Javascript não suportado Processo Conferencial da Assistência Social - Etapa CONFERIR (Deliberações 2019-2021)
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Processo Conferencial da Assistência Social - Etapa CONFERIR (Deliberações 2019-2021)

Descrição

As Conferências de Assistência Social na cidade de São Paulo são um espaço público onde se reúnem os principais segmentos da Política de Assistência Social para analisar a situação atual, suas condições e resultados, além de propor ações que tem caráter deliberativo (poder de decisão) para seu aprimoramento e consequente melhora da qualidade do atendimento dos seus/suas usuárixs. Compõem esses segmentos a gestão pública, os trabalhadorxs, os usuárixs e as organizações sociais que atuam no cotidiano da operacionalização desta política.
Elas devem ocorrer, por determinação legal, extraordinariamente a cada 2 anos e ordinariamente a cada quatro anos. As conferências são a mais alta instância direta de Participação Popular nas Políticas Públicas e estão sempre em constante evolução, em nossa cidade, nos seus processos, com vistas ao seu aprimoramento e aumento da participação, bem como, dos processos interativos, por força da atuação permanente da Sociedade Civil Organizada.
Nossa primeira evolução foi a realização de Pré Conferências de Assistência Social, nas 32 subprefeituras da cidade, como um processo preparatório sensibilizatório e mobilizador da Conferência Municipal propriamente dita. O próximo passo evolutivo foi a transformação dessas Pré Conferências em Conferências Regionais, que deliberam propostas tanto para o território quanto para a cidade como um todo, seguindo a mesma lógica nos territórios das 32 subprefeituras.
O passo seguinte foi separar o "centro", o "coração" da Conferência, que como seu próprio nome diz, tem o papel de conferir o "estado da arte" desta Política, tentando tornar menos longos os períodos de realização das etapas Regional e Municipal e dessa maneira realizar um monitoramento contínuo e de participação popular da implementação das propostas da Conferência anterior e considerando as diretrizes e objetivos da Política de Assistência Social, de modo que este trabalho traga melhores subsídios aos participantes para pensar as propostas para o próximo ciclo das Conferências de Assistência Social na cidade. Esta etapa ficou conhecida como "Conferir," que neste ano com o advento da maior tragédia humanitária que o país já viveu e ainda vive, tivemos que fazer a migração desse processo, até então presencial, para o modelo virtual.
Após muitas análises, ponderando muitas dificuldades, fatores limitadores derivados do imperativo da realização neste ambiente virtual, acabamos por optar por esta plataforma, o "Participe Mais," criada originalmente para consultas públicas, entendendo que dos modelos analisados, este era o que melhor atendia às necessidades relativas aos objetivos a serem alcançados neste processo.
Nesse sentido, essa escolha amplia nessa etapa, as possibilidades de participação, para além dos atores sociais tradicionais do processo conferencial, uma vez que a plataforma é aberta a todos os munícipes da cidade.
Na operacionalização desta etapa, os atores sociais dos diferentes órgãos são provocados a manifestar-se pelo cumprimento integral da deliberação que lhe afeta, ou de forma parcial ou ainda pelo seu não cumprimento, sendo solicitado documentação eventual que possa comprovar a situação apontada referente a cada deliberação.
Aqui, na modalidade de uma consulta pública virtual, os participantes avaliam e podem apresentar sua opinião, a partir de sua visão da realidade, concordando ou discordando do apresentado pelo(s) ator (es) social/ais.
No segundo momento, concluído o prazo desta etapa, que foi ampliado o mais possível, para respeitar as organizações das etapas estadual e nacional, da Conferência de Assistência Social, será aberto o momento de votação dos pareceres e argumentos apresentados por todxs, que seguindo nessa nova etapa a regulação de praxe dos processos conferenciais anteriores, será aberto apenas para os atores da Política (Gestão Municipal, Trabalhadorxs, Usuarixs e Organizações Sociais), que participaram da modalidade de consulta pública e se inscreveram no formulário disponível nas descrições adicionais.
É aqui, nesta mesma plataforma, que é definida a situação de cada deliberação para subsidiar a construção de propostas para as Conferências Regionais e Municipal, as quais serão realizadas em plataforma específica para Conferências, desenvolvida com recursos do Ministério da Cidadania, da Mulher e da Família em parceria com a Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais - FLACSO, aguardando confirmação de cessão.
Esperamos com tudo isso, numa análise mais ampla e otimista, ampliar o alcance e a compreensão da importância desta essencial Política Pública para a municipalidade, tirando-a da invisibilidade e tendo reconhecida sua importância, desejando que isso contribua a médio prazo, num maior reconhecimento, que resulte em volume maior de recursos orçamentários, que atendam o necessário para uma Política Pública que garanta integralmente seus objetivos essenciais, que estão instituídos no marco legal vigente, gerando maior efetividade e melhor resultado na busca da emancipação e da autonomia dos seus Usuárixs, sempre considerando as consequências da pandemia COVID19 e a gigantesca demanda que recairá sobre a Política de Assistência Social.
Desejamos que sua participação seja a melhor possível e que suas contribuições sejam enriquecedoras para nossa Política de Assistência Social! Sucesso nas suas reflexões e propostas! Apresentaremos no final do processo os seus resultados nesta mesma plataforma.
Saudações Democráticas da Comissão de Monitoramento e Controle das Deliberações das Conferências CMCDC do Conselho Municipal de Assistência Social.
Para participação nas Conferências Regionais e Municipal, clique em informações adicionais.


