Dar continuidade ao PROJETO PILOTO COMUNITÁRIO DE SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA (PPCSbN) NO ALTO DA BACIA DO CÓRREGO UBERABA, com o REDESENHO ECOSSISTÊMICO DO ESPAÇO LIVRE PÚBLICO, visando a realização das intervenções em 15 novos lugares, conforme figura abaixo.
Este projeto, iniciado em 2017, pelo CADES Vila Mariana, em parceria com a SVMA e a Subprefeitura Vila Mariana tem proporcionado muitos aprendizados para o aprimoramento das políticas públicas que se relacionam com as temáticas envolvidas, tais como as do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU), do Plano Municipal de de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres (PLANPAVEL), do Plano de Ação Climática (PLANCLIMA) e do Caderno de Bacia Hidrográfica do Córrego Uberaba, para citar alguns.
Responsável
SVMA/DEAPT poderá apoiar na continuidade. Para o projeto e a obra, o recurso orçamentário deve estar alocado na SMSUB ou da SUB-VM e o plantio com apoio de SVMA/DAU.
A Divisão de Arborização Urbana (DAU), por meio do contrato de plantio e manutenção de mudas arbóreas, cujo início deu-se em junho de 2022, prevê a execução de plantio de espécies nativas em todas as regiões da cidade. A quantidade de mudas, as espécies a serem plantadas e as áreas públicas são definidas de forma planejada pela equipe técnica de DAU, seguindo as diretrizes do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) e do Manual Técnico de Arborização Urbana. Os serviços de manutenção das mudas plantadas, visando a sua consolidação, serão executados pelo período de 36 meses, contados a partir da data do plantio, no âmbito do contrato vigente. Após este período, o manejo das mudas de espécies arbóreas plantadas, já consolidadas, é de responsabilidade da Subprefeitura. Para que o projeto seja viável, seria necessário um plano estratégico abrangente que envolva todas as partes interessadas, garantindo recursos e uma gestão eficaz e colaborativa. A DAU compromete-se em colaborar com o estudo de viabilidade técnica e, caso seja viável, o plantio e a manutenção de mudas arbóreas, no âmbito do contrato vigente.
Considerando-se apenas a execução de plantio de incremento e manutenção de mudas de espécies arbóreas no município de São Paulo, no âmbito de um contrato, cuja gestão pertence exclusivamente à DAU/SVMA, há recursos destinados para a prestação destes serviços. Porém, como descrito na análise técnica/Jurídica, para a viabilidade total da proposta, há necessidade de um plano integrado que inclua alocação de recursos de outras Secretarias/Unidades envolvidas.
Planpavel (ação 26)
-Apoiar na continuidade do projeto piloto de Soluções baseadas na natureza.
-Apoiar o plantio junto à SUB da Vila Mariana
SVMA/DEAPT poderá apoiar na continuidade. Para o projeto e a obra, o recurso orçamentário deve estar alocado na SMSUB ou da SUB-Vila Mariana e o plantio será realizado com apoio de SVMA/DAU.
Ação deve ser avaliada pela SMSUB e SUB-Vila Mariana.
Como relação ao plantio, a ação deve acontecer de forma integrada e coordenada entre as Secretarias/Unidades envolvidas, cada uma com suas próprias competências e recursos, haja vista que não se restrige apenas à execução de plantio e manutenção de mudas árboreas.
Número SEI: Vila Mariana(proposta 3002)
Responsável
A proposta não está consolidada com base em parâmetros técnicos atualmente viáveis de execução no âmbito da Subprefeitura da Vila Mariana. Dada a natureza da demanda e os limites de competência institucional, recomenda-se seu encaminhamento à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).
Apoiadissimo!!! Continuem o projeto!!
Muito importante a continuidade do Projeto Piloto, redesenho eco sistemico para otimização do espaço publico
Fundamental para adaptação dos bairros no ambito das bacias.
Muito importante darmos continuidade aos projetos que estão otimizando os espaços públicos por meio de soluções baseadas na natureza. Podemos compartilhar o que está dando bom resultado e o que precisa ser aprimorado, para que esse projeto seja modelo e inspiração para outras regiões.
O projeto de PPCSbN, ao propor um redesenho do espaço público ao longo das vias e espaços públicos na bacia do córrego Uberaba reforça o compromisso com a efetivação de uma cidade mais sustentável e resiliente, proporcionando uma série de benefícios à população moradora. Além disso, está de acordo com os instrumentos de planejamento do município, consolidando ações na escala local relacionadas com as diretrizes e metas de sustentabilidade.
Medida importante orar adaptação climática e ampliação da resiliência urbana