BOULEVARD São Lucas e Vila Zelina – Pq São Lucas – Desde a Av do Oratório até a padaria Rainha de São Lucas. Vila Zelina – Rua Pio Ranganliskas. Criar um espaço de passeio retrô, com calçamento da avenida, transformando-a em um espaço atrativo e seguro para pedestres, valorizando o comercio e lazer. Implantar iluminação com postes mais baixos, com um lindo paisagismo e bancos para uso dos moradores e consumidores da região.
Responsável
Manifestação de SMT pendente.
Análise de viabilidade após o recurso:
Recurso parcialmente procedente. Necessário orçamento da subprefeitura. Boulevar não é obra de mobilidade.
Manifestação de SMT pendente.
Análise de viabilidade após o recurso:
Necessário projeto para quantificar.
Número SEI: 6017.2021/0022561-4
Responsável
Proposta encaminhada para CET - SPTRANS como órgão responsável pela análise.
Análise de viabilidade após recurso:
A proposta do munícipe é bem vinda, mas o impacto da medida na esfera urbanística, no deslocamento no fluxo de veículos e no comércio local depende de uma análise mais aprofundada. Atualmente a região possui grande movimentação de veiculos, caminhões e onibus, o redirecionamento do trânsito para outras ruas, diminui o fluxo de pessoas para o comercio. Para uma melhor avaliação, recomenda-se a elaboração de um estudo para avaliar os impactos da proposta.
A transformação das ruas em Boulevard, caso o estudo conclua pela sua implementação, pode ser conduzida pela Subprefeitura de Vila Prudente, mas depende da análise e aprovação também por outros órgãos municipais (CET, SP TRANS, CARGA E DESCARGA DOS COMERCIANTES).
Análise de viabilidade após recurso:
Elaboração de estudo para a implementação de Boulevard (rua de pedestres) na região indicada (São Lucas e Vila Zelina) estimado em R$40.000,00.
Número SEI: 6017.2021/0027948-0
Monitoramento atualizado para
Pendente
Aguarda-se informações de monitoramento da Subprefeitura.
Monitoramento atualizado para
Pendente
Aguarda-se informações da Subprefeitura Vila Prudente sobre o monitoramento do segundo bimestre.
Monitoramento atualizado para
Em andamento
Processo em análise na unidade SEPLAN/COPOM/COPLAN em 24/07/2025.
Monitoramento atualizado para
Em estudo/análise
Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT): A Av. do Oratório é classificada como via arterial, exercendo papel estratégico na mobilidade da região, sendo um importante corredor de conexão entre a cidade de São Paulo e municípios vizinhos, como Santo André e São Caetano do Sul. Sua interrupção parcial ou total para criação de espaços de permanência poderia comprometer significativamente a circulação viária e a acessibilidade urbana local e regional. A Av. São Lucas, por sua vez, classificada como via coletora, também apresenta função relevante na distribuição de tráfego local e conta com expressiva presença de transporte coletivo e atividades comerciais. Assim, o fechamento ou alteração de seu uso viário não é recomendável do ponto de vista técnico e operacional, diante do impacto que causaria à mobilidade e à logística urbana da área. A Rua Monsenhor Pio Ragazinskas já foi objeto de manifestação técnica da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) no âmbito do processo SEI 6510.2024/0025127-0, no qual foram apontados os aspectos técnicos a serem considerados em eventual implantação de boulevard.
Monitoramento atualizado para
Em estudo/análise
Parecer São Paulo Transporte S/A (SPTrans): Quanto à proposta de implantação de espaço de permanência na Av. São Lucas, entre a Av. do Oratório e a Rua Otto Shubart, foi identificado que o trecho integra o itinerário da linha 311C-10 Pq. São Lucas – Bom Retiro. Qualquer alteração exigirá um desvio de 1.620 metros por sentido, implicando a necessidade de reforço de frota, impacto nos tempos de viagem e adequações viárias específicas, como a modificação de dispositivos de drenagem para permitir a circulação segura de ônibus articulados. Na Rua Monsenhor Pio Ragazinskas, por não haver circulação de linhas gerenciadas pela SPTrans, não foram identificados impactos operacionais diretos sobre o transporte coletivo.
Monitoramento atualizado para
Não realizada
Parecer técnico Subprefeitura Vila Prudente: Portanto, a proposta torna-se inviável diante do parecer técnico das secretarias envolvidas, conforme análise técnica. Sendo assim, sugerimos o envio deste processo para a Secretaria da Fazenda, a fim de orientar quanto ao destino do recurso da proposta 609 indicada pelo CPM 2023/2024. Permanecemos à disposição para colaborar tecnicamente em propostas que respeitem a hierarquia viária e os parâmetros operacionais do sistema de mobilidade urbana da cidade.