Sugestões para o documento

Sugestões sobre Ver no documento

1.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento

Os CREAS Lapa e Parelheiros foram contemplados no Plano Municipal de Assistência Social (2018-2021) e tem previsão de abertura no segundo semestre de 2021. Atualmente, já foram iniciados processos administrativos e as equipes da Smads estão localizando imóveis para a instalação dessas unidades.

2 sugestões
Implementado
 •  Rosely

colocar uma data para essa implementação efetiva.

Não implementado
 •  Débora Lopes

As deliberações foram construídas em novembro de 2019 e deveria ser cumprida antes deste conferir. Teremos a XIV Conferência Municipal da Assistência Social no II semestre de 2021 com apresentações de novas deliberações ou deveremos reiterar esta deliberação?

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2.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021:Não Implementadas

O orçamento da assistência social no município tem assegurado a continuidade dos serviços existentes e a abertura de novos conforme as previsões dos Programas de Metas, das Leis Orçamentárias Anuais e Diretrizes de Gestão.

4 sugestões
Implementado parcialmente
 •  Sonia Maria Vicentini Fernandes

EM SANTO AMARO FOI IMPLANTADO CENTRO DIA NO DISTRITO DE SANTO AMARO

Implementado parcialmente
 •  Anita de Mattos Pedreiro

Repúblicas Jovem e pessoas LGBTIQA+ especialmente não existem na regiões periféricas.

Não implementado
 •  Débora Lopes

Lamentável a política pública de Assistência Social ter reduzido o atendimento para população em situação de risco e vulnerabilidade social com o fechamento de 51 serviços nos últimos 4 anos a se contar 2020. Fonte: Rede Brasil Atual - acesso em 19/08/2021 as 16h00

Não implementado
 •  Keli Paloma

A população carece da manutenção dos equipamentos existentes e das implantações para cobrir a demanda. Ainda estamos com territórios descobertos por determinados serviços da redesocioassistencial

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3.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

No contexto da pandemia do coronavírus, foram aditados todos os centros de acolhimento para pessoas em situação de rua de 16h para 24h por meio da Portaria SMADS nº 2/2020.http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/portaria-secretaria-municipal-de-assistencia-e-desenvolvimento-social-smads-2-de-23-de-marco-de-2020

2 sugestões
Implementado parcialmente
 •  Jose França

Alguns serviços ainda não dão acesso total aos usuarios dentro do serviço. ex. os usuarios não tem acesso direto em seus leitos.

Implementado parcialmente
 •  Débora Lopes

Esta deliberação foi definida em novembro de 2019 durante a Conferência com demanda apresentada nos territórios que deveria ser permanente e continua, mas que foi implantada apenas para se adequar ao período de pandemia e quando se inicia a estação Primavera (21/09) e finaliza o inverno . A portaria anexo apresenta em um de seus itens o prazo de cumprimento deste horário ampliado para até 30/09/2020, .

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4.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento

Com relação a Proteção Social Básica, o SASF contará com horas técnicas a partir da recente aprovação do Plano de ação pelo COMAS (Resolução nº 1731). Na Proteção Social Especial as horas técnicas estão implementadas em SAICA, Casa Lar, CDI, MSE, Residência Inclusiva, SEAS e SPVV. 

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/assistencia_social/comas/res21/1731.pdf 

3 sugestões
Implementado parcialmente
 •  Marcia Ribeiro

Entrará em vigência a partir de 09/2021, marco importante na revisão da tipificação dos SASF's na cidade de São Paulo.

Não implementado
 •  Isabel Bueno

O serviços República Jovem e Centros de Acolhida para População em Situação de Rua em suas diversas tipologias, são extremamente complexo e requerem horas técnicas para melhor atender as necessidades e especificidades dos usuários/as/es

Não implementado
 •  Débora Lopes

O Núcleo de Convivência de Idosos compõe a política pública de Assistência Social pela proteção social básica e ainda não possui na planilha referencial de composição de custos / Portaria valor de horas técnicas para formação ou aprimoramento técnico.

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5.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

A Lei Orçamentária Anual de 2021 previu R$ 241.370.248,00 na dotação destinada ao custeio dos Centros para Crianças e Adolescentes. Em junho de 2021, havia 462 serviços com 67.830 vagas no município.

3 sugestões
Implementado parcialmente
 •  Marcia Ribeiro

Importante pensar na revisão da tipificação dos CCA's, pois ter equipe multiprofissional é relevante garantir recursos humanos e financeiros para a contratação de oficineiros, mantendo-os vinculados a política da Assistência Social, e garantindo a participação dos trabalhadores no processo de escuta e revisão dos processos.

Não implementado
 •  Ângela Garrido

É necessário estabelecer um quadro significativo de RH aos CCAs , além dos trabalhadores já existentes na tipologia, assim como uma equipe multifuncional: com mais orientadores socioeducativos, Psicóloga, Assistente Social e Administrativo. Acrescento também a necessidade da ampliação do serviço na região de Vila Mariana, assim como a necessidade de CEDESP na referida região.

Implementado parcialmente
 •  Keli Paloma

Os CCAs necessitam de uma nova avaliação e alteração com relação ao seu quadro de funcionários. É necessário que mais orientadores, assistentes administrativos independente da quantidade de vagas estabelecidas.

