Polo de Atenção à Higiene e à Dignidade da População em Situação de Vulnerabilidade Social
Instalações abertas 24h, com livre trânsito
1. Banheiros masculino e feminino com área para banho e distribuição de absorventes íntimos
A oferta de banheiros públicos traria uma economia à Prefeitura, pois não haveria necessidade de ter grandes gastos com limpeza dos locais que viraram banheros a céu aberto e estão se degradando. E haveria um ganho para o turismo.
2. Lavanderia coletiva, “Arara Solidária” para troca de roupas e Guarda Volumes
Nestes locais estas pessoas poderiam lavar a pouca roupa que possuem e guardá-los em locais seguros, ao invés de usar bueiros ou caixas de inspeção das concessionárias. Fora isto, teriam à disposição uma "Arara Solidária" para pegarem roupa, roupa íntima, meias, sapatos e chinelos para usarem.
3. Equipamentos para estética pessoal
Além da higiene pessoal e de uma roupa limpa é importante que a pessoa mantenha uma boa aparência para ter condições de se apresentar para uma entrevista de emprego e se inserir novamente no mercado de trabalho, para isto ele teria à disposição máquinas para corte de cabelo, barbeadores e cortadores de unha.
Locais onde poderiam ser instalados:
- Parque Dom Pedro, onde já existe um banheiro público
- Av. Rio Branco, quase esquina com o Largo do Paissandu, ali já existe um equipamento para atender a população em situação de vulnerabilidade
- Baixos do Viaduto do Glicério
E onde houvesse demanda e inviabilidade de local disponível, containeres poderiam ser adaptados e transportados em caminhões, o que traria mais flexibilidade, já que esta população é nômade e podem migrar muito rapidamente de local.
A proposta completa está no documento anexo.
Responsável
Existem nove Núcleos para Adultos em Situação de Rua, por meio dos quais são ofertados meios para atenção à higiene, no território da Subprefeitura da Sé, além de diversos Centros de Acolhida. Esses núcleos funcionam de forma contínua, de segunda a segunda, das 8h às 22h, atendendo a população de forma espontânea. A lista com esses serviços pode ser encontrada no link a seguir, filtrando "SE" na coluna "SAS" e "Núcleo" na coluna "Tipologia": https://prefeitura.sp.gov.br/documents/d/assistencia_social/05_resumo-das-parcerias_maio_2025v2-xlsx
Proposta considerada inviável.
Responsável
Tendo em vista que não localizamos no presente expediente qualquer informação detalhada do projeto para implantação de um Centro de Acolhimento e Apoio para Carroceiros, que possa ser analisado sob os aspectos de competência desta Supervisão Técnica de Projetos e Obras, e, S.M.J., tratar-se de assunto de deliberação da Administração Superior e afeto às competências da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, propomos o encaminhamento para essa Secretaria para análise e manifestação sobre esta demanda.
Após a análise técnica realizado pela Supervisão Técnica de Projetos e Obras da Subprefeitura Sé orientando o encaminhamento para a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, nada mais resta a esta Supervisão de Finanças elaborar a viabilidade orçamentária da presente proposta, visto que não cabe a esta Supervisão e Subprefeitura Sé a análise da mesma.
Inviável
Número SEI: 6011.2025/0002315-3