- Cartões
- Lista
Download das propostas abaixo (csv)
2513
09/05/2025 • • Lapa
PRAÇA DO CIDADÃO PARTICIPATIVO
Com a falta de espaços de lazer e cultura, é muito importante termos no minimo em cada territorio da Subprefeitura, uma Praça com caracteristicas diferenciadas, que será a PRAÇA DO CIDADÃO PARTICIPATIVO!
Neste espaço da PRAÇA DO CIDADÃO PARTICIPATIVO, que será administrado pelo Conselho Participativo Municipal da Subprefeitura, onde terá o seguinte objetivo:
- FAZER O DEBATE COM A POPULAÇÃO SOBRE OS TEMAS QUE TRAZEM ALGUM TIPO DE PROBLEMA VISANDO A SOLUÇÃO;
- ESTIMULAR A CRIÇÃO DE SHOWS CULTURAIS COM ARTISTAS LOCAIS;
- PROMOVER O LAZER PERMANENTE;
- TRAZER CURSOS TEMÁTICOS;
O Conselho Participativo Municipal, com essa iniciativa da PRAÇA DO CIDADÃO PARTICIPATIVO, criará um novo conceito de debates, informações e intertenimento com a Sociedade Civil.
Local para Aplicação: Em Praça de escolha e facil acesso a todos, aproveitando os Domingos que tem a TARIFA ZERO!
VALOR DESTINADO NO OC/26 SERÁ DE: R$ 1.000.000,00;
O RESTANTE DO VALOR DEVERÁ SER COMPLEMENTADO PELO O ORÇAMENTO DA SUBPREFEITURA, SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS, CASA CIVIL E SMSUB;
1308
29/04/2025 • • Lapa
CENTRO DE ACOLHIMENTO
existem 32 subprefeituras e vários pontos de concentração se moradores de rua pelo menos 28 subprefeituras.
e esses moradores são de diversas localidades, alguns até de fora do município, do estado.
VAMOS CRIAR um centro de cadastro e que cada morador de rua vá para um centro de acolhimento do seu local de moradia. a proposta é criar um centro de cadastro e um centro de acolhimento.
Instituto Surep
1527
02/05/2025 • • Lapa
RÁDIO DE COMUNICAÇÃO
criar uma rádio que também possa dar informações, sobre os conselhos, sobre as campanhas, sobre os equipamentos, sobre as reuniões, sobre a transparência da gestão.
colocar ponto de escuta em todos equipamentos nas praças nos pontos de ônibus com grandes movimentos.
as pessoas ficam reclamando nas redes sociais onde não resolve nada, com a rádio ela vai saber onde reclamar, onde levar sua demanda, muitas vezes Cobra da subprefeitura demandas que não são da competência das subprefeituras.
a rádio vai ensinar o que é política partidária política pública política privada, sociedade civil e as competências do executivo e legislativo e judiciário.
vamos poder combater as adversidades.
Instituto Surep
2651
10/05/2025 • • Lapa
Proposta Coorperativa de Reciclagem, visa criar uma cooperativa de reciclagem com inclusão dos catadores da Barra Funda, eliminando atravessadores e garantindo que a renda gerada com materiais recicláveis vá diretamente aos trabalhadores. O projeto prevê a instalação da cooperativa em terreno público (Rua do Bosque, 1088 ou outro a definir), com infraestrutura adequada: área coberta para triagem, setores para processamento (prensas, trituradores), centro de recondicionamento de eletrônicos, gestão informatizada, espaço para treinamentos e apoio aos catadores (banheiros, vestiários, estacionamento para carroças e área de descanso). Serão oferecidas capacitações mensais sobre reciclagem, segurança e finanças pessoais, além da geração de empregos para familiares dos cooperados. Inspirado em modelos internacionais de sucesso (Recology, Tricycleries, Lixo Zero), o projeto também será um polo de educação ambiental para a comunidade. Espera-se aumento da renda dos catadores, geração de empregos, valorização de área pública e redução do envio de resíduos aos aterros. É uma proposta de forte impacto social, ambiental e econômico para a região.