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6.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada 

Acompanhamento realizado pela equipe de comunicação da SMADS, indica as matérias em veículos de imprensa relacionadas à assistência social e à secretaria. Em 2019 foram 575 matérias, em 2020 foram 977 e no primeiro semestre de 2021 foram 466 matérias. Em relação aos seminários regionais, as restrições decorrentes da pandemia do coronavírus repercutiram em atividades virtuais de educação permanente e de orientações à rede socioassistencial, além de campanhas e comunicados para a população por meio das páginas institucionais e das redes sociais da SMADS.

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/assistencia_social

4 sugestões
Implementado parcialmente
 •  Sonia Maria Vicentini Fernandes

PREZARIA MAIS DIVULGAÇÃO EM MIDIAS TELEVISIVAS EM HORARIO NOBRE

Implementado parcialmente
 •  Anita de Mattos Pedreiro

Atualmente não há material socio educativo (audiovisual) na unidades CRAS e CREAS, necessário.

Implementado parcialmente
 •  Elloá

A quantidade de matérias ainda não é o suficiente para que a população conheça este órgão tão importante

Implementado parcialmente
 •  Keli Paloma

As matérias geralmente são em torno dos programas de transferência de renda. E o que precisamos é que a população tenha conhecimento sobre o que de fato é a política de assistência social

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7.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

Foram realizadas por meio do ESPASO, e em conjunto com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, ações de educação permanente voltadas a capacitar a rede socioassistencial para atendimento a imigrantes. 

5 sugestões
Implementado parcialmente
 •  Sonia Maria Vicentini Fernandes

ENTENDO QUE A PROPOSTA NAO FALA DE CAPCITACAO MAS DE POLITICAS PUBLICAS DE ACESSO AO IMIGRANTE

Implementado parcialmente
 •  Marcia Ribeiro

Importante destacar que a atuação/atendimento das equipes de Direitos Humanos e Cidadania se diferencia dos serviços vinculados a SMADS. Disto isso, sinalizo que observei que o acesso a encaminhamentos e orientações para imigrantes é bem complexo, mas que nem sempre conseguimos alcançar informações para repassar as pessoas imigrantes, que podem ocorrer de serem mal atendidas (pouca escuta, não acolhimento) nos centros de referência.

Não implementado
 •  Flávia Maria de Moura Reis

A Justificativa refere a Educação Permanente para capacitação da rede e a proposta é de garantia dos serviços aos imigrantes

Não implementado
 •  Anita de Mattos Pedreiro

No momento não há ações interesecretariais SMADS - HABITAÇÃO - DIREITOS HUMANOS - nos que diz respeito a acesso a habitação, aluguel social para os municípes/ imigrantes em vulnerabilidade social na cidade.

Não implementado
 •  ANA MARIA DE PAULA MARTINS

EMBORA IMPORTANTES A CAPACITAÇÃO DA REDE SOCIOASSISTENCIAL, POR SI SÓ NÃO É SUFICIENTE.

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7.1.2.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

Foram realizadas por meio do ESPASO, e em conjunto com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, ações de educação permanente voltadas a capacitar a rede socioassistencial para atendimento a imigrantes. 

2 sugestões
Não implementado
 •  Marcia Ribeiro

Acredito que este texto acima, Justitificativa não condiz com a SEHAB. É importante frisar que se as políticas públicas dialogam, garantir melhor atendimento as demandas da população, e moradia é uma delas.

Não implementado
 •  Anita de Mattos Pedreiro

No momento não há ações interesecretariais SMADS - HABITAÇÃO - DIREITOS HUMANOS - nos que diz respeito a acesso a habitação, aluguel social para os municípes/ imigrantes em vulnerabilidade social na cidade.

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7.1.3.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada 

Foram realizadas por meio do ESPASO, e em conjunto com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, ações de educação permanente voltadas a capacitar a rede socioassistencial para atendimento a imigrantes. 

Uma sugestão
Implementado parcialmente
 •  ANA MARIA DE PAULA MARTINS

Embora seja importante somente a capacitação da rede socioassistencial para atendimento aos imigrantes não representa atendimento pela políticas publicas de suas necessidades.

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8.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021:Não Implementada

Não há diagnóstico consolidado e regulamentação estabelecida para a implementação do CRAS indígena. Atualmente, as equipes dos CRAS desses territórios têm realizado atendimentos aos povos tradicionais, com a possibilidade de elaboração de atividades de educação permanente específicas.

2 sugestões
Não implementado
 •  Marcia Ribeiro

Será bem importante criar um centro de referência indígena, ou algum serviço que os atenda.

Implementado parcialmente
 •  Anita de Mattos Pedreiro

Mesmo que os CRASs das regiões próximas aos povos originários atendam os moradores, não comtemplam as especificidades das culturas indígenas, suas necessidades básica, etc.

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9.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento

Formação para os servidores da rede direta e trabalhadores da rede indireta por meio de ações formativas promovidas pelo ESPASO. 

Uma sugestão
Implementado parcialmente
 •  Keli Paloma

Não ocorre capacitação com relação a essa temática em todos os serviços da rede. A capacitação não deve ser em torno apenas a Centro de referência mas também a SASF, CCA, CJ, NCI e os demais que não estão pela tipificação como público alvo.

