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1396. Implementar grooving nas ruas: Peixoto Gomide e Ministro Rocha Azevedo

mauro pimentel mauro pimentel  •  30/04/2025  •  Pinheiros  •  Código da proposta: 1396

1. Implementar  ‘grooving’ no asfalto nas ruas alameda peixoto gomide e ministro rocha azevedo (vias ingremes). 

Melhora a aderência do pneu ao asfalto, reduzindo consumo, poluição, barulho e acidentes. Em dias chuvosos, os veículos não sobem a alameda ministro rocha azevedo, é um odor de poluição dos escapamentos, de borracha e muito barulho.

  • Solução rápida e eficaz de melhorar a qualidade e segurança dos pavimentos;
  • Melhora a drenagem da água na pista, impedindo hidroplanagem;
  • Fornece uma grande macrotextura artificial, muito importante para altas velocidades;
  • Reduz a acumulação de borracha na pista;
  • Reduz a distância de frenagem;
  • Custo equivalente por M2 muito inferior a um processo de nova pavimentação.

2. Melhorar a sinalização para segurança na esquina alameda itu com ministro rocha azevedo - advertência para reduzir acidentes constantes nesta esquina. 

Justificativa

Embora a aplicação da técnica de grooving no pavimento seja tecnicamente viável e reconhecida como solução eficaz para melhorar a aderência e a drenagem em vias íngremes — especialmente na Rua Ministro Rocha Azevedo — a proposta inclui também a alteração de sinalização viária em cruzamento, ação que depende de avaliação e aprovação exclusiva da CET-SP, conforme diretrizes legais do Código de Trânsito Brasileiro.

A impossibilidade de realizar alterações de sinalização por meio do Orçamento Cidadão, sem laudo técnico prévio da autoridade de trânsito, compromete a viabilidade técnica da proposta como um todo, uma vez que os dois itens estão apresentados de forma integrada e indivisível na plataforma.

Obs: CET-SP se considerou não competente para análise em Processo SEI 6011.2025/0002254-8, DOCUMENTO 128592470. Prevalece parecer técnico/orçamentário de Sub-PI.


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      Responsável

      Subprefeitura Pinheiros

      • Análise de viabilidade técnica

        Inviável

        Embora a aplicação da técnica de grooving no pavimento seja tecnicamente viável e reconhecida como solução eficaz para melhorar a aderência e a drenagem em vias íngremes — especialmente na Rua Ministro Rocha Azevedo — a proposta inclui também a alteração de sinalização viária em cruzamento, ação que depende de avaliação e aprovação exclusiva da CET-SP, conforme diretrizes legais do Código de Trânsito Brasileiro.

        A impossibilidade de realizar alterações de sinalização por meio do Orçamento Cidadão, sem laudo técnico prévio da autoridade de trânsito, compromete a viabilidade técnica da proposta como um todo, uma vez que os dois itens estão apresentados de forma integrada e indivisível na plataforma.

      • Análise de viabilidade orçamentária

        Inviável Prejudicado dado inviabilidade técnica
      • Dados Complementares

      • Viabilidade final

        Inviável
        • Recomenda-se que a parte referente à aplicação de grooving seja reapresentada como proposta autônoma em ciclos futuros do Orçamento Cidadão, uma vez que apresenta mérito técnico e bom custo-benefício;

        • Para o trecho relativo à sinalização, sugere-se que o proponente registre a solicitação diretamente à CET por meio do Atende SP (telefone 156 ou site), para eventual estudo técnico da esquina da Alameda Itu com Ministro Rocha Azevedo.

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