Javascript não suportado Renovação da Frota de ônibus
Início
Voltar

Renovação da Frota de ônibus

Sandra Ramalhoso Sandra Ramalhoso  •  25/04/2021  •    3 comentários

Código da proposta: 235

Todos os veículos da frota deverão ser de piso baixo.

Os veículos que utilizam a PEV - Plataforma elevatória veicular - são de piso alto, dificultando às pessoas entrarem nos veículos.

A plataforma é utilizada exclusivamente para pessoas com deficiência o que a torna excludente. As demais pessoas com deficiência, por exemplo que utilizam muletas, as pessoas idosas, as gestantes, as pessoas anãs não conseguem entrar no veículo utilizando a PEV.

Cada vez que é utilizada a PEV são gastos 3,5 minutos ( fonte ABNT) o que acarreta em viagem com mais tempo de duração. 

As empresas não fazem a manutenção adequada das PEVs fazendo com que muitas vezes seja negado o serviço às pessoas com deficiência ou que o uso dela acarrete em grandes riscos como já ocorreu vários acidentes com a mesma. 

 


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
  • Katia Camargo

    Não consigo elevar a perna para subir no ônibus, pois uso muleta. Assim como eu, milhares de usuários. Pela melhoria da acessibilidade no transporte público.

    Nenhuma resposta
    • Flávio Scavasin

      Nos países mais avançados, ônibus de piso baixo são uma realidade há muito tempo. A maioria dos ônibus no Brasil têm escadas e são montados sobre a carroceria de caminhão, algo incabível e que só favorece aos donos de frotas, acostumados a ganhar muito com pouco investimento. Todos os ônibus que circulam na cidade, grandes ou menores, têm de ter piso baixo e acessibilidade.

      • Caio César

        São Paulo, ao historicamente se omitir, só tem facilitado a vida dos fabricantes de chassis e encarroçadoras. Quando uma das maiores cidades da América Latina passar a olhar para o tipo de tecido surgido nos loteamentos clandestinos ou informais, entendendo que o atendimento não pode ser feito por "tratores", passaremos a ter uma maior oferta de micro e midi-ônibus com piso baixo, pela própria demanda produzida pela exigência da prefeitura.

        Nenhuma resposta
      Voltar para o Início