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10.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento

A efetivação da política de assistência social tem caráter contínuo. A adequação às normativas vigentes, o respeito às instâncias de participação social e a execução de serviços e benefícios socioassistenciais são as provisões necessárias para a garantia da proteção social na cidade São Paulo.

Uma sugestão
Não implementado
 •  Anita de Mattos Pedreiro

Gestões trabalham com viés de programas em sua maioria, não priorizam as políticas públicas continuadas.

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11.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento

Esta é uma ação contínua. As ações presenciais foram suspensas em razão da pandemia e o ESPASO tem realizado ações virtuais e planejado formas de aperfeiçoar as ações de educação à distância.

4 sugestões
Não implementado
 •  Elloá

Não chegou nenhuma ação virtual sobre este tema no território de cidade ademar e pedreira

Não implementado
 •  Flávia Maria de Moura Reis

Os Núcleos de Educação Permanente constituem-se em locus privilegiado de participação e cooperação institucionalizada, envolvendo gestores, trabalhadores, usuários e beneficiários do SUAS, conselheiros de assistência social, e instituições de ensino, pesquisa e extensão, nas atividades e decisões relativas à implementação da política de educação permanente, especificamente no que toca aos seguintes aspectos: Interlocução, diálogo e cooperação entre os diferentes sujeitos envolvidos na implementação do SUAS, visando ao assessoramento dos respectivos órgãos gestores quanto à implementação da política de educação permanente; II. Acompanhamento e avaliação do processo de implementação da PNEP/SUAS nas três esferas de governo e elaboração de propostas de aperfeiçoamento; III. Planejamento de ações de Educação Permanente, elaboração de diagnósticos de necessidades de qualificação de gestores, trabalhadores e conselheiro e elaboração e formatação de ações de formação e capacitação" ... É bastante diferente do que o ESPASO oferta.

Implementado parcialmente
 •  Anita de Mattos Pedreiro

Ampliar temas e descentralizar as formações para as periferias, ampliando acesso a todos os Trabalhadores do SUAS - rede socioassistencial.

Implementado parcialmente
 •  Débora Lopes

Seria interessante que fosse apresentada para a população as ações virtuais, público contemplado, temas e links de acesso para educação à distância.

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12.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento

Em 2020-2021, foram contratados por meio de acordo de cooperação técnica com a Unesco consultores cuja atribuição era o desenvolvimento de ferramentas para acompanhamento da trajetória do cidadão na rede de serviços e benefícios. Em 2021, é esperada a conclusão deste projeto pela equipe de COVS.

4 sugestões
Não implementado
 •  ANA MARIA DE PAULA MARTINS

IMPORTANTE A CONCLUSÃO EM 2021

Não implementado
 •  Marcia Ribeiro

Importante ter um banco de dados que os trabalhadores da Assistência Social tenham acesso, para garantir um melhor atendimento, pois não ter também um prontuário eletrônico dificulta o acesso as informações, assim como burocratiza o acesso as informações, quando os serviços dependem dos orgãos públicos diretos para realização de consultas, como por exemplo solicitar ao CRAS, consultas simples.

Não implementado
 •  Elloá

Até o momento não chegou nenhuma informação deste tema no território de Cidade Ademar e Pedreira

Não implementado
 •  Anita de Mattos Pedreiro

Extrema necessidade, ferramenta de traballho qualificado.

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13.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Não Implementada

Em razão da pandemia, a revisão da regulação das tipologias e das normas técnicas foi postergada uma vez que a situação de emergência requereu a reorganização dos serviços socioassistenciais por meio de notas técnicas e portarias que adaptaram o funcionamento dos serviços existentes. 

2 sugestões
Não implementado
 •  Marcia Ribeiro

Garantir a manutenção desta deliberação, pois atuar com legislações desatualizadas, somadas as novas legislações, mas com divergências nas indicações entre elas, prejudica o funcionamento dos serviços, e os entendimentos do que é permitido ou não, gerando orientações diversas e inseruganças nos processos, onde o mais comum são as OSC's serem penalizadas injustamente, mesmo com o aval de gestores de parcerias. Garantir espaços de participações e escutas dos trabalhadores e usuários.

Implementado parcialmente
 •  Anita de Mattos Pedreiro

Ampliar a participação do Trabalhadores do SUAS durante as alterações das legislações/portarias, tempo hábil para tal.

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14.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Não Implementada

Está em andamento estudo para recomposição de quadros e foram solicitadas vagas dos concursos vigentes, considerando as diversas formações necessárias na SMADS. Atualmente, a secretaria possui 906 servidores, entre efetivos e comissionados.

3 sugestões
Não implementado
 •  Marcia Ribeiro

importante realizar novos concursos, os espaços públicas sem servidores fica complicada a execução, pois a um volume de trabalho expressivo, em que os servidores não conseguem dar conta.

Não implementado
 •  Elloá

Isso é uma vergonha! Cada vez mais exigem dos trabalhadores e não existe reposição da s vagas, sobrecarregando e adoecendo os colaboradores

Não implementado
 •  Flávia Maria de Moura Reis

O Municipio de São Paulo deve garantir as equipes mínimas estabelecidas pela NOB RH SUAS 2012 nos CRAS, CREAS e Centros POP, com servidores concursados, para que possa ter RH suficiente para dar conta das demandas do MROSC sem prejudicar o atendimento à população usuária e sem o risco de descontinuidade do serviço.

