Javascript não suportado Processo Conferencial da Assistência Social - Etapa CONFERIR (Deliberações 2019-2021)
Início
Voltar

Processo Conferencial da Assistência Social - Etapa CONFERIR (Deliberações 2019-2021)

Descrição

As Conferências de Assistência Social na cidade de São Paulo são um espaço público onde se reúnem os principais segmentos da Política de Assistência Social para analisar a situação atual, suas condições e resultados, além de propor ações que tem caráter deliberativo (poder de decisão) para seu aprimoramento e consequente melhora da qualidade do atendimento dos seus/suas usuárixs. Compõem esses segmentos a gestão pública, os trabalhadorxs, os usuárixs e as organizações sociais que atuam no cotidiano da operacionalização desta política.
Elas devem ocorrer, por determinação legal, extraordinariamente a cada 2 anos e ordinariamente a cada quatro anos. As conferências são a mais alta instância direta de Participação Popular nas Políticas Públicas e estão sempre em constante evolução, em nossa cidade, nos seus processos, com vistas ao seu aprimoramento e aumento da participação, bem como, dos processos interativos, por força da atuação permanente da Sociedade Civil Organizada.
Nossa primeira evolução foi a realização de Pré Conferências de Assistência Social, nas 32 subprefeituras da cidade, como um processo preparatório sensibilizatório e mobilizador da Conferência Municipal propriamente dita. O próximo passo evolutivo foi a transformação dessas Pré Conferências em Conferências Regionais, que deliberam propostas tanto para o território quanto para a cidade como um todo, seguindo a mesma lógica nos territórios das 32 subprefeituras.
O passo seguinte foi separar o "centro", o "coração" da Conferência, que como seu próprio nome diz, tem o papel de conferir o "estado da arte" desta Política, tentando tornar menos longos os períodos de realização das etapas Regional e Municipal e dessa maneira realizar um monitoramento contínuo e de participação popular da implementação das propostas da Conferência anterior e considerando as diretrizes e objetivos da Política de Assistência Social, de modo que este trabalho traga melhores subsídios aos participantes para pensar as propostas para o próximo ciclo das Conferências de Assistência Social na cidade. Esta etapa ficou conhecida como "Conferir," que neste ano com o advento da maior tragédia humanitária que o país já viveu e ainda vive, tivemos que fazer a migração desse processo, até então presencial, para o modelo virtual.
Após muitas análises, ponderando muitas dificuldades, fatores limitadores derivados do imperativo da realização neste ambiente virtual, acabamos por optar por esta plataforma, o "Participe Mais," criada originalmente para consultas públicas, entendendo que dos modelos analisados, este era o que melhor atendia às necessidades relativas aos objetivos a serem alcançados neste processo.
Nesse sentido, essa escolha amplia nessa etapa, as possibilidades de participação, para além dos atores sociais tradicionais do processo conferencial, uma vez que a plataforma é aberta a todos os munícipes da cidade.
Na operacionalização desta etapa, os atores sociais dos diferentes órgãos são provocados a manifestar-se pelo cumprimento integral da deliberação que lhe afeta, ou de forma parcial ou ainda pelo seu não cumprimento, sendo solicitado documentação eventual que possa comprovar a situação apontada referente a cada deliberação.
Aqui, na modalidade de uma consulta pública virtual, os participantes avaliam e podem apresentar sua opinião, a partir de sua visão da realidade, concordando ou discordando do apresentado pelo(s) ator (es) social/ais.
No segundo momento, concluído o prazo desta etapa, que foi ampliado o mais possível, para respeitar as organizações das etapas estadual e nacional, da Conferência de Assistência Social, será aberto o momento de votação dos pareceres e argumentos apresentados por todxs, que seguindo nessa nova etapa a regulação de praxe dos processos conferenciais anteriores, será aberto apenas para os atores da Política (Gestão Municipal, Trabalhadorxs, Usuarixs e Organizações Sociais), que participaram da modalidade de consulta pública e se inscreveram no formulário disponível nas descrições adicionais.
É aqui, nesta mesma plataforma, que é definida a situação de cada deliberação para subsidiar a construção de propostas para as Conferências Regionais e Municipal, as quais serão realizadas em plataforma específica para Conferências, desenvolvida com recursos do Ministério da Cidadania, da Mulher e da Família em parceria com a Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais - FLACSO, aguardando confirmação de cessão.
Esperamos com tudo isso, numa análise mais ampla e otimista, ampliar o alcance e a compreensão da importância desta essencial Política Pública para a municipalidade, tirando-a da invisibilidade e tendo reconhecida sua importância, desejando que isso contribua a médio prazo, num maior reconhecimento, que resulte em volume maior de recursos orçamentários, que atendam o necessário para uma Política Pública que garanta integralmente seus objetivos essenciais, que estão instituídos no marco legal vigente, gerando maior efetividade e melhor resultado na busca da emancipação e da autonomia dos seus Usuárixs, sempre considerando as consequências da pandemia COVID19 e a gigantesca demanda que recairá sobre a Política de Assistência Social.
Desejamos que sua participação seja a melhor possível e que suas contribuições sejam enriquecedoras para nossa Política de Assistência Social! Sucesso nas suas reflexões e propostas! Apresentaremos no final do processo os seus resultados nesta mesma plataforma.
Saudações Democráticas da Comissão de Monitoramento e Controle das Deliberações das Conferências CMCDC do Conselho Municipal de Assistência Social.
Para participação nas Conferências Regionais e Municipal, clique em informações adicionais.


