A Subprefeitura Sé apresenta uma densidade de 0,017 habitantes por m². São 197.600 domicílios em seu território, sendo que 0,23% deles estão localizados em favelas (2017). Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,889 (2010). Para cada pessoa em idade ativa, há 3,5 empregos formais nesta Subprefeitura (2016). Você pode acessar mais informações sobre esta Subprefeitura e seus distritos acessando seus Planos Regionais, aqui e aqui.
*Dados disponíveis em ObservaSampa
- Cartões
- Lista
Download das propostas abaixo (csv)
Construção de dutos com maior capacidade escoamento de água
12/04/2021 • • Sé
Temos um grande problema nos períodos de chuva, nas regiões da Liberdade (Glicério), Vale do Anhangabaú e no entorno do Terminal Bandeira com grandes alagamentos nessas regiões. Portanto é fundamental a construção de dutos com maior capacidade escoamento de água, calçadas permeabilizantes e outros meios para solucionar esses problemas de alagamentos que persistem a décadas.
ⓘ
897
23/04/2021 • • Sé
Isenção total ( 0,00% ) ou na impossibilidade de zerar ( 0,01% ) de isenção de ISS para: os produtos utilizados, reutilizados, reciclados, transformados, compostados e , incinerados para geração de energia. Essa proposta será possível com os recursos arrecadados com a elevação do IPTU proveniente do Levantamento Aerofotogramétrico em 3D , proposta apresentada para o Orçamento 2022 nessa plataforma
ⓘ
1003
25/04/2021 • • Sé
Seria positivo o aumento de Guardas Civis na região de Campos Elíseos, sabidamente lá está situada a cracolândia, e por ação dos dependentes químicos ocorrem furtos e depredações rotineiramente no bairro. A presença dos GCM é um fator considerável para inibir e impedir que esses crimes ocorram. Sugiro a análise por parte das autoridades competentes para uma adequação no contigente que atua na região e/ou abertura de novas vagas através de concurso público. O centro precisa da presença maciça dos Guardas Civis, com eles em campo o cidadão estará mais protegido.
ⓘ
158
14/04/2021 • • Sé
Criação de calçadão exclusivo para pedestres na 25 de março, para garantir mais conforto e segurança aos trabalhadores e visitantes.
Exemplo de boa prática: no Porto, há duas áreas comerciais que estão em calçadão
ⓘ
2084
02/05/2021 • • Sé
Implantação de banheiros químicos aos feirantes nas feiras livres existente no território desta subprefeitura,com o objetivo de dar mais conforto e estrutura aos mesmos que usam os comércios e residências no entorno das feiras para fazer suas necessidades fisiológicas.
ⓘ
1743
01/05/2021 • • Sé
- Demolição do Minhocão
- Criação de floresta linear/parque de 3,4 km
Ele se projeta sobre o espaço público de forma contínua, tornando o térreo um território escuro e hostil, feio e poluído. https://vejasp.abril.com.br/blog/sao-paulo-nas-alturas/sp-sonha-minhocao/
ⓘ
2178
02/05/2021 • • Sé
Criar e implementar o Parque do Rio Bixiga no perímetro entre as ruas Jaceguai, Abolição, e Santo Amaro.
É uma demanda da população da comunidade, comerciantes, artistas, ativistas, espiritualistas, e especialistas, e de muitas pessoas que dejam outro futuro para a cidade.
O parque distingue -se pela articulação e compromisso de patrimônio histórico, cultural, ambiental e artístico do Bixiga. A renaturalização do Rio Bixiga é uma perspectiva importante para resgatar e restituir o direito dos recursos naturais como entidades portadoras de direitos.
O parque assume uma urgência por estar em área de baixa cobertura arbórea e poucos equipamentos de lazer e proteção ambiental. É também uma iniciativa que articula as dimensões culturais, comunitárias, agroecológica, o diálogo intergeracional e a gestão popular.
ⓘ
1156
26/04/2021 • • Sé
Destinar Recursos para Contrato de Manutenção/Reparos/Instalação de Placas para Denominação de Ruas,Avs.Praças... ( incluindo Nome da Via, CEP e, início e final de Quadra Fiscal) Instalar Placas de Nomes , com o nome inicial da via a ser colocada no poste do Semáforo identificando a Via Transversal ( como já é feito hoje ).
ⓘ
2647
02/05/2021 • • Sé
Instituir planos de contingência e estratégias de assistência alimentar em períodos de calamidade e situações extremas, COMO A QUE ESTAMOS VIVENDO ATUALMENTE, para populações vulneráveis como indígenas (aldeados ou urbanos), população em situação de rua (incluindo crianças e adolescentes) ou vivendo em moradias inadequadas, ambulantes, catadores de materiais recicláveis, populações lgtbqiA+, e egressas do sistema prisional, profissonais do sexo, migrantes e imigrantes que não possuem renda ou outros recursos para acesso regular a alimentação adequada e saudável.
ⓘ
Atendimento à população de rua e dependentes químicos da região
12/04/2021 • • Sé
Um atendimento efetivo para a populção que vive nas ruas da região da Sé e para os dependentes químicos da região da cracolândia, através do trabalho intersetorial como a da Saúde, Educação, Esportes e lazer, Habitação, Desenvolvimento Econômico e trabalho, Segurança ou seja, um atendimento plural e humanizado. O que observamos nas últimas décadas são intervenções policias e programas sem planejamento de médio a longo prazo. Sempre quando muda a gestão muncipal, reinicia-se um novo programa da estaca zero, fazendo com que o problema persista e só se agrave. Portanto é importante o desenvolvimento de uma política de Estado de médio a longo prazo, acompanhemento social, maior investimento público e transparência nesse processo.
ⓘ