Javascript não suportado 3274. Conectar estrutura cicloviária da Rua Luís Góis à Av. Jabaquara
Início
Voltar

3274. Conectar estrutura cicloviária da Rua Luís Góis à Av. Jabaquara

FerDennis FerDennis  •  30/05/2025  •  Vila Mariana  •  Código da proposta: 3274

PROPOSTA DE CONEXÃO DE ESTRUTURA CICLOVIÁRIA RUA LUÍS GÓIS COM AVENIDA JABAQUARA A falta da ciclofaixa no trecho compreendido entre a Rua Primeiro de Janeiro e a Avenida Jabaquara da Rua Luís Góis prejudica não somente os ciclistas, mas também os pedestres, pois os ciclistas acabam utilizando a calçada como alternativa segura para prosseguir sua rota até o próximo trecho com ciclofaixa, gerando assim conflitos que poderiam ser evitados caso houvesse a conexão que apresentaremos aqui nesta proposta. O PlanMob – Plano de Mobilidade Urbana de São Paulo, elaborado em 2015 e reforçado pelo Plano Cicloviário apresentado pela CET em 2020, prevê ainda 1800km e estruturas cicloviárias até 2028, o que também está distante do previsto de ser entregue.O ciclista paulistano possui necessidades de mais estruturas que tragam segurança. E essas estruturas precisam estar conectadas. Tais conexões fazem falta em uma cidade. Uma necessária estrutura que pode conectar ciclofaixas pela cidade é a que propomos nesta ocasião, na Rua Luís Góis, que é simples, demanda pouco estudo técnico e é de aplicação e execução fácil, e de baixo custo como explanaremos nos itens a seguir.

A proposta consiste em remover a faixa de estacionamento do lado esquerdo da via, no trecho compreendido entre a Rua Primeiro de Janeiro e a Avenida Jabaquara e instalar a estrutura denominada ciclovia elevada em nível com a calçada expandindo o espaço em 2,5m. Considerando que os tachões são insuficientes para impedir a invasão por automóveis e  motocicletas, e são recorrentes as infrações de estacionamento sobre a ciclofaixa, bem como a dificuldade de fiscalização, o alargamento da calçada com ciclovia em nível resolveria este problema. Também ficaria resolvida a situação de embarque e desembarque, podendo os passageiros de automóvel desembarcar sem invadir a ciclovia.  

Figura 1 – Trecho proposto para a conexão – Fonte: Google Maps
Figura 1 – Trecho proposto para a conexão – Fonte: Google Maps

Documentos (1)

Justificativa

Vide análise de viabilidade técinca


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
  • Edmir Mesz

    Concordo que está obra é desnecessária, uma vez que já existe ciclovia que interliga a r. LUis Goes com a AV. Jabaquara, através da al. BONINAS., continuação da r. Primwiro de Janeiro.

    Nenhuma resposta
    • Isabela Shinzato

      Por que foi considerada inviável? Qual a justificativa?

      Nenhuma resposta

        Para visualizar a(s) análise(s) clique no nome da Secretaria!

        Responsável

        Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes

        • Análise de viabilidade técnica

          Viável

          Está prevista no Plano Cicloviário, a implantação da conexão na Rua Luis Góis entre a Rua Primeiro de Agosto e a Rua Domingos de Morais / Avenida Jabaquara. 

          Não está previsto para o ano de 2026 a implantação do referido trecho cicloviário

        • Análise de viabilidade orçamentária

          Inviável Inviável
        • Dados Complementares

        • Viabilidade final

          Inviável

          Inviável

          Não está previsto para o ano de 2026 a implantação do referido trecho.

      Não há etapas definidas
      Voltar para o Início