Javascript não suportado Orçamento cidadão
Início

Propostas para a Subprefeitura Cidade Tiradentes

População: 190.611

Área: 15,0 km²

Etapa atual

Informação

Mais informações da Subprefeitura

Quer saber quais as propostas que entraram no Orçamento Cidadão 2026 clique aqui

1173. Criar o Parque Municipal Metalúrgicos

29/04/2026  •  Caique Alves de Souza  •  Cidade Tiradentes

Criação do Parque Municipal Metalúrgicos

Propomos transformar essa área em um parque municipal, lado do EE Ruy de Melo Junqueira, na Av. dos Metalúrgicos, que hoje existe um grande terreno abandonado.

Propomos a criação do Parque Municipal dos Metalúrgicos no terreno ao lado da EE Ruy de Melo Junqueira, na Avenida dos Metalúrgicos (altura do número 3.000), Cidade Tiradentes.  O parque integrará a conclusão da Rua Barão Diniz de Samuel, criando acesso entre o Jardim Souza Ramos e a Avenida dos Metalúrgicos pelo interior da área verde. O terreno é parcialmente público (lote municipal F0003) e parcialmente privado (SQL 246.127.0001-3), sendo possível iniciar a implantação na porção municipal e, em paralelo, aplicar os instrumentos previstos no Plano Diretor para a incorporação da área privada abandonada ao patrimônio público, como a arrecadação por abandono ou a desapropriação por descumprimento da função social.

O artigo 182 da Constituição Federal e o Plano Diretor Estratégico determinam que a propriedade urbana cumpra sua função social, sendo passível de sanções progressivas — incluindo a desapropriação — quando abandonada. O imóvel privado de SQL 246.127.0001-3 está com dívidas de IPTU e multas, e a Subprefeitura já emitiu a Informação SUBCT/CPDU/SFISC nº 082255501, abrindo caminho para a aplicação dos instrumentos do Estatuto da Cidade. O lote municipal F0003 permite o início imediato da obra na porção pública. A proposta foi registrada no Participe+ em múltiplas edições, e o orçamento da Secretaria do Verde e Meio Ambiente em 2026 contempla rubrica para criação e requalificação de parques urbanos, viabilizando o investimento progressivo por etapas.

  • Redução das Desigualdades - Ícone com setas apontando para cima e para baixo, simbolizando a necessidade de diminuir desigualdades dentro dos países e entre eles.
  • Cidades e Comunidades Sustentáveis - Ícone de prédios e casas, representando o desenvolvimento sustentável das cidades e comunidades.
  • Ação Contra a Mudança Global do Clima - Ícone de um olho com um globo terrestre dentro, simbolizando a importância de combater as mudanças climáticas.
4 curtidas

2258. Combater o descarte irregular de lixo em Cidade Tiradentes Recursos próprios.

12/05/2026  •  William R de B Diogo  •  Cidade Tiradentes

Criação de um programa de conscientização e combate ao descarte irregular de lixo em Cidade Tiradentes.

A proposta consiste em fortalecer a fiscalização ambiental através da participação da população, permitindo que moradores possam registrar, através de fotos e vídeos, situações de descarte irregular de lixo em locais proibidos ou em dias incorretos.

A proposta também sugere que entre 10% e 30% do valor da multa aplicada seja destinado ao cidadão que realizou a denúncia com imagens comprobatórias, incentivando a participação popular no combate ao descarte irregular.

O objetivo é aumentar a conscientização da população, fortalecer a limpeza urbana, preservar os espaços públicos e contribuir para uma Cidade Tiradentes mais limpa, organizada e segura para todos.

Além disso, a proposta busca ampliar campanhas educativas, instalação de placas informativas e ações de conscientização ambiental em toda a região.

