- Cartões
- Lista
Download das propostas abaixo (csv)
1878
06/05/2025 • • São Mateus
DIMINUIR TEMPO DE VIAGEM - TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO.
Criar uma forma de diminuir o tempo de viagem dos ônibus. como fazer isso?
1.) criar mais corredores de ônibus.
2.) melhorar as saídas dos terminais. (um transporte chega perder até 28 minutos pra sair de dentro do terminal)
3.) melhorar os SEMARAFOS mudar o tempo de acordo com o fluxo.
4.) Mudar o processo de passagem gratuita (muitos idosos, PCD, mães com crianças, perdemos muito tempo no transporte porque o transporte está vazio mas os idosos as mães com crianças ficam na frente) que seja feito um estudo para que todos desça pela porta dos fundos.
5.) toda empresa que coloque mais ônibus nas horas de pico no sentido do pico. na parte da manhã que o coletivo sai do terminal principal TP, e a tarde que o coletivo esse extra começe n9 TS terminal secundário.
Instituto Surep
1908
06/05/2025 • • São Mateus
Então aqui no Jardim Palanque ainda falta muito para ficar bom .Melhorar o meios de transporte, o posto de saúde com certeza e uma praça de lazer para as crianças na cidade Tiradentes tem um monte e a maioria com esses usuários de drogas que dá até medo de levar as crianças por isso que tem que fazer uma aqui no Palanque
1095
26/04/2025 • • São Mateus
REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA NA TRAVESSA MALVA PAVÃO – RODOLFO PIRANI – SÃO RAFAEL
Propomos a revitalização da área verde localizada na Travessa Malva Pavão, altura do número 172, no bairro Rodolfo Pirani, distrito de São Rafael. O projeto tem como objetivo transformar o espaço em uma área de lazer para a comunidade, com a instalação de brinquedos infantis, recuperação do paisagismo voltado para o lazer, implantação de bancos, iluminação adequada e sinalização, garantindo segurança, conforto e convivência social para os moradores.
2
07/04/2025 • • São Mateus
IMPLANTAÇÃO DE UNIDADE DO CRAS NO DISTRITO DE SÃO RAFAEL
Propõe-se a implantação de uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no Distrito de São Rafael, com base na Lei nº 8.742/1993 (LOAS) e nas diretrizes do SUAS, visando descentralizar os serviços socioassistenciais e ampliar o acesso da população local a programas, benefícios e atendimentos do PAIF. A medida se justifica pela demanda social do território, caracterizado por expressiva vulnerabilidade, e pela necessidade de garantir proteção social básica de forma territorializada e contínua.
4
07/04/2025 • • São Mateus
IMPLANTAÇÃO DE UM CONSELHO TUTELAR NO DISTRITO DE IGUATEMI
Propõe-se a criação de um Conselho Tutelar no Distrito de Iguatemi, com fundamento no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), com o objetivo de descentralizar o atendimento e garantir maior agilidade nas ações de proteção à infância e à adolescência. A distância em relação à sede do município, o crescimento populacional e o aumento dos casos de vulnerabilidade justificam a necessidade da implantação da unidade local. A medida fortalecerá a rede de proteção social, facilitará o acesso da população aos serviços e assegurará o cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes.
655
21/04/2025 • • São Mateus
MUTIRÕES DE REGULARIZAÇÃO DOCUMENTAL PARA IMIGRANTES
Promover mutirões voltados à orientação para emissão de documentos essenciais para imigrantes, como CPF, CRNM, Carteira de Trabalho e atualização cadastral. A ausência de documentação impede o acesso de imigrantes a serviços públicos essenciais, como saúde, educação, trabalho formal e programas sociais. Muitos vivem em situação de vulnerabilidade e enfrentam barreiras no processo de regularização. Os mutirões contribuem para garantir informação adequada, facilitar a obtenção de documentos e fortalecer a inclusão social. A iniciativa promove o exercício da cidadania e a dignidade dos imigrantes, além de apoiar políticas públicas municipais inclusivas e alinhadas aos direitos humanos.
998
24/04/2025 • • São Mateus
CRIAÇÃO DA LINHA DE ÔNIBUS CARRÃO \ FORTE DO RIO BRANCO
A criação de uma linha de ônibus ligando a Rua Forte do Rio Branco, em São Mateus, ao Metrô Carrão é uma necessidade urgente diante da crescente demanda da população local. A região vem passando por uma intensa expansão urbana impulsionada pelos novos empreendimentos da COHAB, o que aumentou significativamente o número de moradores e, consequentemente, de usuários do transporte público.
As linhas existentes atualmente não conseguem mais atender com eficiência esse volume de passageiros, resultando em veículos superlotados, longos tempos de espera e grande desgaste para a população trabalhadora, principalmente nos horários de pico. Muitos precisam realizar múltiplas baldeações para chegar ao metrô, o que encarece e prolonga o trajeto diário.
A nova linha direta até o Metrô Carrão garantiria mais conforto, agilidade e dignidade no deslocamento, além de fomentar a integração entre regiões periféricas e centrais. É uma medida que promove mobilidade urbana, inclusão social e qualidade de vida para os moradores da Zona Leste.
861
24/04/2025 • • São Mateus
CÂMARAS DE SEGURANÇA (VIGILÂNCIA)
precisamos atrair mais passageiros para o transporte público coletivo. para isso precisamos reduzir o tempo de viagem do transporte e oferecer mais segurança.
essa proposta é colocar câmara de seguranças do smart sampa nos pontos de ônibus dos distritos ou integragradas ao smart sampa. aumentar o projeto abrigo amigo.
isso ajuda a melhorar a mobilidade urbana, mais pessoas no transporte coletivo menos pessoas nos carros, reduz a poluição, criando comunidades sustentável. diminuição da violência.
Instituto Surep
1
07/04/2025 • • São Mateus
CONSTRUÇÃO DE UMA UPA NO DISTRITO DE SÃO RAFAEL
O Distrito de São Rafael enfrenta uma carência de atendimento de urgência e emergência, devido à ausência de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na região. A população local, em crescimento constante, precisa se deslocar para outras áreas em busca de socorro médico, o que compromete a qualidade e a agilidade do atendimento. Investir na construção da UPA em São Rafael é uma medida essencial para atender às demandas da população e fortalecer o sistema público de saúde da região.