Versão preliminar do documento

Recebemos 1143 contribuições

Índice
Texto

1. Eixo 01 - Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado

1.1. Deliberação

Assegurar, no primeiro semestre de 2020, a implantação do CREAS Lapa e Parelheiros, bem como implantar Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP) nas regiões, conforme análise dos territórios, com RH proporcional à demanda. (pág. 59)

1.1.1. Atores Responsáveis

Secretarai Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

1.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento

Os CREAS Lapa e Parelheiros foram contemplados no Plano Municipal de Assistência Social (2018-2021) e tem previsão de abertura no segundo semestre de 2021. Atualmente, já foram iniciados processos administrativos e as equipes da Smads estão localizando imóveis para a instalação dessas unidades.

Contribuições

Implementado (2) Não implementado (6) Implementado parcialmente (8)

Veja as 2 sugestões recebidas

2. Eixo 01 - Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado

2.1. Deliberação

 Ampliar e garantir a manutenção de toda a rede de serviços socioassistenciais previstos na tipificação nacional, de acordo com a demanda de cada território, suas vulnerabilidades e riscos sociais, de forma a garantir os direitos da população, assim como implantar e ampliar serviços como Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), Centro Dia para Idosos e Pessoas com Deficiência, Centro de Acolhida Especial para Família (CAEF), Centro de Acolhida (CA), Repúblicas Jovem e pessoas LGBTIQA+, Residências Inclusivas, serviço de acolhimento e proteção a mulheres com ou sem filhos, em situação de rua ou em alta vulnerabilidade. (pág. 59)

2.1.1. Atores Responsáveis

Secretarai Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

2.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021:Não Implementadas

O orçamento da assistência social no município tem assegurado a continuidade dos serviços existentes e a abertura de novos conforme as previsões dos Programas de Metas, das Leis Orçamentárias Anuais e Diretrizes de Gestão.

Contribuições

Implementado (1) Não implementado (13) Implementado parcialmente (4)

Veja as 4 sugestões recebidas

3. Eixo 01 - Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado

3.1. Deliberação

Ampliar os horários dos serviços dos Centros de Acolhimento, de 16h para 24h, pois não contemplam as demandas de todos os usuários, (atualmente questões de horários, entradas e saídas para trabalho, estudo, lazer, não são contempladas, também dificultando a articulação com outras políticas públicas). (pág. 60)

3.1.1. Atores Responsáveis

Secretarai Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

3.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

No contexto da pandemia do coronavírus, foram aditados todos os centros de acolhimento para pessoas em situação de rua de 16h para 24h por meio da Portaria SMADS nº 2/2020.http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/portaria-secretaria-municipal-de-assistencia-e-desenvolvimento-social-smads-2-de-23-de-marco-de-2020

