- Cartões
- Lista
Download das propostas abaixo (csv)
3251. Formar rede de Jardins de Chuva e áreas permeáveis
29/05/2025 • • Pinheiros
REDE DE ÁREAS VERDES PERMEÁVEIS
União propostas 1751 e 1696
Formação de rede de Jardins de Chuva e áreas permeáveis, aumento de iniciativas verdes para melhoria do meio ambiente e na prevenção de enchentes. Continuidade da implantação de projeto semelhante já em andamento na Bacia do Rio Verde e adjacências. São eles:
A.1751 Infraestrutura Verde - Mitigação e Revitalização da Rua Estela Sezefreda em que o jardim de chuva será implementado em vagas verdes para reduzir enchentes na Rua dos Pinheiros, Fradique Coutinho e Artur de Azevedo.
Começa com este, a seguir, em sequência:
B.1696-Rede de Jardins de chuva e áreas permeáveis, ação articulada no aumento de iniciativas verdes para melhoria do meio ambiente e na prevenção de enchentes.
Nas áreas baixas e planas em qualquer distrito – área permeável verde a mais aconselhada. Pontos propostos anexo.
Escolhas definidas via googlemaps, é preciso in loco verificar condições atuais.
Ordem alfabética dos distritos; escolher alternando distritos. Realizar na ordem numérica apresentada até alcançar a verba disponível. Proposta 20 Jardins de Chuva/Rotatórias, 5 locais por Distrito.
ⓘ
1428
30/04/2025 • • Pinheiros
TETO JARDIM - TETO VERDE
utilização de coberturas verdes surge como uma técnica para suavizar os problemas causados pela urbanização, interferindo de forma significativa no controle ambiental e regulação climática, além de promover uma ampla gama de benefícios às cidades e à sociedade. vantagens do teto-jardim para o conforto térmico e incentivar o seu uso de forma correta em coberturas nos projetos arquitetônicos. Sendo um ótimo artifício suplementar para os cursos de arquitetura e urbanismo, engenharia e sustentabilidade e também para informar e sensibilizar a população em geral.um tipo de cobertura vegetal encontrada sob o telhado de qualquer construção (obras residenciais, comerciais, corporativas ou industriais); e que une o paisagismo à redução de temperatura interna de edificações, ameniza ou controla o efeito estufa, sendo capaz de melhorar a qualidade do ar por meio da fotossíntese e reduzir o escoamento de águas pluviais para as vias públicas, além de deixar o entorno belo e de agradável permanência. O teto-jardim pode ser de vários tipos; e ter várias funções, como de horta, lazer e estética, e ser instalado em coberta de laje ou em cima do madeiramento de uma coberta existente. Porém é importante sempre considerar o peso do teto-jardim na estrutura da construção.
Instituto Surep
ⓘ
1563
02/05/2025 • • Pinheiros
Restaurar as ruas de paralelepípedo dos Predinhos da Hípica Paulista, compreendidas no interior do quadrilátero formado pelas avenidas Pedroso de Morais e Teodoro Sampaio, e as ruas Artur de Azevedo e Fradique Coutinho, pois mais do que não asfaltar é preciso qualificar mão de obra para fazer reparos em ruas de paralelepípedo. Esse trecho de Pinheiros é uma referência histórica para a cidade e pode servir de modelo para outras ruas de paralelepípedo que precisam de conservação. Os Predinhos da Hípica foram construídos em 1948, são tombados desde 2018, mas suas ruas de paralelepípedo estão em péssimas condições de conservação.
ⓘ
165
10/04/2025 • • Pinheiros
CENTRO DE ACOLHIMENTO
Criar um centro de acolhimento para moradores de rua, onde o mesmo possa deixar sau carroça de reciclagem e um.local para seu animal.
esse local será um galpão para tomar banho se alimentar receber orientações trocar de roupas.
nas dependências do galpão um local para colocar uma rede, de dormir com uma cama para seu PET, água e alimentação para o PET.
de manhã tomar café e proceguir seu dia na reciclagem.
Instituto Surep
Surep Brasil
Movimento Surep
Projeto Amancio.
