a análise de projetos existentes, otimizando soluções e permitindo avaliar o desempenho das intervenções diante de diferentes cenários climáticos e eventos críticos de chuva.
A audiência pública ocorrerá no dia 21/07/2025, às 18h00, no Colégio Carlos Drummond de Andrade (Auditório), localizado na Av. São Miguel, 4335 – Parque Boturussu. Durante o encontro serão apresentados os dados já disponíveis sobre a bacia e haverá espaço para esclarecimento de dúvidas. A participação é aberta ao público e não exige inscrição prévia.
A consulta pública permanecerá aberta até 16/08/2025. Contribuições devem ser enviadas por escrito, com identificação do interessado, para o e-mail: cadernos.siurb@fcth.br ou pela plataforma Participe+.
Acesse o documento complementar da consulta no link: https://drive.google.com/file/d/1sERwiDZGm86aBm-jsSNy_pW2pG0oWUcH/view?usp=drive_link
Informações adicionais
A bacia dos Córregos Mongaguá e Dois Irmãos se estende por 20,76 km², abrangindo as subprefeituras de Ermelino Matarazzo, Penha e São Miguel. Cerca de 226 mil paulistanos residem na área de influência dos córregos. O novo Caderno de Drenagem irá buscar soluções para as áreas que mais sofrem com cheias na região, em especial a região central de Ermelino Matarazzo, junto à Av. Milene Elias e Rua Rev. José de Azevedo Guerra, Jardim Keralux, USP Leste, Rua Bequimão e jardins São Francisco e Piratininga.
Os Cadernos de Drenagem, elaborados pela SIURB em parceria com a Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH) da USP, são estudos detalhados sobre cada uma das bacias hidrográficas do município. Também são identificados os projetos de outros órgãos que atuam na bacia, especialmente os relacionados às áreas baixas e intervenções específicas de drenagem que possam estar sob responsabilidade da Subprefeitura da região. Por fim, busca-se identificar as opções de soluções e áreas livres com potencial para a implantação de reservatórios, priorizando sempre as ações com maior ganho social e ambiental para as comunidades do entorno. A cidade conta hoje com 29 cadernos publicados e, até o final de 2028, outros 29 estarão disponíveis para consulta da população.
Nenhum comentário • 21/07/2025 •
Trata-se de um vídeo de como solucionar as enchentes na Av. Paranaguá em Ermelino Matarazzo, assunto da audiência pública de 21/07/2025.
1 comentário • 18/07/2025 •
Transformação de Resíduos Orgânicos em Fertilizantes através de Compostagem Descentralizada. Estamos atualmente em processo de regularização junto à CETESB para emissão de Dispensa de Licenciamento Ambiental, conforme RESOLUÇÃO SIMA Nº 69, DE 08 DE SETEMBRO DE 2020
Temas
Subprefeituras
Distritos