Contribuições

Implementado (11) Não implementado (1) Implementado parcialmente (5)

Veja as 2 sugestões recebidas

4. Eixo 01 - Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado

4.1. Deliberação

Garantir a todos os serviços tipificados da rede socioassistencial – Proteção Social Básica e Especial (média e alta complexidade) o item e despesa ‘Horas Técnicas’. (pág. 60)

4.1.1. Atores Responsáveis

Secretarai Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

4.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento

Com relação a Proteção Social Básica, o SASF contará com horas técnicas a partir da recente aprovação do Plano de ação pelo COMAS (Resolução nº 1731). Na Proteção Social Especial as horas técnicas estão implementadas em SAICA, Casa Lar, CDI, MSE, Residência Inclusiva, SEAS e SPVV. 

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/assistencia_social/comas/res21/1731.pdf 

Contribuições

Implementado (1) Não implementado (5) Implementado parcialmente (11)

Veja as 3 sugestões recebidas

5. Eixo 01 - Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado

5.1. Deliberação

Garantir a continuidade dos Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs) na Política de Assistência Social, com orçamento próprio suficiente para atender plenamente a tipificação, entendendo a sua especificidade de atuação, com equipe multiprofissional para efetivar o direito e proteção à criança e adolescente. (pág. 60)

5.1.1. Atores Responsáveis

Secretarai Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

5.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

A Lei Orçamentária Anual de 2021 previu R$ 241.370.248,00 na dotação destinada ao custeio dos Centros para Crianças e Adolescentes. Em junho de 2021, havia 462 serviços com 67.830 vagas no município.

Contribuições

Implementado (5) Não implementado (2) Implementado parcialmente (9)

Veja as 3 sugestões recebidas

6. Eixo 01 - Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado

6.1. Deliberação

Fomentar ações socioeducativas para o fortalecimento e estímulo da divulgação de informações na mídia (digital, impressa, audiovisual), e seminários regionais, a respeito dos direitos estabelecidos, para ampliar o conhecimento dos serviços CRAS/CREAS/CENTRO POP/rede socioassistencial, conselhos participativos e a forma de acessá-los. (pág. 60)

6.1.1. Atores Responsáveis

Secretarai Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

6.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada 

Acompanhamento realizado pela equipe de comunicação da SMADS, indica as matérias em veículos de imprensa relacionadas à assistência social e à secretaria. Em 2019 foram 575 matérias, em 2020 foram 977 e no primeiro semestre de 2021 foram 466 matérias. Em relação aos seminários regionais, as restrições decorrentes da pandemia do coronavírus repercutiram em atividades virtuais de educação permanente e de orientações à rede socioassistencial, além de campanhas e comunicados para a população por meio das páginas institucionais e das redes sociais da SMADS.

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/assistencia_social

Contribuições

Implementado (9) Não implementado (2) Implementado parcialmente (5)

Veja as 4 sugestões recebidas

7. Eixo 01 - Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado

7.1. Deliberação

Garantir políticas públicas na assistência social, a todos os imigrantes, com recomendação a Secretaria de Habitação, de aluguel social, na forma de IPTU progressivo, conforme aprovado na Conferência dos Imigrantes e das Cidades (pág. 60)

7.1.1. Atores Responsáveis

Secretarai Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

7.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

Foram realizadas por meio do ESPASO, e em conjunto com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, ações de educação permanente voltadas a capacitar a rede socioassistencial para atendimento a imigrantes. 

Contribuições

Implementado (6) Não implementado (5) Implementado parcialmente (6)

Veja as 5 sugestões recebidas

7.1.2. Atores Responsáveis

Secretaria Municipal de Habitação - SEHAB

7.1.2.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

Foram realizadas por meio do ESPASO, e em conjunto com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, ações de educação permanente voltadas a capacitar a rede socioassistencial para atendimento a imigrantes. 