4 curtidas

1134

29/04/2026  •  AndrezinhoSP1977  •  Cidade Tiradentes

Projeto: Clube Escola de Futebol da Periferia na Cidade

Formato: Lotes de 4 CDCs, coordenado por entidades sociais esportivas com experiência na área de futebol 

Apresentação

O projeto “Clube Escola de Futebol da Periferia” promove inclusão social, desenvolvimento esportivo e formação cidadã por meio do futebol em comunidades periféricas, com núcleos organizados em lotes de 4 CDCs para ampliar o alcance.

Objetivo Geral

Oferecer formação esportiva e cidadã para crianças e adolescentes, utilizando o futebol como ferramenta de inclusão e desenvolvimento social.

Objetivos Específicos

Incentivar a prática esportiva regular

Promover disciplina e trabalho em equipe

Reduzir vulnerabilidade social

Desenvolver talentos esportivos

Público-Alvo

Crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, com até 200 participantes por lote (4 CDCs).

Metodologia

Treinos 5 vezes por semana, com instrutores qualificados. As atividades incluem fundamentos técnicos, preparação física, jogos educativos, campeonatos internos e eventos comunitários, utilizando os espaços dos CDCs. A coordenação será realizada por entidades sociais esportivas com comprovada experiência na área, garantindo qualidade e gestão eficiente do projeto.

Justificativa

O acesso ao esporte nas periferias ainda é limitado. O projeto amplia oportunidades, promove inclusão, saúde e disciplina, contribuindo para o desenvolvimento social.

Resultados Esperados

Melhoria da saúde, aumento da disciplina, redução da ociosidade, integração social e descoberta de talentos.

Duração

Projeto contínuo com início em 2026.

Considerações Finais

A proposta fortalece o esporte de base e gera impacto social positivo, oferecendo oportunidades reais para jovens da periferia.

1 curtida

1417

04/05/2026  •  Erick Levi  •  Cidade Tiradentes

Projeto: Centro de Educação Inclusiva e Apoio Especializado (CEIAE)

O presente projeto propõe a criação do Centro de Educação Inclusiva e Apoio Especializado (CEIAE), com o objetivo de oferecer suporte multidisciplinar a crianças, adolescentes e jovens com deficiência, fortalecendo a inclusão de forma efetiva na rede pública de ensino.

Atualmente, muitos alunos com deficiência estão inseridos nas escolas, porém sem o acompanhamento necessário para seu pleno desenvolvimento. A falta de apoio especializado, tanto pedagógico quanto emocional, compromete o aprendizado e dificulta a permanência desses alunos no ambiente escolar.

O CEIAE surge como um espaço complementar à escola regular, não com caráter de separação, mas de apoio à inclusão. O centro contará com profissionais qualificados, como professores especializados, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, garantindo atendimento individualizado e humanizado.

Entre os serviços oferecidos estão o reforço pedagógico, acompanhamento psicológico, terapias de apoio, desenvolvimento social e orientação às famílias. Além disso, o projeto prevê a capacitação de professores da rede pública, ampliando a qualidade do ensino inclusivo.

A proposta também garante acessibilidade total, com espaços adaptados e possibilidade de transporte adequado, assegurando que nenhum aluno seja impedido de acessar o serviço por limitações físicas ou sociais.

Com essa iniciativa, espera-se melhorar o desempenho escolar, reduzir a evasão, promover inclusão social e oferecer suporte direto às famílias, contribuindo para uma educação mais justa e igualitária.

Este projeto reforça que incluir não é apenas permitir o acesso à escola, mas garantir condições reais de aprendizado, desenvolvimento e dignidade para todos.

  • Educação de Qualidade - Ícone de um livro aberto e um lápis, representando o direito à educação inclusiva e de qualidade.
5 curtidas

2123

11/05/2026  •  Proposta Coletiva - Audiência Pública na Subprefeitura  •  Cidade Tiradentes

Criar 1 canal de comunicação com todos os equipamentos do território.

Justificativa: Existem muitas demandas de educação, esporte, saúde e social que não se conversam. Essa comunicação pode completar vazios. 

Endereço: Nos equipamentos do território. 

