Javascript não suportado 1389
Início
Voltar

1389

rafaelsilva rafaelsilva  •  04/05/2026  •  Penha  •  Código da proposta: 1389

Parque Esponja Rincão: Transformando o Piscinão em Área de Lazer e Resiliência Climática na Penha de França.

Descrição do Projeto: Proponho a reforma e readequação do Piscinão Rincão, transformando a área em um Parque Esponja, modelo de infraestrutura verde que combina lazer, qualidade ambiental e controle de enchentes.

O projeto substitui áreas de concreto por espaços permeáveis e paisagísticos com funções ecológicas. A água da chuva será captada e conduzida por jardins de chuva e canais vegetados (biovaletas), que reduzem a velocidade do fluxo, filtram poluentes e ajudam na infiltração natural no solo. O excedente será direcionado a bacias de contenção, que funcionam como lagos temporários e áreas de lazer em dias secos.

A região da Penha sofre com alguns alagamentos, e o atual piscinão é um espaço subutilizado e pouco integrado ao bairro. Inspirado em projetos bem-sucedidos como os parques esponja de Curitiba e o programa de Cidades-Esponja da China, este projeto oferece múltiplos benefícios:

A) Controle de Enchentes: Aumento da permeabilidade do solo e criação de bacias para reter o excesso de chuva, reduzindo o risco de alagamentos.

B) Lazer e Bem-Estar: Criação de um parque com áreas de convivência, playgrounds, pistas de caminhada e ciclovias, promovendo saúde e integração social.

C) Melhoria Ambiental: Redução das ilhas de calor com arborização, aumento da biodiversidade local e purificação natural da água.

D) Valorização Urbana: Transformação de um espaço sem vida em um ponto de encontro que valoriza o entorno e fortalece o senso de comunidade.

Fontes de Inspiração:

  • Parque Esponja Santa Cândida, Curitiba (Prefeitura Municipal de Curitiba).

  • Programa Cidades-Esponja da China (Regulamentação de Shenzhen).

Documentos (3)


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
    Secretarias ainda não enviaram um parecer sobre a proposta
      Não há nenhum recurso
    Não há etapas definidas
    Voltar ao topo