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Melhorias na comunicação do Orçamento Participativo - PLOA Plano de Metas

Wellyene Gomes Bravo Wellyene Gomes Bravo  •  04/06/2021  •    2 comentários

Código da proposta: 905

Intensificar a divulgação dos processos do Orçamento Participativo. Com a Pandemia e implantação do Participe+, é certo que o processo híbrido será implantado. É importante que a divulgação ocorra pelo menos com 60 dias antes do prazo inicial de inclusão de propostas pelos munícipes.

Intensificar a divulgação dos processos do Orçamento Participativo. Com a Pandemia e implantação do Participe+, é certo que o processo híbrido será implantado.  É  importante que ocorra um processo de "informação/educação", sugiro pelo menos com 60 dias antes do prazo inicial de inclusão de propostas, assim, na fase de inclusão das propostas e outras fases, um maior número de munícipes já terá se apropriado da ferramenta e da importância do processo.  Em comparação a 2021, o processo PLOA2022 teve avanços, mas ainda não trouxe em número de participantes ou de propostas. É fato que para uma cidade com 12 milhões de habitantes e tão complexa, o volume das propostas está aquém do potencial da política participativa. 


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  • Mayara Torres

    4. Realização de vídeo tutorial com passo a passo de como submeter e apoiar propostas – nós do Conselho Participativo recebemos muitas reclamações com relação à dificuldade de acessibilidade à plataforma. Nem tudo é tão óbvio/intuitivo assim para todo mundo;

    5. Elaboração de material que trate de forma mais objetiva e clara sobre o processo de seleção das propostas realizado pelo Conselho Participativo;

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    • Mayara Torres

      Melhorar a comunicação sobre o processo de elaboração dos peças do ciclo orçamentário é extremamente importante para que a participação social seja efetiva.
      Nesse sentido, é importante pensar na:

      1. Realização de parcerias com outros perfis em redes sociais, além dos oficiais da Prefeitura, para que a informação sobre o processo participativo alcance novos públicos;

      2. Divulgação do processo por meios alternativos à comunicação virtual, como por lambe-lambes, utilização das mídias dentro do transporte coletivo, utilização de comunicação via SMS, por exemplo;

      3. Realização de vídeos informativos, com linguagem mais informal e adequada a realidade daquele cidadão que ainda não tem contato com a política institucional, não conhece as fases do ciclo orçamentário e nem o portal Participe +;

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