1492
30/04/2025 • • Lapa
Criar uma sala verde no novo Pátio de Compostagem da Lapa na Vila Jaguara. para criar o Centro de Educação Ambiental.
O novo Pátio da Lapa, assim como o anterior, o 1º da cidade de São Paulo, receberá escolas, pesquisadores e interessandos em conhecer o programa que composta os resíduos orgânicos das feiras livres da Lapa, Pinheiros e região noroeste.
O pátio é bem sucedido na operação que retira toneladas de resíduos do descarte em aterro e produzir composto para areas verdes e praças.
674
22/04/2025 • • Lapa
PCD - RESPEITO - INCLUSÃO.
CRIAR SINALIZAÇÃO PARA CASA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (cadeirantes).
Que todas as residências onde more trabalhe ou um PCD, cadeirante frequentar, que seja tenha guia rebaixada, placas de avisos de proibido parar e estacionar veículos e qualquer outro tipo de produto (entulho, lixo, resto de construção) que atrapalhe violência o direito de ir e vir do cadeirante PCD.
PROJETO AMANCO
Instituto Surep
147
10/04/2025 • • Lapa
Construção Urgente de uma Ponte, Ligando Av. Alexandre Mackenzie no Jaguaré a Av. Mofarrej na Leopoldina.
Com o crescimento da nossa região e cidades vizinhas, com a construção de apartamentos, o numero de veiculo cresceu muito, causando congestionamento de veículos na Ponte do Jaguaré, Av. Jaguaré, na Gastão Vidigal e na Leopoldina, por ser a única ponte de ligação.
Já existe um projeto iniciado na Secretaria de Obras da prefeitura a construção deste viário, e essa solicitação incluída no PIU Arco de Pinheiros, nas audiências públicas.
2310
08/05/2025 • • Lapa
A situação das árvores de São Paulo é calamitosa. Como podas de condução não são realizadas e os canteiros onde as árvores estão são, em grande parte, irregulares – completamente alheios ao Manual Técnico de Arborização Urbana da SVMA -, o que resulta é o aprodecimento do lenho das plantas, anelamento, comprometimento do desenvolvimento de suas raízes e, assim, a drástica redução da sua longevidade. Por conta disso, é comum avistar pelo bairro árvores mortas ou em péssimo estado fitossanitário, com grandes lesões caulinares, galhos rachados e desprovidos de folhas (além daqueles acometidos por plantas parasitas como barba-de-velho, que destróem as copas das árvores).
Como reflexo de décadas de tendências paisagísticas irresponsáveis e plantios não-fiscalizados, os quarteirões são dominados por espécies exóticas (algumas invasoras). Figueiras (F. benjamina e F. elastica), resedás (Lagerstroemia indica), sete-copas (Terminalia catappa), mangueiras (Mangifera indica), palmeiras seafórtias (A. cunninghamiana), dentre outras, ocupam espaços que deveriam ser de árvores nativas, as quais contribuiriam para a manutenção do equilíbrio ecológico do que décadas atrás era uma densa floresta de Mata Atlântica, o bioma mais biodiverso do mundo. Não apenas, são também frequentes árvores que, embora nativas, são impróprias para arborização urbana, a julgar pelo seu porte pequeno e madeira de baixa resistência, como as quaresmeiras e manacás-da-serra (Pleroma spp.).
2016
06/05/2025 • • Lapa
Proposta: Mapeamento abrangente dos templos de religiões afro-brasileira como política pública de proteção da cultura afro-religiosa do Município de São Paulo.
Justificativa: A implementação de uma política pública de mapeamento de templos de religiões afro-brasileiras, pode melhorar o acesso a serviços e recursos públicos, além de oferecer maior proteção contra a discriminação e intolerância. Para a administração pública o mapeamento proporcionará um melhor entendimento da diversidade religiosa e cultura da cidade, além de promover uma cultura de PAZ.