Sugestões sobre Ver no documento

15.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021:Não Implementada

As funções de vigilância socioassistencial têm sido desempenhadas por COVS, que possui atribuições para a produção, elaboração e difusão de instrumentos de monitoramento e acompanhamento dos atendimentos realizados pelos serviços e equipamentos da rede socioassistencial.

Uma sugestão
Não implementado
 •  Sonia Maria Vicentini Fernandes

NECESSARIO

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17.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento 

Destaca-se que todos os servidores, comissionados ou efetivos, que exercem qualquer função na Smads, inclusive a de supervisor de assistência social, submetem-se às diretrizes e normativas da administração pública e da política de assistência social. Entre 2019 e 2021, os servidores efetivos nesta função passaram de 9 para 14.

3 sugestões
Não implementado
 •  Elloá

Ainda temos supervisores assumindo os cargos através de cargos políticos

Implementado parcialmente
 •  Flávia Maria de Moura Reis

São Paulo precisa rever a questão de que os Coordenadores de CRAS tem que ser Assistentes Sociais, pois isso contraria as normativas federais, embora seja importante que o ocupante do cargo possua capacidade conhecimento prévio da Política Pública de Assistência Social

Não implementado
 •  Anita de Mattos Pedreiro

Para garantir de fato o SUAS no município.

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18.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

A assistência social atualmente possui Carta de Serviços incluída na Central e no Portal 156, além das informações relevantes sobre acesso aos serviços e benefícios por meio da página institucional e das redes sociais da SMADS.

3 sugestões
Implementado
 •  Marcia Ribeiro

Bem legal utilizar o portal do 156.

Não implementado
 •  Elloá

O que temos é o que sempre teve de informação. Nada de diferente foi implementado

Não implementado
 •  Isabel Bueno

Este meio não é resolutivo quando pensamos na pouca ou nenhuma inclusão digital e informações dos usuários da Assistência Social

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19.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento 

Atualmente, o acesso ao Sistema de Condicionalidades pelos serviços parceirizados é mediado pelos CRAS e CREAS para acompanhamento das famílias em descumprimento das condicionalidades. A justificativa apresentada na deliberação 12 também incidirá positivamente sobre esse tema.

2 sugestões
Não implementado
 •  Marcia Ribeiro

Muito relevante este acesso, pois garantirá mais efetividade nas orientações, e melhor planejamento/utilização do tempo para o desenvolvimento das atividades.

Não implementado
 •  Elloá

Não houve mudança ainda

Sugestões sobre Ver no documento

21.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento

Em 2020 e 2021, o reajuste dos repasses por meio das Portarias SMADS nº 01/2020 e nº28/2021 valeram-se de indíces de preços reconhecidos para a atualização dos custos das parcerias. 

Uma sugestão
Não implementado
 •  Elloá

Atualização esta que não acompanha os índices de reajuste das demais empresas e que cada vez mais torna difícil manter o serviço e garantir uma alimentação de qualidade para os usuários atendidos

Sugestões sobre Ver no documento

23.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento 

Entre 2019 e 2021, ingressaram na Smads, por meio de liminares, 59 analistas de assistência e desenvolvimento social. Como indicado na justificativa da deliberação 14, está em andamento estudo para recomposição de quadros e foram solicitadas vagas dos concursos vigentes, considerando as diversas formações necessárias na SMADS

2 sugestões
Não implementado
 •  Elloá

Essas 59 inserções no quadro de funcionários deu-se somente por meios judiciais.

Não implementado
 •  Flávia Maria de Moura Reis

Os números de profissionais que ingressaram é insuficiente para cobrir os cargos vagos em razão de aposentadorias, não houve novo concurso e os quadros de Recursos Humanos dos CRAS, CREAS e CENTRO POPS, não contemplam as demais carreiras de nível superior previstas na NOB RH, e continuam incompletos

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25.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021:Não Implementada

A regulação do transporte público não é de competência da SMADS. Atualmente, os serviços de medidas socioeducativas contam com repasse destinado à garantia da presença dos usuários no atendimento.

2 sugestões
Não implementado
 •  Marcia Ribeiro

Existem outros serviços que precisam desta disponibilidade de transporte para usuários, pois atuar com garantia de direitos, com pessoas que nem sempre terão o valor do transporte para acessar a consulta médica, a emissão de um documento, um atendimento na rede de serviço, a impede de acessar. Importante que os serviços sejam ouvidos em suas demandas e identificação de demandas específicas de cada território.

Não implementado
 •  Débora Lopes

A população idosa de 60 a 64 anos, desde dezembro de 2020, teve a gratuidade do transporte coletivo suspenso o que representa um extremo impacto social negativo e ampliação de isolamento social. Da mesma forma em que há o passe livre para estudantes ofertados pela SMADS, os usuários da política pública de Assistência Social que apresentarem as mesmas condicionalidades deveriam ser contemplados com o passe livre - assistência social.

Sugestões sobre Ver no documento

26.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento

A Coordenação de Gestão de Benefícios com o apoio de consultoria contratada por meio de acordo de Cooperação Técnica com a Unesco, elaborou diretrizes para a construção de Plano de Regulamentação do benefícios Eventuais. Há previsão de avanço desta agenda no segundo semestre de 2021, com participação da rede socioassistencial e por meio de sua regulamentação no Comas.