Contribuições

Implementado (4) Não implementado (6) Implementado parcialmente (4)

Veja as 2 sugestões recebidas

7.1.3. Atores Responsáveis

Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento - SMUL

7.1.3.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada 

Foram realizadas por meio do ESPASO, e em conjunto com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, ações de educação permanente voltadas a capacitar a rede socioassistencial para atendimento a imigrantes. 

Contribuições

Implementado (5) Não implementado (4) Implementado parcialmente (4)

Veja a sugestão recebida

7.1.4. Atores Responsáveis

Secretaria. Municipal da Fazenda

7.1.4.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021:Não Implementada

O gabinete da Secretaria Municipal da Fazenda ratifica a informação de sua equipe técnica em que justifica que, "conforme artigo 150, § 6º da Constituição Federal, a concessão de benefícios fiscais depende da edição de lei específica. Dessa forma, as providências para instituição de eventual benefício excedem a competência desta unidade técnica".

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (11) Implementado parcialmente (0)

Não recebemos sugestões

8. Eixo 01 - Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado

8.1. Deliberação

 Garantir políticas públicas direcionadas a toda população indígena, e a imediata criação e implantação do CRAS indígena nas terras de Parelheiros/ Marsilac e Jaraguá, bem como atendimento especializado nos demais programas, projetos e serviços socioassistenciais. (pág. 60)

8.1.1. Atores Responsáveis

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

8.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021:Não Implementada

Não há diagnóstico consolidado e regulamentação estabelecida para a implementação do CRAS indígena. Atualmente, as equipes dos CRAS desses territórios têm realizado atendimentos aos povos tradicionais, com a possibilidade de elaboração de atividades de educação permanente específicas.

Contribuições

Implementado (3) Não implementado (11) Implementado parcialmente (1)

Veja as 2 sugestões recebidas

9. Eixo 01 - Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado

9.1. Deliberação

 Assegurar, na execução da política pública da Assistência Social, que a população LGBTIQA+ seja respeitada em sua identidade de gênero e sexualidade sem interferência religiosa ou moral, respeitando a laicidade constitucional. (pág. 60)

9.1.1. Atores Responsáveis

Secretarai Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

9.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento

Formação para os servidores da rede direta e trabalhadores da rede indireta por meio de ações formativas promovidas pelo ESPASO. 

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (7) Implementado parcialmente (7)

Veja a sugestão recebida

10. Eixo 01 - Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado

10.1. Deliberação

 Assegurar o SUAS como política pública. Defesa do SUAS como política de Estado e não de Gestão. (pág. 61)

10.1.1. Atores Responsáveis

Secretarai Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

10.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento

A efetivação da política de assistência social tem caráter contínuo. A adequação às normativas vigentes, o respeito às instâncias de participação social e a execução de serviços e benefícios socioassistenciais são as provisões necessárias para a garantia da proteção social na cidade São Paulo.

Contribuições

Implementado (1) Não implementado (6) Implementado parcialmente (6)

Veja a sugestão recebida

10.1.2. Atores Responsáveis

Conselho Municipal de Assistência Social - COMAS

10.1.2.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

CPP - É responsabilidade dessa comissão garantir a discussão e o acompanhamento do SUAS como uma Política Pública.

Contribuições

Implementado (5) Não implementado (1) Implementado parcialmente (5)

Não recebemos sugestões

11. Eixo 01 - Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado

11.1. Deliberação

Efetivar o Plano Municipal de Educação Permanente por meio do NUMEP (Núcleo Municipal de Educação Permanente), conforme Resolução nº 04 do CNAS de 13/03/13, garantindo o acesso aos trabalhadores, usuários e gestores, de forma a abranger as temáticas específicas de cada território. (pág. 61)

11.1.1. Atores Responsáveis

Secretarai Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

11.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento

Esta é uma ação contínua. As ações presenciais foram suspensas em razão da pandemia e o ESPASO tem realizado ações virtuais e planejado formas de aperfeiçoar as ações de educação à distância.

