Javascript não suportado Eleição do 3º Fórum de Gestão Compartilhada
Início
Voltar às votações

Eleição do 3º Fórum de Gestão Compartilhada

Período: 07 Jan 2021 - 13 Jan 2021

Descrição

O Fórum de Gestão Compartilhada (FGC) é um órgão colegiado da Prefeitura de São Paulo que trabalhará na formulação, implementação e monitoramento do 3º Plano de Ação em Governo Aberto de São Paulo. Os Planos de Ação são instrumentos para avançar a agenda de governo aberto na cidade. Por meio de participação, transparência, prestação de contas e inovação, eles fortalecem os serviços e políticas públicas. Os Planos fazem parte do compromisso da Cidade de São Paulo com a Parceria para Governo Aberto (Open Government Government - OGP).

O FGC é paritário, sendo composto por oito representações da sociedade civil e oito do Poder Executivo Municipal. A eleição das entidades da sociedade civil foi estabelecida por um edital de eleição, que pode ser acessado aqui: https://bit.ly/2HXFnV0 (Diário Oficial do dia 30/10, ir para página 52). No meses de novembro e dezembro, entidades da sociedade civil interessadas em participar do processo de eleição se inscreveram e tiveram sua documentação analisada pela Prefeitura, conforme define o edital.

As categorias de Movimentos Sociais e Populares e do Setor Privado não tiveram inscrições deferidas. Em acordo com o inciso V do Artigo 6º do Edital, o preenchimento das vagas para as quais não houve inscrições deferidas será feito mediante indicação do FGC3 e deliberação do CIGA-SP, respeitando-se a paridade do colegiado.

A categoria Entidades da sociedade civil que desenvolvem trabalhos nas áreas de inovação e tecnologia teve apenas uma inscrição deferida (Fast Food da Política), que está, portanto, automaticamente eleita.

Agora, é o momento da população decidir quem serão os representantes da sociedade civil no FGC!

Participe do processo até o dia 13/01! Não se esqueça de ler atentamente as informações sobre cada entidade candidata!

Para mais informações, acesse: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/governo/governo_aberto_na_cidade_de_sao_paulo/index.php?p=260987

Fora do período de participação

Setor acadêmico (uma cadeira)

COLAB-USP (Colaboratório de Desenvolvimento e Participação)

O COLAB-USP é um centro de pesquisas criado em 2014 com sede na USP Leste que trabalha em parceria com governos e organizações sociais com foco em governo aberto, no acesso e transparência das informações públicas, defesa da privacidade, liberdade de expressão e promover a accountability, participação social e colaboração em rede. Atua tanto na pesquisa quanto no desenvolvimento de softwares e na formação de cidadãos. Também participamos como representantes eleitos no Grupo de Trabalho da Sociedade Civil durante os 2º e 3º Plano de Ação da OGP Brasil, assim como somos parte dos organizadores do Encontro Brasileiro de Governo Aberto. Os projetos que estão em andamento são as plataformas Monitorando a Cidade, Cuidando do Meu Bairro e o Diário Livre. Também desenvolve pesquisas e projetos de extensão na linha das Tecnologias Cívicas, Controle Social, Dados Governamentais Abertos, Justiça Livre, Licenciamento Livre de Conteúdos e Orçamento Público.

Titular: Emilly Carvalho Espildora

Suplente: Jorge Alberto Silva Machado

Insper - Instituto de ensino e pesquisa

O Insper tem como missão melhorar o Brasil. Em função disso, o Centro de Gestão e Políticas Públicas oferece cursos e realiza pesquisa para formar pessoas e difundir conhecimentos com base em evidências par aprimorar os governos e sua relação com a sociedade no Brasil. Nesse sentido, o governo aberto é uma temática central, por estar na articulação entre participação social, accountability, tecnologia e acesso à informação. Assim, o Insper se coloca à disposição para contribuir com o Fórum de Gestão Compartilhada da Cidade de São Paulo na construção de seu novo Plano de Governo Aberto.

Titular: Marcelo Marchesini da Costa

Suplente: Andre Luis Marques

Fundação Getúlio Vargas

O Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da FGV tem uma linha de pesquisa em Tecnologia e Governos, liderada pela prof. Maria Alexandra Cunha. Os dois professores, titular e suplente, têm desenvolvido no CEAPG projetos de pesquisa na área de governo aberto, dados abertos, transparência e inovação. Ambos possuem experiência profissional no tema. Há disposição do CEAPG de trabalhar para a co-produção e acompanhamento do projeto da prefeitura de SP na OGP Local. 

