Javascript não suportado SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA
Início
Voltar

SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA

Tereza Souza Tereza Souza  •  23/04/2021  •    8 comentários

Código da proposta: 200

Efetivar o PROGRAMA MUNICIPAL DE SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA CONFORME LEI Nº 17.406 DE 20 DE JULHO DE 2020 COM A IMPLANTAÇÃO DA COORDENAÇÃO MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA EQUIDADE EM SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA;

AS AÇÕES DE SAÚDE COM FOCO NA POPULAÇÃO NEGRA, VEM SENDO REALIZADA ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MAS COM O AGRAVAMENTO DA DESIGUALDADE RACIAL E SOCIAL PRINCIPALMENTE NESTA CIDADE, NECESSITAMOS EFETIVAR O PROGRAMA MUNICIPAL, ATRAVÉS DA IMPLANTAÇÃO DA COORDENAÇÃO MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DE EQUIDADE EM SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA PARA GARANTIR AÇÕES INTERSECRETARIAIS,  NAS COORDENADORIAS REGIONAIS DE SAÚDE EFETIVANDO A EQUIDADE E REDUZINDO O IMPACTO DE VULNERABILIDADE DA POPULAÇÃO NEGRA.

ESTE PROGRAMA DEVERÁ SER EFETIVADO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EM TODOS OS NÍVEIS DE ATENÇÃO (ATENÇÃO BÁSICA,SECUNDÁRIA E TERCIÁRIA) E COM AS OUTRAS SECRETARIAS DESIGNADAS PELA REFERIDA LEI.


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
  • João Luiz Ferreira da Paz

    Somos 40% da população do município, temos direito a uma instância robusta para elaborar e desenvolver políticas públicas para atender as necessidades dessa população

    Nenhuma resposta
    • Marcos Moreira da Costa

      Garantir que a política nacional se torne realidade na cidade de SP

      Nenhuma resposta
      • Nina Orlow

        Excelente proposta. Principalmente no atendimento dos jovens e adolescentes, que vão pouco em atendimentos de saúde e são janela de risco para anemia falciforme.

        Nenhuma resposta
        • Doralice

          Garantir a continuidade dos encontros e capacitações dos profissionais que trabalham na recepção dos serviços públicos para a problematização do racismo e a dificuldade da coleta do quesito raça/cor em todo e qualquer cadastro de forma autodeclarada.

          Nenhuma resposta
          • Doralice

            Realizar um inquérito de Saúde Bucal na Cidade de São Paulo representativo da população por raça/cor, idade e Supervisão Técnica de Saúde de forma a programar o oferta dos cuidados em saúde bucal segundo critérios epidemiológicos, além dos critérios de vulnerabilidade social. Por outro lado, garantir as cotas de emprego para cirurgiões(ãs)-dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal negros.

            Nenhuma resposta
            • Doralice

              A Coordenação municipal tendo a Secretaria Municipal da Saúde como coordenadora do processo deverá garantir o trabalho entre as equipes das diversas secretarias e para isso necessitará do apoio consistente da gestão municipal, especialmente do secretário da saúde e sua assessoria. Não se pode correr o risco de não implantar o Programa Municipal de Saúde da População Negra, devido a falta de apoio do núcleo duro da gestão. O controle social deverá ser fortalecido e estar atento para poder cobrar a quem de direito caso haja problemas ou impedimentos. Um ponto nevrálgico é o contrato com as OSS. Deve-se exigir que o Plano de Trabalho dessas organizações contenha ações descritas com clareza e que haja metas quantitativas e qualitativas a serem cumpridas em pelo menos 95%. Além das ações constantes nos contratos das OSS que servirão para pagamento/desconto dos serviços, deve-se dar condições para que as metas constantes no Plano Municipal de Saúde sejam possíveis de serem atingidas.

              Nenhuma resposta
              • CAMILA TEIXEIRA DURVAL DE OLIVEIRA

                Criação de grupos semanais / mensais multiprofissionais, para promoção da saúde direcionada a população negra.

                Nenhuma resposta
                • Tereza Souza
                  Tereza Souza  •  Autor  •  23/04/2021 - 17:25

                  Consolidar ações para melhorar as condições de saúde da população, principalmente nos segmentos populacionais que convivem com os piores indicadores de vulnerabilidade como os que podemos identificar na população negra da cidade.

                  Nenhuma resposta
                  Voltar para o Início