Uma sugestão
Implementado parcialmente
 •  Marcia Ribeiro

Importante, pois a rede de serviços necessita também compreender de forma mais clara quais os benefícios vigentes e disponíveis, na atuação em parceria com CRAS e CREAS.

Sugestões sobre Ver no documento

28.1.2.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento 

Esta é uma ação contínua, a CFO tem acompanhado  e pleiteado o aperfeiçoamento, com perspectiva de mudança para espaço maior, além de contratação de empresa para gravação e degravação das plenárias e comissões temáticas. Devido a pandemia, não foi possível implantar os conselhos regionais. 

Uma sugestão
Não implementado
 •  Marcia Ribeiro

importante dar continuidade

Sugestões sobre Ver no documento

31.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

A resolução mencionada não encontra respaldo na legislação vigente, uma vez que matérias orçamentárias são de competência do legislativo municipal.

Uma sugestão
Implementado parcialmente
 •  Elloá

O valor repassado este ano não é no valor de um repasse mensal

Sugestões sobre Ver no documento

35.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

A participação das representações de trabalhadores, usuários, organizações e governo têm sido assegurados no Conselho Municipal de Assistência Social por meio de eleições regulares e efetivação dos calendários aprovados para as comissões e plenárias dos conselhos, além da realização periódica da conferência municipal de assistência social. 

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/assistencia_social/comas/arquivos/2021/conselheiros_11_gestao_6.pdf

Uma sugestão
Implementado parcialmente
 •  Isabel Bueno

entendo que os fóruns dos usuários nos Serviços, é a forma mais descentralizada e democrática de participação possível, o Conselho é um dos mais importante dos espaços participativos, mas não pode de forma alguma ser o único

Sugestões sobre Ver no documento

38.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

A implementação do MROSC foi regulamentada por meio da Instrução Normativa SMADS nº 03/2018. Destaca-se que foi submetida para consulta pública entre 31/05/2021 e 11/07/2021 minuta de IN que substituirá a normativa vigente, com vistas a aprimorar as parcerias da SMADS com organizações da sociedade civil.

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/assistencia_social/legislacao/index.php?p=263050

Uma sugestão
Implementado
 •  Marcia Ribeiro

Importante divulgar com frequência e estimular as participações, na expectativa que as adequações da Instrução Normativa 03/SMADS/2018 de fato contribua para uma nova fase das parcerias, que esteja mais clara e facilite o dialogo e entendimento.

Sugestões sobre Ver no documento

41.1.2.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

A CPP tem divulgado e convocado os usuários e trabalhadores para participar das reuniões e plenárias com temáticas especificas. Sempre que faz necessário tem realizado audiências públicas, com convidados externos para provocar ampla discussão sobre os temas de interesse da cidade: SASF, Política da Criança e do Adolescente, Orçamento, Plano Decenal, PLAS 2018/2021, Portaria 46/SMADS/2010 em 2018.

Uma sugestão
Implementado
 •  Marcia Ribeiro

relevante espaço de participação

Sugestões sobre Ver no documento

42.1.6.1. Justificativa

Do total de OSCs que responderam ao questionário do CONFERIR, 28,1% avaliam que a deliberação foi implementada, 31,3% avaliam que não foi implementada e 40,6% avaliam que está em andamento.

1-    realizamos bimestralmente rodas de conversa e assembléias com todos os usuarios e parceiros do entorno da instituição;

2-    O acesso das Políticas Públicas, protagonismo das Pessoas com Deficiência para a busca dos direitos sociais;

3-    o contexto social da pandemia. Crescimento das situações de vulnerabilidades nos grupos e comunidades;

4-    Resultados Satisfatório;

5-    no momento, devido ao estado de Pandemia, as ações estão circunscritas aos palnos de trabalho das unidades, que tem foco agora na prevenção e mitigação das vulnerabilidades;

6-    As famílias por nós atendidas são referenciadas aos serviços da Rede Socioassistencial, se apropriando de toda a oferta do território através dos encaminhamentos;

7-    Nosso atual governo. A Pandemia;

8-    Nosso atual governo. Pandemia;

9-    Intensificando a participação e a construção de redes socioassistenciais, saúde e outros na abrangência territorial com diversos atores, a fim de consolidar a Assistência Social, SUAS, como Política Pública;

10-    Além da pandemia, a desarticulação dos serviços da política pública. fragilidade nos atendimentos e parcerias;

11-    Criamos o Fórum "Fala que eu te escuto" momento de troca e experiência com os usuários, participação do FAS central mesmo que on line, abertura de canais de reflexão para discutir sobre Politicas Públicas e fomentar a formação de multiplicadores;

12-    Embora a situação pandêmica existente, nossos espaços para reflexões de defesa de direitos foram mantidos, porém de maneira online, tivemos encontros semanais com o objetivo de formar multiplicadores que contribuam para conquistas sociais significativas;

13-    Pouca abertura para participação das Crianças e Adolescentes, verba insuficiente para o trabalho socioeducativo. Crianças e adolescentes sem conhecimento critico, conhecimento da realidade onde vivem;

14-    Não apresentada;

15-    Em decorrência da pandemia do COVID19, não houve tempo hábil para tal efetivação/avalição;

