Proposta de revitalizaçção da Rua Teodoro Sampaio por meio do incentivo à reocupação de imóveis vazios com negócios criativos e culturais, fortalecimento do comércio de rua e valorização da memória local, com ações integradas entre poder público, comerciantes e coletivos culturais. A Rua Teodoro Sampaio é um dos principais eixos históricos, culturais e comerciais de Pinheiros, conectando o Largo da Batata à Avenida Dr. Arnaldo. Durante décadas, foi símbolo da diversidade comercial paulistana, com diferentes vocações ao longo de seu percurso: o comércio popular próximo ao antigo mercado municipal; as tradicionais lojas de móveis e design de interiores; e um reconhecido polo de instrumentos musicais. No trecho mais ao norte, a proximidade com a Faculdade de Medicina da USP também atraiu clínicas, consultórios e comércios voltados à saúde. Atualmente, a região sofre um processo de esvaziamento e perda de identidade comercial. Muitos imóveis estão desocupados, e o espaço urbano transmite uma sensação de decadência. A proposta visa revitalizar a região por meio de ações que combinem inovação e tradição: incentivo à ocupação criativa de imóveis vazios, apoio ao comércio local e campanhas de memória urbana. Propõe-se ainda a criação de um selo “Comércio Histórico de Pinheiros” e um programa municipal de incentivo a negócios locais e valorizar a vida Teodoro Sampaio que foi engenheiro e geografo, um dos principais intelectuais negros do país.
Essa ideia é perfeita e necessária. A Teodoro é um ícone do bairro e da cidade. O comércio de rua precisa ser incentivado e preservado, locais que incrementem a vida cultural do bairro. precisam ser criados!
A Rua Teodoro Sampaio faz história em Pinheiros. O comércio de rua traz vida, segurança, convivência, pertencimento à cidade.
Fundamental revitalizar esse Polo comercial e historico de Pinheiros. Refazer todas as calçadas e dar incentivo com desconto de IPTU de alguns meses aos proprietários que restaurantes suas fachadas. Regularizar as fachadas comerciais. Incrementar com canteiros de jardim de chuva, refrescando e embelezando a rua. 'Se essa rua, se essa rua fosse minha ...' do metrô até a avenida Henrique Shaumann a Teodoro pode vir a ser alem de area comercial pode ser turística.