  • Indústria, Inovação e Infraestrutura - Ícone de blocos interligados, representando o desenvolvimento da indústria, inovação e infraestrutura sustentável.
  • Redução das Desigualdades - Ícone com setas apontando para cima e para baixo, simbolizando a necessidade de diminuir desigualdades dentro dos países e entre eles.
1 curtida

2126

11/05/2026  •  Proposta Coletiva - Audiência Pública na Subprefeitura  •  Cidade Tiradentes

A Estrada da Vaquejada está totalmente abandonada e precisa urgentemente de melhorias. Há descaso com as caçambas de lixo, pois são poucas para uma demanda muito grande de moradores. Chega a ser desumano como as pessoas vivem lá, por tamanho descaso e esquecimento do poder público. Ruas abandonadas, lixo jogado nas ruas porque não há uma coleta digna.

Justificativa: Quantidade inferior de caçambas, córrego a céu aberto e ruas sem pavimentação.

Endereço: Estrada da Vaquejada, Rua Saranandaia, entrada da Vaquejada. 

  • Água Potável e Saneamento - Ícone de uma gota d’água com uma torneira, simbolizando o acesso à água potável e saneamento para todos.
  • Indústria, Inovação e Infraestrutura - Ícone de blocos interligados, representando o desenvolvimento da indústria, inovação e infraestrutura sustentável.
  • Cidades e Comunidades Sustentáveis - Ícone de prédios e casas, representando o desenvolvimento sustentável das cidades e comunidades.
1 curtida

1174

29/04/2026  •  Caique Alves de Souza  •  Cidade Tiradentes

Construção da Sede Própria da Subprefeitura Cidade Tiradentes, Descomplica SP e Praça Multiuso

A Subprefeitura Cidade Tiradentes funciona em prédio alugado, gastando dinheiro público com aluguel todos os meses. Enquanto isso, o grande terreno ao lado da EE Ruy de Melo Junqueira, na Av. dos Metalúrgicos, está abandonado. Propomos construir nesse espaço a sede própria da Subprefeitura, junto com do Descomplica SP, Poupatemo e uma praça pública.

A Subprefeitura Cidade Tiradentes ocupa imóvel alugado, gerando despesa continuada de locação que poderia ser convertida em investimento em sede própria, com retorno financeiro de longo prazo. O artigo 2º do Plano Diretor consagra o princípio da função social da propriedade urbana. O lote F0003 da Avenida dos Metalúrgicos pertence ao município, o que elimina custos de desapropriação. 

O artigo 182 da Constituição Federal e o Plano Diretor Estratégico determinam que a propriedade urbana cumpra sua função social, sendo passível de sanções progressivas — incluindo a desapropriação — quando abandonada. O imóvel privado de SQL 246.127.0001-3 está com dívidas de IPTU e multas, e a Subprefeitura já emitiu a Informação SUBCT/CPDU/SFISC nº 082255501, abrindo caminho para a aplicação dos instrumentos do Estatuto da Cidade. O lote municipal F0003 permite o início imediato da obra na porção pública. A proposta foi registrada no Participe+ em múltiplas edições, e o orçamento da Secretaria do Verde e Meio Ambiente em 2026 contempla rubrica para criação e requalificação de parques urbanos, viabilizando o investimento progressivo por etapas.

  • Redução das Desigualdades - Ícone com setas apontando para cima e para baixo, simbolizando a necessidade de diminuir desigualdades dentro dos países e entre eles.
  • Cidades e Comunidades Sustentáveis - Ícone de prédios e casas, representando o desenvolvimento sustentável das cidades e comunidades.
  • Ação Contra a Mudança Global do Clima - Ícone de um olho com um globo terrestre dentro, simbolizando a importância de combater as mudanças climáticas.
2 curtidas

2191

12/05/2026  •  Proposta Coletiva - Audiência Pública na Subprefeitura  •  Cidade Tiradentes

Cinema ao ar livre. Realizar ações de lazer abertas a comunidade envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos para fortalecer os vínculos sociais e proporcionar o bem estar para todos. Endereço (onde a proposta deve acontecer?): Rua Cristiano Lobe, Rua Afonso (trecho ilegível), Raquel Meller, Rua Jacques Kurkdjibachian. Justificativa: Para promover momentos de convivência, diversão e integração entre as famílias do bairro incentivando o uso dos espaços públicos e acesso a cultura. 