Titular: Maria Alexandra Cunha

Suplente: Fernando do Amaral Nogueira

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP

A Fundação Álvares Penteado (FECAP) há 118 anos mantém sua tradição de contribuir para o desenvolvimento do país, pela formação de profissionais para a gestão das organizações, fator-chave para o aumento da produtividade e, consequentemente, do padrão de vida da população. Nossa participação na agenda de governo aberto começa em 2018, quando passamos a integrar o Fórum de Gestão Compartilhada em Governo Aberto, com o compromisso de cocriar o 2º Plano de Ação em Governo Aberto e fomos até as comunidades, por meio do nosso representante titular, e vamos ampliar essa articulação no próximo ciclo do Fórum. Os cinco compromissos do 2º Plano foram 100% concluídos, fortalecendo a transparência, participação social, prestação de contas e uso de tecnologia na Prefeitura. A Academia, representada pela FECAP, deve continuar no Fórum para ampliar o diálogo com os munícipes, valorizando a presença da academia nesses espaços de articulação de políticas públicas.

Titular: Marcus Vinicius de Jesus Bomfim

Suplente: Aldomar Guimarães dos Santos

COLAB-USP (Colaboratório de Desenvolvimento e Participação)

234 votos

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP

55 votos

Fundação Getúlio Vargas

53 votos

Insper - Instituto de ensino e pesquisa

66 votos

Entidades da sociedade civil que desenvolvam trabalhos nas áreas de políticas públicas, aprimoramento na gestão pública ou inovação no setor público (uma cadeira)

Instituto Prospectiva - Inspro

O Inspro contribui para o desenvolvimento durável de territórios no conceito de cidade inteligente, organizações empresariais e arranjos produtivos que incluem cadeias de empresas, tanto na esfera pública como na esfera privada, atendendo às diversas dimensões: demográfica, social, educacional, política, ambiental, segurança e defesa, cultural, tecnológica, econômica e legal, considerando a interação e integração entre os diversos stakeholders. Promove e realiza planejamentos estratégicos para curto, médio e longo prazo, pensando no ser humano, utilizando técnicas e métodos rigorosos e participativos com apropriação por meio de oficinas, cursos, seminários, fóruns de debates e similares, nos âmbitos local, municipal, estadual, nacional e internacional. A motivação é colaborar com conhecimento e aplicação prática da metodologia de planejamento de longo prazo (prospectiva) exercida em inúmeros projetos do portfólio do Inspro e relacionados a engajamento e participação cidadã na co-criação e implantação de ações com transparência e apropriação dos atores e protagonistas nas intervenções sociais.

Titular: Clarice Kobayashi

Suplente: Armando Dal Colletto

Instituto República (República.org)

A República.org trabalha para melhorar a gestão de pessoas em governos no Brasil. Nos apoiamos em dados e evidências para investir e apoiar projetos de formação, reconhecimento e a construção de redes de pessoas que trabalham no serviço público. Somos uma organização de grant-making familiar, não-partidária e não corporativa.

Temos vasta experiência no aprimoramento de governos por meio da gestão de pessoas, em evidências para políticas públicas e inovação no setor público, em geral. Portanto, acreditamos que podemos contribuir para as discussões de formulação, implementação e avaliação da execução do Plano de Ação em Governo Aberto na Cidade de São Paulo - 2021-2023 por meio da nossa participação no 3º Fórum de Gestão Compartilhada.

Titular: João Marcelo Larrubia Silva Modena

Suplente: Claudio Amaral Azzi 

Instituto Escola do Povo

A Escola do Povo tem um objetivo: erradicar o analfabetismo em Paraisópolis, segunda maior favela de São Paulo. Essa meta ambiciosa, vem se concretizando pouco a pouco, formando centenas de alunos na comunidade a cada ano. Em paralelo, os diretores da Escola do Povo, são líderes e gestores no G10 das Favelas, bloco de líderes e empreendedores de impacto social, que vem ganhando destaque no combate ao Covid-19 na pandemia. Todo este conhecimento de gestão e inovação em comunidades será valioso para a tomada de decisões no Fórum de Gestão Compartilhada da cidade de São Paulo. 