16-    "Em conformidade com nosso Estatuto Social oferecemos serviços, programas e projetos de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários para crianças e adolescentes, em conformidade com os direitos fundamentais previstos na Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente). Promovemos o acesso aos serviços das demais políticas públicas, em especial serviços de educação, saúde, cultura, esporte e lazer existentes no território; Realizamos reuniões socioeducativas com as famílias em acompanhamento pelo CRAS ou CREAS e famílias em descumprimento de condicionalidades, visando a sua compreensão no que se refere às condicionalidades do Programa Bolsa-Família enquanto direito de cidadania tanto para o acesso quanto para a permanência na rede de serviços das políticas públicas de saúde, educação e assistência social; do ciclo de vida dos usuários e a importância da formação educativa para o acesso e permanência no mundo do trabalho; de sua capacidade de aprimoramento profissional e educacional com vistas à inserção no mundo de trabalho; Alcançamos o impacto social esperado na vida dos usuários e suas famílias a partir do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, com efetivo acesso à rede socioassistencial e a serviços de outras políticas públicas de modo que fossem capazes de lidar com as potencialidades e limites de forma construtiva.";

17-    Com a ampliação da procura por serviços assistenciais e a revindicação de abertura de novos;

18-    Às ações de Assessoramento Social acontecem de forma transversal em todos os pilares em que a organização atua indo além da entrega de alimentos. Nosso objetivo é combater a insegurança alimentar, fortalecendo as ações realizadas em conjunto com as entidades parceiras, desse modo, assegurando os direitos relativos à assistência social, saúde e educação, compondo o conjunto das ofertas e atenções da política publica de assistência social, articuladas à rede socioassistencial;

19-    Esta em andamento,os grupos vão se fortalecendo para melhor engajamento;

20-    Foi observado maior envolvimento na procura de espaços para reflexão sobre o ECA e LOAS tendo maior conscientização dos seus direitos;

21-    Com a pandemia, essas possíveis ações ficaram prejudicadas. Cada vez mais a população sai perdendo espaço e oportunidade de se apropriar e intervir nas decisões tomadas;

22-    Esta deliberação segue processualmente em ritmos respondentes as necessidades de tratar os temas de interesse da população em situação de vulnerabilidade e risco social. Vemos o engajamento das lideranças tornando essa construção bastante dinâmica e respeitosa. As OSCs e as Associações de bairro buscam o cumprimento deste importante lugar de fomento, pois, concedem e criam condições para que seu público ainda que de modo adaptado ao período pandêmico, espaços de escuta qualificada e diálogos capazes de potencializar em seus pares o desejo de ser multiplicador em sua comunidade;

23-    A comissão de famílias começou se organizar para participar dos eventos no território e houve algumas participações no FAS Regional, articulações pela garantia e permanência dos serviços Socioassistenciais, porém, com a pandemia o grupo encontra-se abrandado;

24-    "por não atender esse quesito: Garantir toda a infraestrutura (Transporte, alimentação de qualidade data viável a participação, material, local que comporte os participantes) necessária para a participação da sociedade civil nas conferencias regionais e municipal, e a viabilização normativa para a imprescindível participação das OSCs, trabalhadores do SUAS e usuários em eventos específicos da Assistência Social, em São Paulo,com fechamento dos serviços conveniados sem prejuízo ao atendimento da Proteção Especial. A não participação em ações específicas da Assistência Social.";

25-    A partir de importantes temas trazidos pelo ECA e também pelo LOAS, abrimos espaço para discussões e reflexões com o objetivo de envolver todos os interessados.;

26-    sempre existe o que melhorar e ampliar espaços para o dialogo;

27-    Por causa da covid 19 estamos ainda com dificuldades de implantação das deliberações;

28-    Pandemia e um pouco de falta de vontade politica. Menor qualidade e quantidade de serviços e atendimento;

29-    Dificultada devido a pandemia;

30-    "Abrir espaço para que a comunidade seja representada dentro do conselho da OSC Apoio ao território no momento de pandemia com doação de alimentação, água potável, produtos de higiene, cobertor, máscaras, absorventes e cartão de alimentação acolhimento psicológico com parceria do Instituto Borboleta Azul;

31-    Abrir espaço para a comunidade seja representativa dentro do conselho da OSC, apoio ao território no momento de pandemia com doações de alimentos, produtos de higiene, água e cobertor, cartão de alimentação, apoio psicológico(parceria com instituto Borboleta Azul), epi's e higiene pessoal. Doação de mascaras para comunidade escolar do território;

32-    Promovendo espaços de reflexão através de reuniões, palestras, (0n line devido á pandemia) acerca dos diretios sociais garantidos;  

2 sugestões
Implementado parcialmente
 •  JOYCE VIANA

ACHO QUE EM RELAÇÃO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA O PROTAGONISMO AINDA ESTÁ DISTANTE DE SER EFETIVO. ACHO QUE ASSIM COMO A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL, ESSA POUPULAÇÃO DEVERIA TER MAIS ACESSO A ESPAÇOS PÚBLICOS E POLÍTICAS VOLTADAS ÀS SUAS NECESSIDADES DE MANEIRA MAIS COMPLETA E ABRANGENTE E QUE AS SECRETARIAS CONVERSASSEM MAIS ENTRE SI PARA QUE O ACESSO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FOSSE FACILITADO E FUNCIONASSE DE MANEIRA QUE MEDIANTE SUAS NECESSIDADES SEJA EDUCACIONAL, DE SAÚDE E/OU DE LAZER E CULTURA FOSSEM CONTEMPLADAS SEM QUE AJA NECESSIDADE DE RUPTURA DE ACESSO A NENHUMA DELAS EM FUNÇÃO DE OUTRA.