Walmy STS Perus e Joaniro amancio 1199590.3753.
ⓘ
1386
29/04/2025 • • Pinheiros
INSTALAÇÃO DE COBERTURAS EM PONTOS DE ÔNIBUS
Faz-se necessária a instalação de cobertura em pontos de ônibus, seja por conta do sol excessivo ou da chuva. Contudo, por ser uma necessidade em geral dos que não têm condições financeiras ou não optaram por ter um carro, nunca foi dada prioridade para essas instalações. Mas é comum que, sob chuva, pessoas saiam correndo com a chegada do ônibus desejado, às vezes sobre pisos escorregadios ou sob grande risco de queda ou de provocar acidentes.
Há alguns materiais disponíveis para a cobertura, como acrílico ou policarbonato, de preferência fumê, bronze ou mais escuro por conta do sol, com as vantagens, desvantagens e custos benefícios a serem avaliados pelo poder público. O acrílico tem como vantagens a alta durabilidade, resistência a raios UV e o policarbonato tem maior resistência a impactos, leveza, flexibilidade, fácil de dobrar a frio, disponível em várias cores e tipos, sendo mais comum em coberturas curvas devido à sua flexibilidade e resistência, ideal para toldos, passarelas e abrigos de ônibus.
ⓘ
1508. Implantar mais três ecopontos na Subprefeitura de Pinheiros
01/05/2025 • • Pinheiros
Mais ECOPONTOS na SubPrefeitura de Pinheiros
Implantação de mais três ecopontos na Subprefeitura de Pinheiros distribuindo os mesmos de melhor forma pelo território.
Esta proposta envolve Meio ambiente e Direitos Humanos e cidadania
ⓘ
1376
29/04/2025 • • Pinheiros
Hoje em dia existem poucas ruas de paralelepípedo em São Paulo. Mas depois de ter a maioria das vias com esse pavimento asfaltada, cresce junto à opinião pública a consciência à respeito de suas qualidades. Além de ser uma referência histórica, de um tempo que a cidade era mais humana e acessível, os paralelepípedos são permeáveis à água, de forma que ajudam a mitigar as enchentes. Além disso, retêm menos calor que o asfalto, contribuindo para refrescar o ambiente ao seu redor. Por isso, proponho a criação de um projeto- piloto nos Predinhos da Hípica Paulista, que é um conjunto residencial com poucas ruas, a partir do qual instaladores profissionais vindos de outras cidades trabalharão na construção de ruas-modelo de paralelepípedo, uma vez que um dos grandes problemas na manutenção das ruas de paralelepípedo é que os profissionais atuais já não sabem fazer esse serviço adequadamente.
ⓘ
694
22/04/2025 • • Pinheiros
Alargamento das calçadas de pedestres da ponte cidade jardim, com uso de mão francesas metálicas, fixadas a estrutura existente. Assim, as calçadas passam a ter mais que o dobro da largura atual, melhorando a acessibilidade e o fluxo de pedestres e ciclistas.
ⓘ
3261. Contratar estudos de drenagem para áreas que sofrem com problemas de chuva
30/05/2025 • • Pinheiros
PROPOSTA COLEGIADO - CONTRATAÇÃO DE ESTUDOS DE DRENAGEM
A presente proposta, reunião das propostas identificadas pelos números 522, 3020 e 1505, apresentadas pelo Participe+, prevê a destinação de verbas necessárias para a contração de dois estudos técnicos especializados, contratadas individualmente para cada matéria, porquanto sejam objetos distintos, com os seguintes escopos
-
ESTUDO DE DRENAGEM
Proposta 1505 - CADES PINHEIROS
Proposta 522 – Coletiva com origem em audiência pública
Proposta 3020
As três propostas acima foram consideradas para estudo necessário de soluções de drenagem alternativas que estejam em consonância com a natureza, a serem oferecidas para atuação em áreas como a do Beco do Batman e junto ao Córrego das Corujas, e demais áreas que sofrem com mesmos problemas, sobretudo em épocas de chuvas intensas
ⓘ
520
17/04/2025 • • Pinheiros
Investir em equipamento para manejo das praças, substituindo as vias com asfalto.
ⓘ