Processo de consulta pública
Código da proposta: 5370
Programa de capacitação e inclusão de catadores autônomos devidamente cadastrados para realizarem a separação de materiais recicláveis nos pontos viciados de "LIXO"
EM todos os bairros da capital paulistana sobre tudo nas periferiais, nas esquinas e nas vias, em muros de fabricas, de casas, de lojas, vielas e ruas estreitas e até mesmo no entorno de eco-pontos e cooperativas encontra se um ponto viciado de "LIXO", denominas-se lixo aquilo que não tem reaproveitamento e não é o caso!
Mesmo nestes pontos viciados, existem o descarte de materiais que se separados tem o potencial de gerar renda e promover a economia circular contribuindo para renda de catadores autornomos nos bairros. A ideia consiste em trabalhar de forma integrada, esses catadores seriam do proprio bairro onde há a incidencia, recorrente de descarte irregular. Em parceria com eco ponto local mais proximo, esses catadores alem de separar o que é passivel de renda, propagaria as boas praticas de descarte de materiais inerte como sobra de obra, entulhos e madeiras.
A valorização se daria via progama (pot) Operação Trabalho da prfeitura. Independente destes catadores conseguirem uma renda cuidando do proprio bairro, o programa ja garantiria o minimo + educação, formação e epi's. Possibilitando a manutenção permanete nestes locais com edução ambiental e dialogo junto ao entorno, comercios, escolas, etc. Apos, a fase de capacitacao dos catadores os mesmo multiplicaria o conhecimento no entorno do ponto viciado em questão, fazendo a sensibilizacao em relacao ao seu trabalho. Neste ciclo virtuoso, após essas etapas vem a ressignificação do local, hoje acontece mas desacompanhada de etapas que antecede a limpeza, se tivermos educacão e sensibilização + participacao do atores do entorno, a fase de mudança visual é facilitada porque tera a participação das pessoas!
Vídeo externo
https://www.youtube.com/watch?v=TSVXMu1FqcE