Download das propostas abaixo (csv)
2516
09/05/2025 • • Parelheiros
PRAÇA DO CIDADÃO PARTICIPATIVO
Com a falta de espaços de lazer e cultura, é muito importante termos no minimo em cada territorio da Subprefeitura, uma Praça com caracteristicas diferenciadas, que será a PRAÇA DO CIDADÃO PARTICIPATIVO!
Neste espaço da PRAÇA DO CIDADÃO PARTICIPATIVO, que será administrado pelo Conselho Participativo Municipal da Subprefeitura, onde terá o seguinte objetivo:
- FAZER O DEBATE COM A POPULAÇÃO SOBRE OS TEMAS QUE TRAZEM ALGUM TIPO DE PROBLEMA VISANDO A SOLUÇÃO;
- ESTIMULAR A CRIÇÃO DE SHOWS CULTURAIS COM ARTISTAS LOCAIS;
- PROMOVER O LAZER PERMANENTE;
- TRAZER CURSOS TEMÁTICOS;
O Conselho Participativo Municipal, com essa iniciativa da PRAÇA DO CIDADÃO PARTICIPATIVO, criará um novo conceito de debates, informações e intertenimento com a Sociedade Civil.
Local para Aplicação: Em Praça de escolha e facil acesso a todos, aproveitando os Domingos que tem a TARIFA ZERO!
VALOR DESTINADO NO OC/26 SERÁ DE: R$ 1.000.000,00;
O RESTANTE DO VALOR DEVERÁ SER COMPLEMENTADO PELO O ORÇAMENTO DA SUBPREFEITURA, SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS, CASA CIVIL E SMSUB;
183
11/04/2025 • • Ermelino Matarazzo
Colocação de equipamento Smart Sampa na Estrada de Mogi das Cruzes com Rua Pedro Gomes de Camargo x Rua Antônio Sartório.
Local com alto fluxo de veículos(bairro centro e centro bairro e acesso a Rua Pedro Gomes de Camargo) e pedestres(grande fluxo de pedestre devido ser pista de caminhada ) sendo recorrente o desrespeito por condutores de veículos,as normas de trânsito(não respeitarem indicações dos semáforos).
1970
06/05/2025 • • Vila Mariana
Combate a prostituição imoral e aos bingos ilegais (Avenida Indianópolis e Rua Caramuru (...).
1693
04/05/2025 • • Ipiranga
Duplicação da Avenida do Cursino
A Avenida do Cursino enfrenta, há muitos anos, sérios problemas de congestionamento, agravados pelo constante crescimento populacional da região. A situação do trânsito tem se tornado progressivamente pior, especialmente considerando que essa via é um importante eixo de ligação entre os municípios de São Paulo, Diadema e São Bernardo do Campo.
Além do grande volume de veículos, a avenida é utilizada por ônibus de grande porte, e a inexistência de baias ou áreas apropriadas para embarque e desembarque contribui para a paralisação do tráfego em diversos trechos. Embora grande parte da via já tenha sido duplicada, o trecho entre o cruzamento com a Rua Dom Vilares até as avenidas Água Funda e Miguel Estéfano permanece com pista simples, criando um gargalo que compromete toda a fluidez da via.
Há informações sobre um plano que previa a duplicação desse trecho, porém não há sinais claros de sua execução ou continuidade. A retomada e conclusão desse projeto são de extrema importância para melhorar a mobilidade urbana e atender adequadamente às necessidades da população local e dos motoristas que utilizam esse corredor diariamente.
Além da duplicação, é fundamental que toda a extensão da avenida receba um projeto de arborização, como forma de compensação ambiental e também para contribuir com o embelezamento da região, promovendo mais conforto térmico, qualidade do ar e bem-estar aos cidadãos.
3024
11/05/2025 • • Vila Mariana
Mudança da UBS Milton Santos para o imóvel do antigo Fundacentro (Rua Campina da Taborda, 87) através de um pedido de cessão junto ao Governo do Estado de São Paulo.
As instalações da UBS Milton Santos são insuficientes e inadequadas (pequeno e sem acessibilidade) para atendimento público. Solicitamos sua mudança para um imóvel a 800m da UBS, com área 10 vezes maior e em situação de desuso há 20 anos que pertence ao governo do Estado.
1493
30/04/2025 • • Lapa
Construir um jardim de chuva na area em frente a praça Nova Lapa, conhecida como caminho das águas, com uma obra de SBN (Solução Baseada na Natureza).
Para isso é necessário transformar as vagas de carro em areas permeáveis que ajustará o viário e o desenho viário (alargamento da calçada) para proteção dos pedestres que ali circulam.
2498
09/05/2025 • • Butantã
PRAÇA DO CIDADÃO PARTICIPATIVO
Com a falta de espaços de lazer e cultura, é muito importante termos no minimo em cada territorio da Subprefeitura, uma Praça com caracteristicas diferenciadas, que será a PRAÇA DO CIDADÃO PARTICIPATIVO!
