Processo de consulta pública
Código da proposta: 335
Redesenhar o viário de 2.000 km de vias da cidade, orientando-se pelos conceitos de Visão Zero e Sistemas Seguros. Priorizar vias com maiores índices de acidentes, atropelamentos e mortes.
O viário de São Paulo foi desenhado originalmente a partir de uma visão focada exclusivamente no automóvel paticular, que priorizava a fluidez máxima, uso exacerbado desse modal e as altas velocidades. Isso gerou uma cidade com um trânsito não apenas congestionado, mas também violento e hostil a pedestres e ciclistas. Se a Segurança Viária é uma das prioridades da gestão, é preciso ter o redesenho viário como uma das principais linha de ação. Reduzir limites administrativamente e fiscalizar é fundamental, mas não funciona se não houver um acalmamento físico, estrutural, que redesenhe ruas e avenidas na cidade. Calçadas maiores, menos faixas de rolamento, faixas mais estreitas, curvaturas de esquina mais acentuadas, tudo isso deve ser levado em conta em projetos sérios de acalmamento das vias da cidade. Os 10 projetos de redesenho urbano propostos na Meta 37 estão muito aquém da necessidade de uma cidade do tamanho de São Paulo. A prefeitura precisa de uma ação muito maior, sistemática e abrangente na cidade de acalmamento de tráfego com redesenho urbano.
Só um ponto do projeto que merece correção. Faixas mais estreitas para veículos não são uma boa solução. Além de tornar o trânsito mais perigoso por os carros trafegarem tão perto uns dos outros, impossibilita o desvio de buracos, pedestres ou ciclistas, o que pode resultar em mais atropelamentos e acidentes. Quanto mais mais largas são as faixas, mais seguro é. Isso foi comprovado por vários estudos de urbanismo, sendo que em todos os países com infraestrutra desenvolvida, as faixas são extremamente largas (Japão, EUA, Alemanha). Sugiro a correção para que seja implementado um projeto que determine uma largura mínima de 3,75m de largura por faixa. Isso tornaria o trânsito muito mais seguro, eficiente e planejado
Oi Nicolas! Nunca ouvi falar de alargamento de faixas para segurança viária. Sempre tudo que estudei na área de urbanismo foi no sentido contrário, na lógica de que quando há menos espaço, o motorista é forçado a ir com mais cuidado e menos velocidade. Compartilha conosco algumas referências ou estudos? Seria bem interessante ter um outro lado.
Oi Caue! Peguei uma referência de Nova Iorque, que é uma cidade similar a SP em muitos aspectos e que teve sua reformulação do desenho viário a pouco tempo. A largura mínima da faixa é de 3m para as faixas de rolamento e de 2.1m para estacionamento. Existem pontos da Rua Henrique Schaumman em que a faixa de rolamento é de 2.2m. Fica impossível transitar e as motos ficam batendo nos retrovisores dos carros, porque diferente de Nova Iorque, SP é uma cidade que tem muitas motos, e temos que levar isso em consideração
Entendo que quanto mais estreita a faixa, mas devagar os carros trafegam, mas existe um limite pra isso. Eu ando muito de patinete e carro pela cidade, então, tenho a visão dos dois modais. Assim como é ruim trafegar em uma ciclovia estreita, também é ruim trafegar em faixas estreitas. Eu me sinto super inseguro e se preciso desviar de um buraco, não consigo. Já perdi duas rodas por causa disso.
Então, acho que tem que ficar bom, seguro e confortável para todos (os que andam de carro e bicicleta). Como você me pediu, vou deixar o link com a referência de onde tirei a informação dos 3m. Obrigado
https://bikedenton.wordpress.com/2010/02/22/bike-lanes-vs-wider-outside-lanes/
Achei esse outro artigo interessante também, que fala sobre o estreitamento de pista mas coloca que existe um limite para o quanto se deva estreitar também. E SP já tem por natureza faixas mais estreitas que 3m, então não tem como estreitar mais do que o já existente
https://globaldesigningcities.org/publication/global-street-design-guide/designing-streets-people/designing-for-motorists/travel-lanes/
Esse é um projeto essencial para uma cidade com mais qualidade de vida e pode ser um divisor de águas no modelo ultrapassado de cidade que ainda vigora.
Super apoiado, muito benefício para ZL
Sem dúvidas, precisamos de medidas assim na Zona Leste!