Javascript não suportado Participe+
Início
Voltar

Descrição

Jardim Sensorial com redário como Espaço de acomodação sensorial e ferramenta de acessibilidade em ambientes abertos.

A proposta de instalação desse equipamento no espaço ocioso ao redor da Biblioteca Municipal Érico Veríssimo se dá, pois, a mesma está localizada de forma estratégica no centro da Cohab de Taipas, onde em seu entorno existe grande concentração de CEIs, EMEIs, EMEFs, CEUs e UBSs, impactando aproximadamente uma população 135.000.000 habitantes.

Além de ser uma proposta de grande impacto social, no que tange acessibilidade e inclusão ela cumpre 7 ODS´s

São espaço onde pessoas com Transtorno do neurodesenvolvimento como TEA por exemplo, podem se retirar para aliviar a sobrecarga sensorial e evitar crises emocionais. São locais seguros que possibilitam a autorregularão em espaços abertos viabilizam o contato direto com a natureza e possibilitam a experimentação de várias sensações pessoais e a criação de memórias sensoriais. Essa oportunidade deve ser ofertada a toda e qualquer pessoa, mas principalmente ás pessoas com deficiência, neurodivergentes, idosos, crianças.

As características principais desses espaços, é que tenham jardins sensoriais, pois, os mesmos têm sido associados à redução do estresse e da ansiedade promovendo um bem-estar e significativa melhora na saúde mental especialmente em centros urbanos. Estudos mostram que ambientes naturais podem diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, melhorando o humor e a sensação de relaxamento. Além de serem ferramentas valiosas para a educação ambiental e a terapia ocupacional. Eles oferecem um ambiente interativo para crianças aprenderem sobre a natureza e para pacientes em terapias de reabilitação sensorial e motora. Nestes espaços desenvolve-se a autonomia, a iniciativa, a autoestima, o contato com a natureza e a integração dos sentidos precisam ser inclusivos e acessíveis.

Esse espaço também prevê um redário, pois, a utilização de um balanço, tanto em ambiente terapêutico como recreativo, pode trazer diversos benefícios para pessoas com autismo, especialmente na regulação sensorial, desenvolvimento da coordenação motora e promoção da calma.

E por fim painéis sensoriais ajudando na regulação sensorial, desenvolvimento de habilidades e redução de ansiedade e trazem benefícios como:

Regulação Sensorial: Auxiliam no processamento de estímulos sensoriais, como texturas, sons, cores e movimentos, que podem ser sobrecarregastes para pessoas com TEA, reduzindo a ansiedade e melhorando o foco.

Desenvolvimento de Habilidades: Estimulam o desenvolvimento de habilidades sensório-motoras, cognitivas e sociais, através da exploração e interação com os diferentes elementos do painel.

Redução de Ansiedade: Criam um ambiente seguro e tranquilo, que pode ser útil para acalmar e reduzir a ansiedade em momentos de sobrecarga sensorial.

Melhora da Comunicação: Permitem que a pessoa expresse suas preferências e desconfortos de forma mais clara, auxiliando na comunicação e interação social.

Desenvolvimento Cognitivo e Emocional: Promovem a exploração e o aprendizado de forma lúdica, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como resolução de problemas, e emocionais, como o autocontrole.

Integração no Ambiente: Podem auxiliar na ambientação e reduzir o medo de ambientes desconhecidos.

Criatividade e Autonomia: Estimulam a criatividade, a exploração e a autonomia, permitindo diferentes formas de expressão verbal e não verbal.

Fontes: https://hortolab.com/jardim-sensorial-o-paisagismo-como-ferramenta-de-inclusao-educacao-e-bem-estar-por-meio-da-natureza/https://www.nature.com/articles/s41598-019-44097-3

Imagem

WhatsApp_Image_2025-07-23_at_17.01.14_(1).jpeg
WhatsApp_Image_2025-07-23_at_17.01.14_(1).jpeg

Documentos (1)

Voltar para o Início