- Cartões
- Lista
Download das propostas abaixo (csv)
694
22/04/2025 • • Pinheiros
Alargamento das calçadas de pedestres da ponte cidade jardim, com uso de mão francesas metálicas, fixadas a estrutura existente. Assim, as calçadas passam a ter mais que o dobro da largura atual, melhorando a acessibilidade e o fluxo de pedestres e ciclistas.
ⓘ
1511
01/05/2025 • • Pinheiros
A Praça Harmonia dos Sentidos é uma praça de 350m2, espremida no meio dos espigões que foram levantados a partir de 2014 no alto da Vila Madalena, bastante frequentada pelas crianças, pais ou tutores, idosos, visitantes e trabalhadores locais. Ela foi inaugurada em 2008. A praça apresenta alto nível de conservação e zeladoria, graças ao termo de cooperação desde 2015 e o coletivo atuante. A praça é em declive, entremeada com escada de dormente e jardim bem cuidado. A contenção do talude foi feita com solução baseada na natureza, isto é, com cobertura vegetal, terraços e barreiras de paralelepípedo e toras de eucalipto e mesmo nas tempestades, o solo consegue absorver a água e não há sinais de erosão.
A proposta de revitalização 2026 tem como escopo a troca do piso entretravado do caminho e patamar de cerca de 80m2 que se encontra desgastado, desnivelado em algum trecho e escurecido, após 17 anos de ocupação. Todo o piso deve ser do tipo encaixe, sem concreto, assentado na base de areia. As guias de concreto que acompanha a viela também necessita de revisão.
Com o aumento da frequência, em especial de crianças e idosos, as escadas de dormente necessitam de corrimão de eucalipto em um dos lados para percorrer a viela em declive com segurança.
ⓘ
951. Revitalizar sistema de drenagem na Praça Panamericana
24/04/2025 • • Pinheiros
Revitalização do sistema de drenagem na Praça Panamericana – Local de tráfego intenso, que quando chove fica alagada e é o acesso de entrada e saída do bairro, pela Marginal Pinheiros.
ⓘ
1751
05/05/2025 • • Pinheiros
O jardim de chuva será implementado em vagas verdes para reduzir enchentes na Rua dos Pinheiros, Fradique Coutinho e Artur de Azevedo. A instalação ocorrerá na Rua Estela Sezefreda, uma via de baixo trânsito no Distrito de Pinheiros, sem saídas de garagem ou ciclovia. O projeto trará diversos benefícios, como a melhoria da qualidade do ar e das águas, a redução da temperatura e dos poluentes, a gestão das águas pluviais e dos aquíferos, além do aumento da biodiversidade, da valorização da paisagem e da ampliação dos espaços de lazer. Tudo isso contribuirá para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): bem-estar (3), ação contra as mudanças climáticas (13), vida terrestre (15) e parcerias e meios de implementação (17). A iniciativa cooperará para tornar o ambiente local mais resiliente, especialmente em uma região altamente verticalizada. Além disso, ajudará a revitalizar a Rua Estela Sezefreda, que sofreu uma grande perda arbórea recentemente e está inserida no quadrilátero Vilas do Sol, uma localidade em processo de tombamento que foi fragilizada pela exclusão de nove imóveis. Destacando-se entre os desafios urbanos, a proposta alia sustentabilidade e revitalização em tempos de crises climáticas. Para mais detalhes, consulte o plano de Infraestrutura Verde na Rua Estela Sezefreda (anexo).
ⓘ
1533
02/05/2025 • • Pinheiros
RÁDIO DE COMUNICAÇÃO
criar uma rádio que também possa dar informações, sobre os conselhos, sobre as campanhas, sobre os equipamentos, sobre as reuniões, sobre a transparência da gestão.
colocar ponto de escuta em todos equipamentos nas praças nos pontos de ônibus com grandes movimentos.
as pessoas ficam reclamando nas redes sociais onde não resolve nada, com a rádio ela vai saber onde reclamar, onde levar sua demanda, muitas vezes Cobra da subprefeitura demandas que não são da competência das subprefeituras.
a rádio vai ensinar o que é política partidária política pública política privada, sociedade civil e as competências do executivo e legislativo e judiciário.
vamos poder combater as adversidades.
Instituto Surep
ⓘ
236
14/04/2025 • • Pinheiros
CALÇADAS DE RUA
DECRETO Nº 59.671 de 7 de Agosto de 2020 Consolida os critérios para a padronização das calçadas, bem como regulamenta o disposto nos incisos VII e VIII do “caput” do artigo 240 do Plano Diretor Estratégico, o Capítulo III da Lei nº 15.442, de 9 de setembro de 2011, e a Lei nº 13.293, de 14 de janeiro de 2002.
Que as CALÇADAS dos distritos bairros vilas jardins sejam padronizadas, sejam niveladas com as ruas e avenidas. pessoas de todos tipo não conseguem andar pelas calçadas.
um exemplo de calçada acessível é a calçada do fórum trabalhista da Barra funda na av. Marques de São Vicente.
para as pessoas com deficiência PCD é impossível andar nas calçada.
Instituto Surep
ⓘ
3169
11/05/2025 • • Pinheiros
Ponto de ônibus inteligente | Plano de contigência
A proposta é transformar os pontos de ônibus em pontos inteligentes. Em consonância com o projeto do novo ponto de ônibus que está sendo criado competentemente pela SPTRANS, se faz necessária a mordernização e adequação, trazendo os pontos de ônibus ao século XXI.
Nesta proposta inclui além da já prevista inclusão de câmeras ligadas ao programa SmartSampa nos pontos de ônibus, também inclui que os painéis digitais possuam a previsão de chegada dos ônibus.
Além disto se faz óbvio a utilização dos indicadores gerados para um planejamento melhor para as linhas de ônibus. Nisto, a implantação de um plano de contingência teria informações suficientes para o seu sucesso. Onde quando os pontos de ônibus estiverem cheios, um ônibus vazio sairia do terminal para que o tempo de espera seja reduzido e assim uma otimização nos serviços.
ⓘ
1388
29/04/2025 • • Pinheiros
READEQUAÇÃO DO PSIU PARA MELHOR ATENDIMENTO DA CIDADE DE SÃO PAULO
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados - SEADE, a população da cidade de São Paulo é atualmente superior a 12 milhões de habitantes e o Programa de Silêncio Urbano - PSIU da Prefeitura de São Paulo é responsável por fiscalizar ruídos excessivos de toda a cidade, como obras, bares, casas noturnas e eventos.
Contudo, cada vez mais são registradas reclamações de ruídos excessivos de obras e bares, especialmente em regiões boêmias como Vila Madalena, sem que a própria Subprefeitura tenha apoio do PSIU para efetuar as suas fiscalizações conjuntas, uma vez que não tem decibelímetros que lhe permita aferir se o volume está abaixo ou acima do regulamentado.
Isso posto, entendemos ser necessário:
-
maior efetivo de fiscais que possam atender com melhor eficiência e eficácia toda a cidade de São Paulo, uma cidade cada vez mais barulhenta
-
maior sintonia entre o PSIU e as subprefeituras
-
Disponibilização de Decibelímetros fixos próximo às regiões com maior possibilidade de ruídos, como locais de eventos, shows, bares, etc.
ⓘ