Processo de consulta pública
Código da proposta: 32
Ordenar planejamento urbano (infraestrutura e obras, mobilidade e transportes, de subprefeituras; subprefeituras regionais e verde e meio ambiente) mapeamento de bacias hidrográficas e identificar áreas para implantação de infraestrutura verde com objetivo de combater enchentes e inundações.
Planejamento urbano ordenado através de uma setor da Prefeitura (mas que mantivesse conversa com as secretarias de infraestrutura e obras, mobilidade e transportes, de subprefeituras; subprefeituras regionais e verde e meio ambiente) que pudesse desenvolver o mapeamento de bacias hidrográficas e identificar áreas para implantação de infraestrutura verde com objetivo de combater enchentes e inundações. Apoio dos conselhos regionais (CADES Regionais e Conselho Participativo) bem como coletivos e organizações de pessoas que conhecem áreas de inundações em seus bairros.
apoio total e urgente em 2025
Esse planejamento deve ser descentralizado, bem como sua execução por subprefeitura regional, não só por conhecerem suas características, mas também pelo envolvimento e comprometimento da sociedade e da administração em sua realização e recursos.
Somos uma cidade sobre as águas. Está nas hora de mostrar essa água limpa. A Sabesp joga esgoto nos rios a muitos anos e cobra da população o serviço de esgoto. Enquanto isso os acionistas dela se esbaldam com dividendos todos os anos.
O nosso sistema de drenagem tem mais de 100 anos, está obsoleto. è preciso vislumbrar o cenário para cem próximos anos como manda a lei. Introdução de Parques lineares com pista de pedestre e ciclorotas, renaturalização de rios, jardins de chuva, canteiros de agroflorestas, descompactação dos solos para aumentas a permeabilidade. Fazer o Zoneamento ambiental com a participação dos contribuintes para identificar as potencialidades de território.
Precisamos incluir como planejamento urbano a implantação de infraestrutura verde na cidade de São Paulo como forma de mitigação de enchentes e inundações. O Programa de Metas propõe a construção de 14 piscinões sem citar as áreas a serem implantadas e como solução para drenagem urbana.
A infraestrutura verde prevê implantação de jardins de chuva, biovaletas, canteiros pluviais, lagoa pluvial e alagado construído, com finalidade de infiltração e absorção da chuva em áreas públicas. Que as referências de projetos espelhados no Programa Gentileza Urbana da Subprefeitura Sé e o Projeto Piloto de Arborização de Calçadas sejam ampliados para outras regiões da cidade e se transforme em política pública.
É necessário que exista maior comunicação com a Sociedade num trabalho Conjunto pois é necessário rever o espaço impermeável que se construiu ao longo dos anos com o objetivo de "civilidade" e que hoje vemos e sentimos que a terra precisa ser cultivada, hidratada para que sejamos uma verdadeira civilização./.Respeito.
Tornar as cidades mais permeáveis e gentis! Estamos muito atrasados neste retorno do que deu errado enquanto urbanização. Precisamos rever o que construímos. Mitigar as consequências da enchentes não se fará com piscinões apenas, uma séria de medidas precisam ser tomadas, medidas de baixo custo inclusive para drenar a água antes que cheguem com velocidade nos leitos dos rios.