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (4) Implementado parcialmente (10)

Veja as 4 sugestões recebidas

12. Eixo 01 - Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado

12.1. Deliberação

Criar um banco de dados que permita ao trabalhador do SUAS consultar o histórico do usuário, suas demandas e por quais serviços ele passou, que seja alimentado também por trabalhadores das demais secretarias, preservando o sigilo das informações, conforme a legislação vigente. (pág. 61)

12.1.1. Atores Responsáveis

Secretarai Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

12.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento

Em 2020-2021, foram contratados por meio de acordo de cooperação técnica com a Unesco consultores cuja atribuição era o desenvolvimento de ferramentas para acompanhamento da trajetória do cidadão na rede de serviços e benefícios. Em 2021, é esperada a conclusão deste projeto pela equipe de COVS.

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (10) Implementado parcialmente (4)

Veja as 4 sugestões recebidas

13. Eixo 01 - Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado

13.1. Deliberação

Revisar e readequar a Portaria 046/SMADS/2010 e a Norma Técnica dos Serviços da Rede Socioassistencial – Proteção Básica e Especial, aprovados pelo COMAS-SP, em consonância com as alterações da Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS 109/2009), e Resoluções do COMAS-SP, que será revisada a partir de 2020, conforme proposta da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), e que seja realizada com transparência e ampla participação da população, dos(as) trabalhadores(as) que estão diretamente na execução do SUAS na cidade de São Paulo, dos(as) cidadãos(ãs), usuários(as), das OSCs, pesquisadores, fóruns, conselhos de direitos e movimentos sociais. (pág. 61)

13.1.1. Atores Responsáveis

Secretarai Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

13.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Não Implementada

Em razão da pandemia, a revisão da regulação das tipologias e das normas técnicas foi postergada uma vez que a situação de emergência requereu a reorganização dos serviços socioassistenciais por meio de notas técnicas e portarias que adaptaram o funcionamento dos serviços existentes. 

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (13) Implementado parcialmente (1)

Veja as 2 sugestões recebidas

13.1.2. Atores Responsáveis

Conselho Municipal de Assistência Social - COMAS

13.1.2.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Não Implementada

O Conselho tem feito solicitação para que a SMADS apresente o conteúdo de substituição da Portaria 46/SMADS para toda a rede de serviços, a partir da transparência e participação da população, dos fóruns, usuários e trabalhadores. Porém destaca que nesse período foi feita a aprovação de forma separada de serviços: 

Resolução COMAS-SP nº1646/2020 de 08 de dezembro de 2020, que dispõe sobre a alteração da Portaria SMADS nº46/2010 nos serviços para pessoas em situação de rua.

Resolução COMAS-SP nº1572/2020 de 02 de junho de 2020, que dispõe sobre aprovação do projeto do Núcleo de Atendimento Integral para crianças e adolescentes em Situação de Rua.

Resolução COMAS-SP nº1630/2020 de 27/10/2020, que dispõe sobre aprovação do serviço Centro Dia para Pessoas com Deficiência.

Resolução COMAS-SP nº1546/2019 de 17 de dezembro de 2019, que dispõe sobre a aprovação da Casa de Passagem para Mulheres Vítimas de Violência – CPMVV

Resolução COMAS-SP Nº1616/2020 de 08 de setembro de 2020, que dispõe sobre a aprovação da adequação no Serviço de República, que altera o anexo I da Portaria nº46/SMADS/2010 e a Portaria nº47/SMADS/2010.

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (10) Implementado parcialmente (0)

Não recebemos sugestões

14. Eixo 01 - Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado

14.1. Deliberação

Realizar novos concursos públicos para profissionais da Assistência Social (SUAS), com a expansão do quadro funcional, a fim de assegurar a efetividade da política pública nos territórios e difundir informações e conhecimentos produzidos em âmbito local, além de garantir o chamamento dos classificados conforme prazo preestabelecido no edital. (pág. 61)

14.1.1. Atores Responsáveis

Secretarai Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

14.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Não Implementada

Está em andamento estudo para recomposição de quadros e foram solicitadas vagas dos concursos vigentes, considerando as diversas formações necessárias na SMADS. Atualmente, a secretaria possui 906 servidores, entre efetivos e comissionados.

