Javascript não suportado Orçamento cidadão
Início

Propostas para a Subprefeitura Mooca

População: 359.019

Área: 35,2 km²

Etapa atual

Monitoramento

Mais informações da Subprefeitura

A Subprefeitura Mooca apresenta uma densidade de 0,01 habitantes por m². São 125.828 domicílios em seu território, sendo que 0,93% deles estão localizados em favelas (2017). Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,869 (2010). Para cada pessoa em idade ativa, há 0,91 empregos formais nesta Subprefeitura (2016). Você pode acessar mais informações sobre esta Subprefeitura e seus distritos acessando seus Planos Regionais, aqui e aqui.

*Dados disponíveis em ObservaSampa

193

15/04/2021  •  Prof. Carlos Loiola  •  Mooca

A necessidade de isolamento social, impediu as pessoas de trabalhar e garantir o próprio sustento. A situação não seria tão dramática para os pobres E A ECONOMIA se a renda básica de cidadania ou pelo menos algum programa social robusto estivesse em execução.

Cumpre observar, que políticas públicas estatais universais e incondicionais, que objetivem a efetividade de Direitos Sociais não é novidade: já o são as políticas de saúde e educação. Assim, educação fundamental e saúde são políticas cujo acesso gratuito é assegurado em caráter obrigatório pelo Estado a todo cidadão brasileiro.” Sendo assim, “A Renda de Cidadania é um direito dos cidadãos de desfrutarem das riquezas do local no qual nasceram ou residem. Não é uma ajuda aos pobres e estropiados, embora, como conseqüência, ajude aos menos favorecidos e contribua para o decréscimo da desigualdade.”

Nenhum apoio
Não eleita

Ampliar a oferta de cursos e aulas no Clube Escola da Mooca

26/04/2021  •  Igor torres  •  Mooca

Ampliar a oferta de cursos e aulas no Clube Escola da Mooca (onde fica a subprefeitura). O local possui ampla estrutura, com piscinas, quadras e salas multiatividades mas encontra-se sem programação adequada há anos, mesmo antes da pandemia.

Nenhum apoio

380

18/04/2021  •  Norma Rodrigues Santos  •  Mooca

Destinar Recursos aos PCCS - Planos de Cargos Carreiras e Salários dos Servidores Municipais de Nível Básico e Nível Médio. 

Nenhum apoio

1111

25/04/2021  •  Prof. Carlos Loiola  •  Mooca

A reciclagem de garrafas plásticas funciona assim. O consumidor compra um produto que vem em uma garrafa plástica e paga uma taxa adicional por ela financiando ele próprio a reciclagem. A referência é a empresa Envipco (https://www.envipco.com). Essa taxa pode ser resgatada de duas formas:

  1. Os consumidores podem levar a garrafa até uma máquina disponibilizada por uma empresa de reciclagem na subprefeitura, ou local apropriado. A máquina faz a leitura do código de barras da embalagem depositada e devolve o valor da taxa à pessoa; OU
  2. Os consumidores levam a embalagem até pequenas lojas e postos de gasolina em troca de dinheiro ou crédito.
  3. As empresas recebem um incentivo por coletarem as embalagens dos produtos que venderam e os consumidores recebem um incentivo quando devolvem as embalagens ou levam para os postos de reciclagem.
Nenhum apoio
Não eleita

Ações de fiscalização e responsabilização para a retirada do cabeamento solto.

27/04/2021  •  Áureo Augusto Sampaio Souza  •  Mooca

Ações de fiscalização e responsabilização para a retirada de cabeamentos deixados pendurados nos postes, por diversas vias da MOOCA, por empresas de telecomunicações que põem em risco o trânsito de pedestres além de poluir o espaço público. 

Nenhum apoio

2624

02/05/2021  •  Vânia Luzia Cabrera  •  Mooca

Ampliar o desenvolvimento de ações individuais e coletivas de promoção da alimentação adequada e saudável nas unidades básicas de saúde, em articulação com unidades de educação, núcleos de convivência de idosos, de população em situação de rua, de crianças e adolescentes

Monitorar o crescimento e desenvolvimento de 90% das crianças abaixo da linha da pobreza.

Nenhum apoio
Inviável
Eleita

Ampliar a rede de sacolões municipais e o Programa de Combate ao desperdício

02/05/2021  •  Vânia Luzia Cabrera  •  Mooca

Ampliar a rede de sacolões municipais para, pelo menos, 1 por subprefeitura, disponibilizando 30% de permissões para produtores ou comerciantes que comercializem alimentos da agricultura familiar e orgânica ou em transição.

Ampliar a rede de mercados municipais para, pelo menos 1, por subprefeitura, disponibilizando 30% de permissões para produtores ou comerciantes que comercializem produtos da agricultura familiar e orgânica ou em transição.

Nenhum apoio
Não eleita

Implantação de banheiros e pias químicos aos feirantes

20/04/2021  •  Prof. Carlos Loiola  •  Mooca

Implantação de banheiros e pias químicos aos feirantes (e ambulantes) nas feiras livres (e na ausencia delas) existentes em todos os territórios das subprefeituras, com o objetivo dar mais conforto e estrutura aos  mesmos que usam os comércios e residências no entorno das feiras para fazer suas necessidades fisiológicas e lavar as mãos. Em 2013, o trio elétrico do AfroReggae, no Rio de Janeiro, instalou mictórios adaptados, onde a urina dos foliões era usada para movimentar um dínamo e gerar energia. A tecnologia funciona a partir da utilização de micróbios vivos, que se alimentam da urina para o seu próprio crescimento e manutenção, transformando diretamente o xixi em energia.

Nenhum apoio

2234

02/05/2021  •  Vânia Luzia Cabrera  •  Mooca

Inserir em 100% das unidades escolares da Subprefeitura a educação alimentar e nutricional nos projetos políticos pedagógicos, promovendo articulação com agricultores da região, valorizando e seguindo os princípios do Guia Alimentar para a população brasileira  até 2024.

Nenhum apoio
Viável
Eleita

Implantar Programa Wi-fi Livre SP em todas as escolas da rede municipal

01/05/2021  •  Giorgia  •  Mooca

Implantar pontos do Programa Wi-fi Livre SP em todas as escolas da rede municipal. Como as escolas são os equipamentos mais capilares do município, o Programa já é consolidado e sua expansão está prevista na meta 57 da PMSP; a ação se mostra perene, de baixo custo, rápida implantação, além de basilar para outras políticas.

Nenhum apoio
Voltar para o Início