Javascript não suportado Ampliar o sistema trólebus na cidade
Início
Voltar

Ampliar o sistema trólebus na cidade

Thiago Silva Thiago Silva  •  29/04/2021  •    Nenhum comentário

Código da proposta: 473

Os trólebus são veículos perfeitos para os corredores exclusivos

Os trólebus começaram a operar em 1949. Por ser elétrico, é um veículo ecologicamente correto que não polui o meio ambiente. 

Atualmente a frota de trólebus é de cerca de 200 veículos, 09 linhas e apenas 1 garagem. Em que pese os problemas, como a falta de energia ou quebra de rede, os trólebus são viáveis e sua operação em cidades do porte de São Paulo é recomendada, principalmente, em corredores exclusivos, local onde seu desempenho, praticamente, supera todas as outras tecnologias atualmente disponíveis.

Por esse motivo, recomenda-se que os estudos para a ampliação do sistema trólebus em todos os corredores da cidade sejam levados em consideração junto à São Paulo Transporte (SPTrans), empresa municipal que gerencia e faz o planejamento do sistema de transporte da cidade.

Em um primeiro momento, porém, as ações essenciais devem contemplar a maior utilização da rede aérea elétrica já existente, criando novas linhas em trechos ociosos ou que demandem pequenos reparos ou recuperações. Assim, os trólebus serão, gradativamente, reinseridos na cidade.

Vale ressaltar que, muito embora haja outras tecnologias menos poluidoras, como o biodiesel, etanol ou elétrico a bateria, todas ainda possuem um nível de confiabilidade e difusão menor se comparados ao trólebus, além do custo elevado. Mesmo com a dependência da rede aérea, o trólebus é a melhor opção atualmente.


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
    Voltar para o Início