Javascript não suportado Intensificar preservação do patrimônio material da cidade
Início
Voltar

Intensificar preservação do patrimônio material da cidade

neiva otero neiva otero  •  29/04/2021  •    1 comentário

Código da proposta: 483

Mapear e tombar bens imóveis que representem a identidade e memória da cidade, especialmente nos bairros.

Os paulistanos têm visto o patrimônio material de sua cidade ir , concretamente, ao chão. Em determinados bairros da cidade - como Perdizes e Pinheiros - muitos bens imóveis foram demolidos como resultado da especulação imobiliária e processos de gentrificação. Outros são totalmente descaracterizados - como o recente caso do imóvel na Rua França Pinto, Paraíso (https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/04/24/reforma-de-casarao-no-paraiso-zona-sul-de-sp-que-viralizou-nas-redes-sociais-expoe-dificuldades-para-tombamento-de-imoveis.ghtml).

No ano passado, um dos mantras do governo foi "São Paulo, capital da cultura". Mas, permitir que a especulação imobiliária elimine a história, a memória de sua cidade é não valorizar a cultura. 

Portanto, é preciso mapear os bens móveis, especialmente os localizados em bairros, e tombá-los para que possamos valorizar o passado e construir no presente o futuro de uma cidade que respeita a sua história.

Esta proposta está alinhada ao Eixo SP Inovadora e Criativa e ao ODS 11 - ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, Meta 11.4 - Fortalecer as iniciativas para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural do Município de SãoPaulo, por meio de ações de identificação, proteção e valorização.)


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
Voltar para o Início