- Cartões
- Lista
Download das propostas abaixo (csv)
3253. Revitalizar praças de Alto de Pinheiro e Pinheiros
30/05/2025 • • Pinheiros
Proposta Colegiado- Revitalização em Pinheiros e Alto de Pinheiros (União das propostas 950, 1511, 1993)
Havendo impedimento de uma ou duas propostas do conjunto, a remanescente continua válida.
950 - Praça Silveira Santos (av. dra Ruth Cardoso, 7123. Alto de Pinheiros)
Uma das entradas do bairro de Alto dos Pinheiros, com escola e clube de lazer ao redor
1511 – Praça Harmonia dos Sentidos (rua Harmonia, 985. Pinheiros)
troca do piso intertravado. Todo o piso deve ser do tipo encaixe, sem concreto, assentado na base de areia.
revisão das guias de concreto que acompanham a viela
Corrimão eucalipto para escadas de dormente
1993 - Praça Benedito Calixto ( Pinheiros)
Reforma piso, com atenção à acessibilidade
iluminação
renovação mobiliário urbano (bancos, lixeiras, bicicletário) .
melhoria paisagismo
requalificação paisagística.
participação dos feirantes, moradores e frequentadores no processo é essencial para garantir que as melhorias reflitam as reais necessidades da comunidade.
ⓘ
2636. Instalar barreiras e jardins em terraços ao longo do declive de praça
10/05/2025 • • Pinheiros
PROJETO PARA SOLUCIONAR EROSÃO PLUVIAL NA PRAÇA JOSÉ CARLOS BURLE
A Praça José Carlos Burle, localizada entre as Ruas Girassol e Santonina, sofre a ação da erosão pluvial devido à alta declividade, há muitos anos. A enxurrada carregou a terra para a parte baixa da praça, onde está a área comum, passagem, horta e os fundos da Escola Municipal Olavo Pezzotti.
O acúmulo de terra impede o uso adequado dos espaços. Além disso, as árvores estão com as raízes expostas e há trechos desmoronando.
O coletivo Amigos da Praça, em colaboração com moradores da região, preparou um anteprojeto para solução do problema, baseado na instalação de barreiras e jardins em terraços ao longo do declive, para minimizar a velocidade da chuva e absorver a água.
Link do Google Maps da praça: https://maps.app.goo.gl/MpkASBhfe4f9hMCh6
ⓘ
1506
01/05/2025 • • Pinheiros
AGILIZAR A REPOSIÇÃO DE ÁRVORES REMOVIDAS
Por conta das atuais Atas de Registro de Preços - ARP, criadas pela Assessoria Técnica de Obras e Serviços - ATOS - uma unidade da Secretaria Municipal das Subprefeituras de São Paulo - as subprefeituras de São Paulo ficam engessadas com relação à ter à sua disposição equipamentos para remoção de tocos de árvores caídas ou removidas para plantar outras em seu lugar. É necessário que essas ARPs sejam modificadas, visando maior agilidade para essa reposição, permitindo o acesso a equipamentos como destocadores em número suficiente e equipes extras de trabalho, quando necessário. Sabemos que São Paulo tem perdido anualmente milhares de árvores, muitas delas por conta das novas edificações, o que vem aumentando as ilhas de calor e até mesmo enchentes, com menos espaços de permeabilidade do solo, sendo urgente que todas as árvores caídas ou removidas - muitas vezes a partir de laudos contestáveis - sejam imediatamente repostas.
ⓘ
1388
29/04/2025 • • Pinheiros
READEQUAÇÃO DO PSIU PARA MELHOR ATENDIMENTO DA CIDADE DE SÃO PAULO
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados - SEADE, a população da cidade de São Paulo é atualmente superior a 12 milhões de habitantes e o Programa de Silêncio Urbano - PSIU da Prefeitura de São Paulo é responsável por fiscalizar ruídos excessivos de toda a cidade, como obras, bares, casas noturnas e eventos.
Contudo, cada vez mais são registradas reclamações de ruídos excessivos de obras e bares, especialmente em regiões boêmias como Vila Madalena, sem que a própria Subprefeitura tenha apoio do PSIU para efetuar as suas fiscalizações conjuntas, uma vez que não tem decibelímetros que lhe permita aferir se o volume está abaixo ou acima do regulamentado.
Isso posto, entendemos ser necessário:
-
maior efetivo de fiscais que possam atender com melhor eficiência e eficácia toda a cidade de São Paulo, uma cidade cada vez mais barulhenta
-
maior sintonia entre o PSIU e as subprefeituras
-
Disponibilização de Decibelímetros fixos próximo às regiões com maior possibilidade de ruídos, como locais de eventos, shows, bares, etc.
