Como você avalia a proposta apresentada pelo Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP para a Rua Prof. Otávio Mendes e a Praça Arq. Rodrigo Lefèvre? Responda “adequada” ou “inadequada” e explique por quê.
Seria adequada se não remetesse exclusivamente ao partido adotado pelo novo edifício, em concreto e preto. Parece que faz parte do edifício sem fazer referencia ao MASP da Lina Bo Bardi. O uso do concreto só não é suficiente para vincular o espaço. Outro ponto: a rua já é sombreada. Não precisa de mais sombra, ou ao contrário as poucas horas de sol seriam muito bem vindas. Com o plantio de árvores e considerando a declividade da rua em relação à av Paulista veríamos copas de arvores onde pessoas estariam sentadas. Isso não contribui para a sensação de segurança. Temos um espaço estreito e comprido, sendo assim herbáceas coloridas, com flores ou sem, várias alturas me parece fazer mais sentido. O que pediria manutenção que já esta proposta pelo gestor do MASP.
Só tomaria cuidado com a parte de permeabilidade (garantir correto manejo de árvores gerando sombra e lugares adequados) e com a restrição para veículos de carga (que a exceção não vire regra). Já existem inúmeras ruas na região e devolver este espaço ao pedestre é mais do que essencial
A proposta é excelente. Como moradora de São Paulo, passo com frequência pela rua e o espaço atual é totalmente desnivelado e inadquado para pedrestes. A proposta apresentada pelo MASP vai contribuir com o trânsito de pedestres no entorno do museu, além de arborizar a região e trazer espaços públicos de convívio social, cultural e abertos para a população.
A proposta é incrível. A ideia apresentada busca integrar melhor o museu com o entorno. A ideia de arborizar e conectar os espaços privados aos públicos melhora o conforto de quem circula ali, incentiva deslocamentos a pé e ajuda a tornar a área mais segura, agradável e viva.
Considero uma boa proposta.
O exemplo do espaço mantido pelo Shopping Cidade São Paulo ali perto pode demonstrar que essas áreas são efetivamente aproveitadas pelos pedestres para lazer e descanso.
Além disso, acredito que a maior movimentação de pessoas na região pode tornar o trajeto até o ponto de ônibus na Av. Nove de Julho mais seguro.
Por fim, a atual interrupção do trânsito naquela rua teve, como efeito colateral, demonstrar que o trânsito é capaz de se acomodar e adaptar à ausência de carros naquela passagem sem impactos intoleráveis. Temos sempre de lembrar que mais espaço para carros atraem mais carros e logo voltam a se tornar lotados e impossíveis de trafegar.
Só acho importante considerar os ciclistas - vide comentário na outra pergunta.
Por ser uma via pública e importante para a circulação de veículos, não concordo com a proposta de transformar essa via em Boulevard, assim como não concordo com a interrupção da via paralela tampouco. Sempre funcionou muito bem e agora é um transtorno todas modificações feitas devido às reformas do museu.
Considero boa proposta. Único ponto de atenção considero ser a excessão dada a alguns veículos de transporte e carga e descarga em acessar áreas que poderiam/deveriam ser exclusivamente do pedestre. Com o passar do tempo, essa excessão pode virar regra, como vemos em alguns exemplos na região central, tal como o Vale do Anhangabaú.
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Seria adequada se não remetesse exclusivamente ao partido adotado pelo novo edifício, em concreto e preto. Parece que faz parte do edifício sem fazer referencia ao MASP da Lina Bo Bardi. O uso do concreto só não é suficiente para vincular o espaço. Outro ponto: a rua já é sombreada. Não precisa de mais sombra, ou ao contrário as poucas horas de sol seriam muito bem vindas. Com o plantio de árvores e considerando a declividade da rua em relação à av Paulista veríamos copas de arvores onde pessoas estariam sentadas. Isso não contribui para a sensação de segurança. Temos um espaço estreito e comprido, sendo assim herbáceas coloridas, com flores ou sem, várias alturas me parece fazer mais sentido. O que pediria manutenção que já esta proposta pelo gestor do MASP.
Apoio a proposto, acho que o pedestre terá será beneficiado
Só tomaria cuidado com a parte de permeabilidade (garantir correto manejo de árvores gerando sombra e lugares adequados) e com a restrição para veículos de carga (que a exceção não vire regra). Já existem inúmeras ruas na região e devolver este espaço ao pedestre é mais do que essencial
A proposta é excelente. Como moradora de São Paulo, passo com frequência pela rua e o espaço atual é totalmente desnivelado e inadquado para pedrestes. A proposta apresentada pelo MASP vai contribuir com o trânsito de pedestres no entorno do museu, além de arborizar a região e trazer espaços públicos de convívio social, cultural e abertos para a população.
A proposta é incrível. A ideia apresentada busca integrar melhor o museu com o entorno. A ideia de arborizar e conectar os espaços privados aos públicos melhora o conforto de quem circula ali, incentiva deslocamentos a pé e ajuda a tornar a área mais segura, agradável e viva.
Considero uma boa proposta.
O exemplo do espaço mantido pelo Shopping Cidade São Paulo ali perto pode demonstrar que essas áreas são efetivamente aproveitadas pelos pedestres para lazer e descanso.
Além disso, acredito que a maior movimentação de pessoas na região pode tornar o trajeto até o ponto de ônibus na Av. Nove de Julho mais seguro.
Por fim, a atual interrupção do trânsito naquela rua teve, como efeito colateral, demonstrar que o trânsito é capaz de se acomodar e adaptar à ausência de carros naquela passagem sem impactos intoleráveis. Temos sempre de lembrar que mais espaço para carros atraem mais carros e logo voltam a se tornar lotados e impossíveis de trafegar.
Só acho importante considerar os ciclistas - vide comentário na outra pergunta.
Por ser uma via pública e importante para a circulação de veículos, não concordo com a proposta de transformar essa via em Boulevard, assim como não concordo com a interrupção da via paralela tampouco. Sempre funcionou muito bem e agora é um transtorno todas modificações feitas devido às reformas do museu.
Considero boa proposta. Único ponto de atenção considero ser a excessão dada a alguns veículos de transporte e carga e descarga em acessar áreas que poderiam/deveriam ser exclusivamente do pedestre. Com o passar do tempo, essa excessão pode virar regra, como vemos em alguns exemplos na região central, tal como o Vale do Anhangabaú.
Considero uma boa proposta e gostaria de vê-la implementada.
É uma proposta adequada e deve ser valorizada.