Não implementado
 •  Flávia Maria de Moura Reis

Texto de difícil compreensão, e com várias incoerências... Por exemplo Encaminhamento não é garantia de acesso a direito. E coisas como:... 7- Nosso atual governo. A Pandemia;

Sugestões sobre Ver no documento

43.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

A partir das diretrizes elaboradas pelas comissões criadas pelo Comas, as equipes técnicas da SMADS viabilizam a aquisição de bens e serviços para assegurar a realização da Conferência Municipal de Assistência Social.

Uma sugestão
Não implementado
 •  Flávia Maria de Moura Reis

Teremos uma Conferencia Municipal Virtual em 2021 daqui a mais ou menos um mês e não há nenhuma garantia de estrutura para as áreas no que diz respeito a garantia do acesso para população usuária mais vulnerável e moradores de áreas periféricas

Sugestões sobre Ver no documento

45.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento

Por meio das ações de educação permanente e da atuação das supervisões de assistência social, são oferecidas atividades a lideranças comunitárias e organizações da sociedade civil com o intuito de apresentar as etapas e as exigências previstas para o reconhecimento de organizações de assistência social e os requisitos para a parceirização com a SMADS.

Uma sugestão
Não implementado
 •  Evaldo Shinji Kuniyoshi

Uma ideia seria implantar "Plataformas Cooperativas" pela Internet unindo as REDES DE PROTEÇÃO SOCIAL das diversas secretarias (saúde, educação, SMADS, cultura, meio ambiente) e organizações dos territórios como tentamos fazer no Butantã, experimentalmente, por um grupo do Facebook em 2014. Link: <https://www.facebook.com/protecaosocialbutanta/>

Sugestões sobre Ver no documento

48.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento

As supervisões de assistência social e os equipamento estatais têm entre suas atribuições o acompanhamento das demandas dos territórios e a interlocução com as comunidades de modo a evidenciar demandas e a apresentar a rede socioassistencial do território. 

2 sugestões
Implementado parcialmente
 •  Marcia Ribeiro

Esse processo é mais complexo, pois buscamos constantemente sermos ouvidos, e realizar alinhamentos, mas sempre há os desafios. Precisamos ter mais clareza e acessos para apresentar as demandas.

Implementado parcialmente
 •  Flávia Maria de Moura Reis

Muitas vezes não há RH suficiente para que o servidor acompanhe esses espaços sem prejuizo ao atendimento urgente as demandas da população usuária de porta nos CRAS, CREAS e Centros POPs e/ou as dos serviços parceiros

Sugestões sobre Ver no documento

49.1.1.1. Justificativa

 

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

As assembleias com usuários são práticas recorrentes na rede socioassistencial e constam usualmente nos planos de trabalho dos serviços.

Uma sugestão
Implementado parcialmente
 •  Flávia Maria de Moura Reis

A população nesses perfis: crianças e adolescentes e idosos, LGBTQIA+, pessoas com deficiência, e população em situação de rua, demandam metodologias e manejo técnico diferenciado pois em geral são públicos com um longo histórico de vivência de violências, desrespeito aos seus direitos e preconceito dos mais diversos, sendo necessário ampla capacitação dos trabalhadores de todas as hierarquias institucional (servidores e trabalhadores da rede) para o atendimento esses públicos

Sugestões sobre Ver no documento

50.1.1.1. Justificativa

 

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

Serviços como SAICAS  utilizam linguagem específica

Uma sugestão
Implementado parcialmente
 •  Flávia Maria de Moura Reis

CCA's e outros serviços que atendem crianças precisam ter essa mesma linguagem

Sugestões sobre Ver no documento

51.1.3.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

Esta participação também é mais uma preocupação permanente dentro do nosso Fórum, conforme já demonstrado anteriormente: motivar, fomentar, sensibilizar e mobilizar as/os Usuárixs para a participação, não só nos nossos espaços, mas também das outras Políticas Públicas, considerando a intersetorialidade, como princípio fundante do Sistema Único de Assistência Social A Assistência Social não pode e nem deve tentar de por força de princípio legal, dar conta da resolução de todas as vulnerabilidades apresentadas por suas/seus Usuárixs. Por decorrência é fundamental que as outras políticas públicas também tenham a maior efetividade, a maior qualidade nos serviços oferecidos, de maneira que os princípios objetivos maiores da Política de Assistência Social, onde cumprem serem destacadas a emancipação e a promoção da autonomia, dos que dela necessitam, seja alcançada. Sendo portanto uma luta permanente na construção desses espaços, na articulação dessa participação nossa forte incidência, na eleição do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - CMDCA no Conselho Estadual de Assistência Social, CONSEAS-SP. Status da deliberação: Dentro de nosso papel consideramos a deliberação Implementada

Uma sugestão
Implementado parcialmente
 •  Evaldo Shinji Kuniyoshi

Uma sugestão seria integrar os diversos conselhos participativos das subprefeituras, do SUS, do SUAS, do Idoso, da População Negra e outros, numa plataforma digital de cooperação.

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