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (14) Implementado parcialmente (0)

Veja as 3 sugestões recebidas

15. Eixo 01 - Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado

15.1. Deliberação

Garantir Observatório de Vigilância Socioassistencial para cada Supervisão de Assistência Social (SAS), com a implantação dos cargos de Sociólogo, Historiador e Geógrafo, a fim de assegurar a efetividade da política pública nos territórios e difundir informações. (pág. 61)

15.1.1. Atores Responsáveis

Secretarai Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

15.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021:Não Implementada

As funções de vigilância socioassistencial têm sido desempenhadas por COVS, que possui atribuições para a produção, elaboração e difusão de instrumentos de monitoramento e acompanhamento dos atendimentos realizados pelos serviços e equipamentos da rede socioassistencial.

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (15) Implementado parcialmente (0)

Veja a sugestão recebida

16. Eixo 01 - Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado

16.1. Deliberação

Readequar as vagas dos serviços socioassistenciais da rede conveniada à Proteção Social Básica, com exceção do Serviço de Assistência Social à Família - SASF (em função do atendimento e acompanhamento familiar), de acordo com as demandas e necessidades dos cidadãos, preferencialmente no território, mas sem limitações de abrangências territoriais. (pág. 61)

16.1.1. Atores Responsáveis

Secretarai Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

16.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento 

Em razão da pandemia, as atividades presenciais foram temporariamente suspensas e deslocadas para atividades virtuais. Com a retomada gradual, serão possíveis novas análises de demanda por território.

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (3) Implementado parcialmente (7)

Não recebemos sugestões

17. Eixo 01 - Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado

17.1. Deliberação

As (os) Supervisoras (es) de SAS deverão ser servidores públicos de carreira, com formação superior, em conformidade com a NOB RH/SUAS-2006 e Resolução CNAS 17/2010, de modo a romper com as relações político-partidárias, que sobrepõem a política pública de Assistência Social. (pág. 62)

17.1.1. Atores Responsáveis

Secretarai Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

17.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento 

Destaca-se que todos os servidores, comissionados ou efetivos, que exercem qualquer função na Smads, inclusive a de supervisor de assistência social, submetem-se às diretrizes e normativas da administração pública e da política de assistência social. Entre 2019 e 2021, os servidores efetivos nesta função passaram de 9 para 14.

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (6) Implementado parcialmente (8)

Veja as 3 sugestões recebidas

18. Eixo 01 - Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado

18.1. Deliberação

Garantir a democratização das informações da rede socioassistencial por meio de uma central de atendimento da Assistência Social, utilizando-se das mídias sociais e informativos diversos. (pág. 62)

18.1.1. Atores Responsáveis

Secretarai Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

18.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

A assistência social atualmente possui Carta de Serviços incluída na Central e no Portal 156, além das informações relevantes sobre acesso aos serviços e benefícios por meio da página institucional e das redes sociais da SMADS.

Contribuições

Implementado (7) Não implementado (4) Implementado parcialmente (2)

Veja as 3 sugestões recebidas

19. Eixo 01 - Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado

19.1. Deliberação

Disponibilizar aos técnicos do Serviço Social às Famílias - SASF e Núcleo de Proteção Jurídica - NPJ, o acesso para consulta e realização do preenchimento no sistema de condicionalidades dos programas de transferência de renda (SICON) e acompanhamento das famílias, com o objetivo de desburocratizar o atendimento aos usuários acompanhados pelos respectivos serviços acima citados, que atualmente dependem do atendimento técnico do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS. (pág. 62)

19.1.1. Atores Responsáveis

Secretarai Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

19.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento 

Atualmente, o acesso ao Sistema de Condicionalidades pelos serviços parceirizados é mediado pelos CRAS e CREAS para acompanhamento das famílias em descumprimento das condicionalidades. A justificativa apresentada na deliberação 12 também incidirá positivamente sobre esse tema.