  • Saúde e Bem-Estar - Ícone de um eletrocardiograma com um coração, simbolizando o acesso à saúde de qualidade e bem-estar para todos
  • Redução das Desigualdades - Ícone com setas apontando para cima e para baixo, simbolizando a necessidade de diminuir desigualdades dentro dos países e entre eles.
  • Paz, Justiça e Instituições Eficazes - Ícone de uma pomba com um ramo de oliveira, representando a promoção da paz, justiça e instituições fortes.
1 curtida

2290

13/05/2026  •  Proposta Coletiva - Audiência Pública na Subprefeitura  •  Cidade Tiradentes

  • Aumento do orçamento para o Parque da Consciência Negra para atividades e ações voltadas à cultura africana, afro-brasileira e indígena. 
  • Construir plano de segurança alimentar, horta comunitária e cultura livre. 
  • Cumprimento da Lei 10.639. 
  • Inserir atendimento inter-religioso no programa do Parque da Consciência Negra.

Justificativa: Para fortalecimento do Estado laico no território da Cidade Tiradentes, garantia dos direitos culturais e acesso ao meio ambiente. 

Endereço: Parque da Consciência Negra – Cidade Tiradentes. 

  • Fome Zero e Agricultura Sustentável - Ícone de um prato com vapor saindo, representando o combate à fome e a promoção da agricultura sustentável.
  • Cidades e Comunidades Sustentáveis - Ícone de prédios e casas, representando o desenvolvimento sustentável das cidades e comunidades.
  • Vida Terrestre - Ícone de uma árvore e um animal, simbolizando a proteção da biodiversidade terrestre.
1 curtida

1165. Duplicar a Avenida Ragueb Chohfi no trecho Bento Guelfi-Nascer do Sol

29/04/2026  •  Caique Alves de Souza  •  Cidade Tiradentes

Corredor Perimetral Leste – Trecho 1: Duplicação da Av. Ragueb Chohfi (Bento Guelfi ↔ Nascer do Sol)

Para o monotrilho chegar e o novo corredor de ônibus sair do papel, a Avenida Ragueb Chohfi precisa ser duplicada no trecho entre a Rua Bento Guelfi e a Rua Nascer do Sol. Hoje, o trânsito trava e a via não comporta o trilho que guiará os trens. A obra é a peça que falta para destravar todo o projeto de mobilidade da região.

Propomos a duplicação e readequação da Avenida Ragueb Chohfi no trecho entre a Rua Bento Guelfi (altura da Padaria Satélite) e a Rua Nascer do Sol (Tobogã), em Cidade Tiradentes. A intervenção deve incluir alargamento da caixa viária, implantação de canteiro central, nova pavimentação, drenagem e sinalização semafórica inteligente, preparando o eixo para receber as vigas-guia da extensão da Linha 15-Prata do monotrilho e, futuramente, o corredor de ônibus à esquerda. A proposta desmembra o projeto do Corredor Perimetral Leste em etapas executáveis, sendo esta a primeira e mais urgente.

O Metrô de São Paulo já indicou que a expansão da Linha 15-Prata depende da duplicação da Avenida Ragueb Chohfi, obra a cargo da Prefeitura. O Plano Diretor Estratégico (Lei 16.050/2014) determina a priorização do transporte coletivo, e a duplicação é condição física indispensável para sua implantação.

  • Redução das Desigualdades - Ícone com setas apontando para cima e para baixo, simbolizando a necessidade de diminuir desigualdades dentro dos países e entre eles.
  • Cidades e Comunidades Sustentáveis - Ícone de prédios e casas, representando o desenvolvimento sustentável das cidades e comunidades.
3 curtidas
Voltar ao topo