Neste espaço da PRAÇA DO CIDADÃO PARTICIPATIVO, que será administrado pelo Conselho Participativo Municipal da Subprefeitura, onde terá o seguinte objetivo:
- FAZER O DEBATE COM A POPULAÇÃO SOBRE OS TEMAS QUE TRAZEM ALGUM TIPO DE PROBLEMA VISANDO A SOLUÇÃO;
- ESTIMULAR A CRIÇÃO DE SHOWS CULTURAIS COM ARTISTAS LOCAIS;
- PROMOVER O LAZER PERMANENTE;
- TRAZER CURSOS TEMÁTICOS;
O Conselho Participativo Municipal, com essa iniciativa da PRAÇA DO CIDADÃO PARTICIPATIVO, criará um novo conceito de debates, informações e intertenimento com a Sociedade Civil.
Local para Aplicação: Em Praça de escolha e facil acesso a todos, aproveitando os Domingos que tem a TARIFA ZERO!
VALOR DESTINADO NO OC/26 SERÁ DE: R$ 1.000.000,00;
O RESTANTE DO VALOR DEVERÁ SER COMPLEMENTADO PELO O ORÇAMENTO DA SUBPREFEITURA, SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS, CASA CIVIL E SMSUB;
3274. Conectar estrutura cicloviária da Rua Luís Góis à Av. Jabaquara
30/05/2025 • • Vila Mariana
PROPOSTA DE CONEXÃO DE ESTRUTURA CICLOVIÁRIA RUA LUÍS GÓIS COM AVENIDA JABAQUARA A falta da ciclofaixa no trecho compreendido entre a Rua Primeiro de Janeiro e a Avenida Jabaquara da Rua Luís Góis prejudica não somente os ciclistas, mas também os pedestres, pois os ciclistas acabam utilizando a calçada como alternativa segura para prosseguir sua rota até o próximo trecho com ciclofaixa, gerando assim conflitos que poderiam ser evitados caso houvesse a conexão que apresentaremos aqui nesta proposta. O PlanMob – Plano de Mobilidade Urbana de São Paulo, elaborado em 2015 e reforçado pelo Plano Cicloviário apresentado pela CET em 2020, prevê ainda 1800km e estruturas cicloviárias até 2028, o que também está distante do previsto de ser entregue.O ciclista paulistano possui necessidades de mais estruturas que tragam segurança. E essas estruturas precisam estar conectadas. Tais conexões fazem falta em uma cidade. Uma necessária estrutura que pode conectar ciclofaixas pela cidade é a que propomos nesta ocasião, na Rua Luís Góis, que é simples, demanda pouco estudo técnico e é de aplicação e execução fácil, e de baixo custo como explanaremos nos itens a seguir.
A proposta consiste em remover a faixa de estacionamento do lado esquerdo da via, no trecho compreendido entre a Rua Primeiro de Janeiro e a Avenida Jabaquara e instalar a estrutura denominada ciclovia elevada em nível com a calçada expandindo o espaço em 2,5m. Considerando que os tachões são insuficientes para impedir a invasão por automóveis e motocicletas, e são recorrentes as infrações de estacionamento sobre a ciclofaixa, bem como a dificuldade de fiscalização, o alargamento da calçada com ciclovia em nível resolveria este problema. Também ficaria resolvida a situação de embarque e desembarque, podendo os passageiros de automóvel desembarcar sem invadir a ciclovia.
1590
03/05/2025 • • Butantã
Corredores Verdes e Iluminação Sustentável: Mais Segurança e Sustentabilidade para o Butantã: Objetivo: criar “corredores verdes iluminados” nos principais eixos pedonais do Butantã, com arborização nativa, calçadas acessíveis e postes LED solares, promovendo segurança, conforto térmico e uso comunitário dos espaços. Descrição: a proposta visa transformar áreas de alta circulação e baixa infraestrutura em ambientes seguros e sustentáveis. Serão priorizadas regiões como o Rio Pequeno, entorno do Metrô Butantã e vias próximas a escolas e unidades de saúde. Componentes do projeto: Arborização urbana: plantio de 500 árvores nativas da Mata Atlântica, ampliando a cobertura vegetal e conectando áreas verdes existentes; Iluminação sustentável: 2.100 postes com luminárias LED alimentadas por energia solar, com sensor de presença e telegestão; Calçadas acessíveis: revitalização de 12 km com piso tátil, faixa livre e drenagem permeável; Espaços de convivência: 18 "pocket squares" com bancos, wi-fi, lixeiras seletivas e jardins de chuva. Alinhamento às políticas públicas: a proposta cumpre o Plano Diretor Estratégico (arts. 147-150), contribui às metas 22 (corredores ecológicos) e 38 (LED público) do Programa de Metas da PMSP, e está em conformidade com a Política Municipal de Mudança do Clima (Lei 14.933/09) e o Plano Municipal de Arborização (Dec. 61.859/22). Investimento estimado: R$ 7 milhões, com recursos divididos entre arborização (1,5 mi), iluminação (2,2 mi), calçadas (1,8 mi), espaços de convivência (0,9 mi) e manutenção (0,6 mi). Benefícios esperados: redução de 15% em crimes contra pedestres, queda de 1,2 °C na temperatura de superfície, economia de 180 MWh/ano em energia elétrica, melhoria da acessibilidade e valorização urbana.