Titular: Leandro Silva Duarte

Suplente: Joildo Barreto dos Santos

Instituto República (República.org)

75 votos

Instituto Escola do Povo

234 votos

Instituto Prospectiva - Inspro

345 votos

Entidades da sociedade civil que desenvolvem trabalhos nas áreas de governo aberto, transparência ou acesso à informação (duas cadeiras)

Instituto Cidades Sustentáveis

A Rede Nossa São Paulo atua na cidade desde 2007, com foco em transparência, controle social e redução de desigualdades. Produzindo pesquisas de opinião pública e outras publicações, como o Mapa da Desigualdade, a organização tem por missão contribuir com o aprimoramento da gestão pública a partir da promoção da interface com a sociedade civil. 

Titular: Igor Pantoja

Suplente: Carolina Guimaraes Motta Silva 

Coletivo Delibera Brasil

O Coletivo Delibera Brasil é uma organização sem fins lucrativos e suprapartidária que promove a Deliberação Cidadã, principalmente a partir da inovação democrática dos Minipúblicos, também chamados Júris Cidadãos ou  Assembleias Cidadãs. www.deliberabrasil.org Acreditamos poder contribuir no desenho e acompanhamento de processos participativos que tragam a cidadania, na sua diversidade e com representatividade, para o centro do debate e das decisões sobre a cidade e seus territórios, combinando modos de participação que cumprem objetivos complementares (escuta, deliberação, monitoramento, co-criação…). Somos membros do Pacto pela Democracia, da rede DemocracyR&D e Rede OCDE sobre Gobierno Abierto e Innovador en America Latina y el Caribe.  Queremos, com nossa participação no FGC, mobilizar nosso conhecimento, nossas experiências, redes e frentes de atuação para benefício da elaboração e execução do 3º Plano de Ação em Governo Aberto da Cidade de São Paulo.  

Titular: Silvia Cervellini

Suplente: Fernanda Império

Rede pela Transparência e Participação Social - RETPS

A Rede pela Transparência e Participação Social (RETPS) é uma rede constituída por organizações da sociedade civil e cidadãos que atuam para ampliar a transparência do poder público, bem como para estimular a sociedade a participar e a exercer o controle social dos recursos e das políticas públicas. Existindo desde 2012, entre os focos de atenção do coletivo estão a Lei de Acesso à Informação, transparência orçamentária, dados abertos, Parceria para Governo Aberto e, ferramentas digitais para auxiliar o cidadão no acesso e uso de informações públicas. Diante do exposto, a Rede pela Transparência e Participação Social tem muito interesse em contribuir com o Forum de Gestão e com a implentação do plano de governo aberto em São Paulo. Mais informações sobre a composição e detalhes sobre o funcionamento da RETPS podem ser encontradas no site http://retps.org.br/. Agradecemos antecipadamente a vossa atenção e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos necessários. Cordialmente,  

Titular: Fernando Meloni de Oliveira

Suplente: Paula Oda

Observatório Social do Brasil - São Paulo

O Observatório Social do Brasil São Paulo - OSB-SP é uma organização social apartidária, que visa promover o Controle Social, a Melhoria da Gestão Pública e a Educação Fiscal como formas de fortalecer a cidadania e a democracia.  Para isso desenvolvemos, promovemos e apoiamos projetos nas áreas de Monitoramento de Licitações, Monitoramento do Legislativo Municipal, Monitoramento de Políticas Públicas e do Orçamento Público Municipal, por meio de acesso à informação e tecnologias digitais e sociais em parceria com entidades e instituições de ensino. Desde sua fundação o OSB-SP busca ampliar a transparência pública, a linguagem cidadã e a integridade dos dados públicos, focos das políticas de Governo Aberto. Estes vêm sendo fortalecidos cada vez mais pela parceria com o COLAB-USP, CONTGOV-USP e FECAP, no âmbito de desenvolvimento de tecnologias digitais e sociais voltadas à análise de dados públicos.  Portanto, acreditamos que fazer parte do 3º Plano de Ação de Governo Aberto junto à PMSP é parte de nossa missão. Será para nós um prazer e uma oportunidade de colaborar com esta iniciativa ambiciosa e tão urgente à nossa cidade.                                             

Titular: Gioia Matilde Alba Tumbiolo Tosi

Suplente: Letticia de Paula Diez Rey

Coletivo Delibera Brasil

78 votos

Instituto Cidades Sustentáveis

196 votos

Observatório Social do Brasil - São Paulo

128 votos

Rede pela Transparência e Participação Social - RETPS

69 votos


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
Voltar para o Início