Javascript não suportado Implantar boulevard em São Lucas e Vila Zelina para pedestres, comércio e lazer
Início
Voltar

Implantar boulevard em São Lucas e Vila Zelina para pedestres, comércio e lazer

Proposta do CPM - Conselho Participativo Municipal Proposta do CPM - Conselho Participativo Municipal  •  11/04/2024  •  Vila Prudente  •  Código da proposta: 609

BOULEVARD São Lucas e Vila Zelina – Pq São Lucas – Desde a Av do Oratório até a padaria Rainha de São Lucas. Vila Zelina – Rua Pio Ranganliskas. Criar um espaço de passeio retrô, com calçamento da avenida, transformando-a em um espaço atrativo e seguro para pedestres, valorizando o comercio e lazer. Implantar iluminação com postes mais baixos, com um lindo paisagismo e bancos para uso dos moradores e consumidores da região.

Compromisso

SUB-VP: Elaboração de estudo para a implementação de Boulevard (rua de pedestres) na região indicada (São Lucas e Vila Zelina). 


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário

      Para visualizar a(s) análise(s) clique no nome da Secretaria!

      Responsável

      Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes

      • Análise de viabilidade técnica

        Viável

        Manifestação de SMT pendente.

        Análise de viabilidade após o recurso:

        Recurso parcialmente procedente. Necessário orçamento da subprefeitura. Boulevar não é obra de mobilidade.

      • Análise de viabilidade orçamentária

        Viável Viável

        Manifestação de SMT pendente.

        Análise de viabilidade após o recurso:

        Necessário projeto para quantificar.

      • Dados Complementares

      • Viabilidade final

        Viável

      Códigos da proposta

      Número SEI: 6017.2021/0022561-4

      Responsável

      Subprefeitura Vila Prudente

      • Análise de viabilidade técnica

        Viável

        Proposta encaminhada para CET - SPTRANS como órgão responsável pela análise.

        Análise de viabilidade após recurso:

        A proposta do munícipe é bem vinda, mas o impacto da medida na esfera urbanística, no deslocamento no fluxo de veículos e no comércio local depende de uma análise mais aprofundada. Atualmente a região possui grande movimentação de veiculos, caminhões e onibus, o redirecionamento do trânsito para outras ruas, diminui o fluxo de pessoas para o comercio. Para uma melhor avaliação, recomenda-se a elaboração de um estudo para avaliar os impactos da proposta. 

        A transformação das ruas em Boulevard, caso o estudo conclua pela sua implementação, pode ser conduzida pela Subprefeitura de Vila Prudente, mas depende da análise e aprovação também por outros órgãos municipais (CET, SP TRANS, CARGA E DESCARGA DOS COMERCIANTES). 

      • Análise de viabilidade orçamentária

        Viável Viável

        Análise de viabilidade após recurso:

        Elaboração de estudo para a implementação de Boulevard (rua de pedestres) na região indicada (São Lucas e Vila Zelina) estimado em R$40.000,00. 

      • Dados Complementares

      • Viabilidade final

        Viável

      Códigos da proposta

      Número SEI: 6017.2021/0027948-0

      Não há nenhum recurso
    • 20/03/2025

      Monitoramento atualizado para
      Pendente

      Aguarda-se informações de monitoramento da Subprefeitura.

    • 20/05/2025

      Monitoramento atualizado para
      Pendente

      Aguarda-se informações da Subprefeitura Vila Prudente sobre o monitoramento do segundo bimestre.

    • 24/07/2025

      Monitoramento atualizado para
      Em andamento

      Processo em análise na unidade SEPLAN/COPOM/COPLAN em 24/07/2025.

    • 05/09/2025

      Monitoramento atualizado para
      Em estudo/análise

      Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT): A Av. do Oratório é classificada como via arterial, exercendo papel estratégico na mobilidade da região, sendo um importante corredor de conexão entre a cidade de São Paulo e municípios vizinhos, como Santo André e São Caetano do Sul. Sua interrupção parcial ou total para criação de espaços de permanência poderia comprometer significativamente a circulação viária e a acessibilidade urbana local e regional. A Av. São Lucas, por sua vez, classificada como via coletora, também apresenta função relevante na distribuição de tráfego local e conta com expressiva presença de transporte coletivo e atividades comerciais. Assim, o fechamento ou alteração de seu uso viário não é recomendável do ponto de vista técnico e operacional, diante do impacto que causaria à mobilidade e à logística urbana da área. A Rua Monsenhor Pio Ragazinskas já foi objeto de manifestação técnica da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) no âmbito do processo SEI 6510.2024/0025127-0, no qual foram apontados os aspectos técnicos a serem considerados em eventual implantação de boulevard.

    • 05/09/2025

      Monitoramento atualizado para
      Em estudo/análise

      Parecer São Paulo Transporte S/A (SPTrans): Quanto à proposta de implantação de espaço de permanência na Av. São Lucas, entre a Av. do Oratório e a Rua Otto Shubart, foi identificado que o trecho integra o itinerário da linha 311C-10 Pq. São Lucas – Bom Retiro. Qualquer alteração exigirá um desvio de 1.620 metros por sentido, implicando a necessidade de reforço de frota, impacto nos tempos de viagem e adequações viárias específicas, como a modificação de dispositivos de drenagem para permitir a circulação segura de ônibus articulados. Na Rua Monsenhor Pio Ragazinskas, por não haver circulação de linhas gerenciadas pela SPTrans, não foram identificados impactos operacionais diretos sobre o transporte coletivo.

    • 05/09/2025

      Monitoramento atualizado para
      Não realizada

      Parecer técnico Subprefeitura Vila Prudente: Portanto, a proposta torna-se inviável diante do parecer técnico das secretarias envolvidas, conforme análise técnica. Sendo assim, sugerimos o envio deste processo para a Secretaria da Fazenda, a fim de orientar quanto ao destino do recurso da proposta 609 indicada pelo CPM 2023/2024. Permanecemos à disposição para colaborar tecnicamente em propostas que respeitem a hierarquia viária e os parâmetros operacionais do sistema de mobilidade urbana da cidade.

    Voltar para o Início