ⓘ
294
15/04/2025 • • Pinheiros
NOVA SÃO PAULO + MAIS SUSTENTÁVEL + INCLUSIVA
vamos acabar com as ruas e avenidas de mão duplas.
A ideia é que nas ruas ou avenidas de mão duplas tenham uma calçada verde sustentável inclusiva dividindo elas.. se não for possível ter essa divisão, que elas sejam mão única, para comportar essa pista inclusiva pra PCDs, ciclistas, pedestres e árvores.
transformar em mão única todas as principais ruas e avenidas, onde uma pista com três faixas vai e outra volta..
agora exemplos de ruas avenidas que já existem essa calçada arborizada vamos adaptar elas para PCDs e ciclistas é a av. Engenheiro Caetano Álvares - Av. Queiroz Filho - Av jaguare - av Teotônio Vilela - av eng. Armando de Arruda Pereira. av Edgar faco.
Instituto Surep
ⓘ
694
22/04/2025 • • Pinheiros
Alargamento das calçadas de pedestres da ponte cidade jardim, com uso de mão francesas metálicas, fixadas a estrutura existente. Assim, as calçadas passam a ter mais que o dobro da largura atual, melhorando a acessibilidade e o fluxo de pedestres e ciclistas.
ⓘ
354
15/04/2025 • • Pinheiros
AVANÇA SAÚDE ESCOLAR
Que todas as escolas municipais tenham o programa avança saúde escolar.
Objetivos do programa: Evitar problemas de visão, Evitar a evasão escolar.
A meta é que todos os estudantes com idade entre 6 e 17 anos matriculados na rede passem pela avaliação até 2025.
Instituto Surep
ⓘ
1359
29/04/2025 • • Pinheiros
CONTRATAÇÃO DE ASSESSORIA TÉCNICA PARA FORMULAÇÃO DE PLANO AMBIENTAL PARA SUBPREFEITURA DE PINHEIROS
ⓘ
1751
05/05/2025 • • Pinheiros
O jardim de chuva será implementado em vagas verdes para reduzir enchentes na Rua dos Pinheiros, Fradique Coutinho e Artur de Azevedo. A instalação ocorrerá na Rua Estela Sezefreda, uma via de baixo trânsito no Distrito de Pinheiros, sem saídas de garagem ou ciclovia. O projeto trará diversos benefícios, como a melhoria da qualidade do ar e das águas, a redução da temperatura e dos poluentes, a gestão das águas pluviais e dos aquíferos, além do aumento da biodiversidade, da valorização da paisagem e da ampliação dos espaços de lazer. Tudo isso contribuirá para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): bem-estar (3), ação contra as mudanças climáticas (13), vida terrestre (15) e parcerias e meios de implementação (17). A iniciativa cooperará para tornar o ambiente local mais resiliente, especialmente em uma região altamente verticalizada. Além disso, ajudará a revitalizar a Rua Estela Sezefreda, que sofreu uma grande perda arbórea recentemente e está inserida no quadrilátero Vilas do Sol, uma localidade em processo de tombamento que foi fragilizada pela exclusão de nove imóveis. Destacando-se entre os desafios urbanos, a proposta alia sustentabilidade e revitalização em tempos de crises climáticas. Para mais detalhes, consulte o plano de Infraestrutura Verde na Rua Estela Sezefreda (anexo).
ⓘ
1386
29/04/2025 • • Pinheiros
INSTALAÇÃO DE COBERTURAS EM PONTOS DE ÔNIBUS
Faz-se necessária a instalação de cobertura em pontos de ônibus, seja por conta do sol excessivo ou da chuva. Contudo, por ser uma necessidade em geral dos que não têm condições financeiras ou não optaram por ter um carro, nunca foi dada prioridade para essas instalações. Mas é comum que, sob chuva, pessoas saiam correndo com a chegada do ônibus desejado, às vezes sobre pisos escorregadios ou sob grande risco de queda ou de provocar acidentes.
Há alguns materiais disponíveis para a cobertura, como acrílico ou policarbonato, de preferência fumê, bronze ou mais escuro por conta do sol, com as vantagens, desvantagens e custos benefícios a serem avaliados pelo poder público. O acrílico tem como vantagens a alta durabilidade, resistência a raios UV e o policarbonato tem maior resistência a impactos, leveza, flexibilidade, fácil de dobrar a frio, disponível em várias cores e tipos, sendo mais comum em coberturas curvas devido à sua flexibilidade e resistência, ideal para toldos, passarelas e abrigos de ônibus.
ⓘ