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Implantar redesenho viário orientado à segurança viária em 2.000 km de vias.

cauejannini cauejannini  •  27/04/2021  •    8 comentários

Código da proposta: 335

Redesenhar o viário de 2.000 km de vias da cidade, orientando-se pelos conceitos de Visão Zero e Sistemas Seguros. Priorizar vias com maiores índices de acidentes, atropelamentos e mortes.

O viário de São Paulo foi desenhado originalmente a partir de uma visão focada exclusivamente no automóvel paticular, que priorizava a fluidez máxima, uso exacerbado desse modal e as altas velocidades. Isso gerou uma cidade com um trânsito não apenas congestionado, mas também violento e hostil a pedestres e ciclistas. Se a Segurança Viária é uma das prioridades da gestão, é preciso ter o redesenho viário como uma das principais linha de ação. Reduzir limites administrativamente e fiscalizar é fundamental, mas não funciona se não houver um acalmamento físico, estrutural, que redesenhe ruas e avenidas na cidade. Calçadas maiores, menos faixas de rolamento, faixas mais estreitas, curvaturas de esquina mais acentuadas, tudo isso deve ser levado em conta em projetos sérios de acalmamento das vias da cidade. Os 10 projetos de redesenho urbano propostos na Meta 37 estão muito aquém da necessidade de uma cidade do tamanho de São Paulo. A prefeitura precisa de uma ação muito maior, sistemática e abrangente na cidade de acalmamento de tráfego com redesenho urbano.


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  • Nicolas07

    Só um ponto do projeto que merece correção. Faixas mais estreitas para veículos não são uma boa solução. Além de tornar o trânsito mais perigoso por os carros trafegarem tão perto uns dos outros, impossibilita o desvio de buracos, pedestres ou ciclistas, o que pode resultar em mais atropelamentos e acidentes. Quanto mais mais largas são as faixas, mais seguro é. Isso foi comprovado por vários estudos de urbanismo, sendo que em todos os países com infraestrutra desenvolvida, as faixas são extremamente largas (Japão, EUA, Alemanha). Sugiro a correção para que seja implementado um projeto que determine uma largura mínima de 3,75m de largura por faixa. Isso tornaria o trânsito muito mais seguro, eficiente e planejado

  • rafagf

    Esse é um projeto essencial para uma cidade com mais qualidade de vida e pode ser um divisor de águas no modelo ultrapassado de cidade que ainda vigora.

    Nenhuma resposta
    • Renatps

      Super apoiado, muito benefício para ZL

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