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (6) Implementado parcialmente (7)

Veja as 2 sugestões recebidas

20. Eixo 02 - Política Pública tem que ter Financiamento Público

20.1. Deliberação

Alterar o instrumento legal que estabelece os critérios financeiros de locação de imóvel para execução dos serviços socioassistenciais, garantindo o repasse do valor do aluguel de acordo com o valor real do imóvel, e não de acordo com o valor venal, sendo incluso também o valor do IPTU, respeitando as especificidades do território. Tornar o repasse do aumento do valor do aluguel de acordo com o índice oficial anual, de forma simples e ágil. Propiciar a todos os serviços a verba do

aluguel. (pág. 62)

20.1.1. Atores Responsáveis

Secretarai Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

20.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021:Não Implementada

Esta deliberação requer a alteração legislativa, extrapolando a competência da SMADS.

Contribuições

Implementado (1) Não implementado (11) Implementado parcialmente (0)

Não recebemos sugestões

21. Eixo 02 - Política Pública tem que ter Financiamento Público

21.1. Deliberação

 Garantir em lei que o município repasse a verba ajustada para os serviços socioassistenciais tipificados conforme a inflação anual, tendo como referência o Índice de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA, atendendo todos os itens previstos na PRD, acabando com a disparidade. (pág. 62)

21.1.1. Atores Responsáveis

Secretarai Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

21.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento

Em 2020 e 2021, o reajuste dos repasses por meio das Portarias SMADS nº 01/2020 e nº28/2021 valeram-se de indíces de preços reconhecidos para a atualização dos custos das parcerias. 

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (4) Implementado parcialmente (7)

Veja a sugestão recebida

22. Eixo 02 - Política Pública tem que ter Financiamento Público

22.1. Deliberação

Que o município se responsabilize pelo repasse do cofinanciamento do Estado e da União, quando os mesmos não ocorrerem, fazendo a interlocução e gestão com os citados entes. (pág. 62)

22.1.1. Atores Responsáveis

Secretarai Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

22.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

A SMADS requer, quando necessário, à Junta Orçamentária-Financeira (JOF) que delibera e autoriza por meio de Decreto de suplementação orçamentária a recomposição financeira nos casos de atraso ou de suspensão nos repasses de confinanciamento federal ou estadual, garantindo a continuidade dos serviços socioassistenciais. 

Contribuições

Implementado (10) Não implementado (1) Implementado parcialmente (1)

Não recebemos sugestões

23. Eixo 02 - Política Pública tem que ter Financiamento Público

23.1. Deliberação

Efetivar a convocação dos assistentes sociais aprovados em concurso público em 2014 e não nomeados, bem como de outras categorias que ainda aguardam convocação, assim como realizar concurso público e efetivar a convocação e nomeação, garantindo o aumento dos recursos humanos de CRAS, CREAS, Centro POP e Gestão, conforme NOB RH/SUAS, Resolução 17 CNAS/2011, abrangendo todos os cargos vagos de distintas carreiras que compõem o SUAS, com previsão

orçamentária na periodicidade de quatro anos, assim como ampliar o quadro de recursos humanos dos serviços socioassistenciais. (pág. 63)

23.1.1. Atores Responsáveis

Secretarai Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

23.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento 

Entre 2019 e 2021, ingressaram na Smads, por meio de liminares, 59 analistas de assistência e desenvolvimento social. Como indicado na justificativa da deliberação 14, está em andamento estudo para recomposição de quadros e foram solicitadas vagas dos concursos vigentes, considerando as diversas formações necessárias na SMADS

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (5) Implementado parcialmente (8)

Veja as 2 sugestões recebidas

24. Eixo 02 - Política Pública tem que ter Financiamento Público

24.1. Deliberação

Equiparação dos salários dos trabalhadores do SUAS, Poder Público e Organização da Sociedade Civil. (pág. 63)

24.1.1. Atores Responsáveis

Secretarai Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

24.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021:Não Implementada

As regulamentações das funções têm previsões distintas a partir tipo de vínculo trabalhista (celetista ou estatutário).

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (12) Implementado parcialmente (0)

Não recebemos sugestões

25. Eixo 02 - Política Pública tem que ter Financiamento Público

25.1. Deliberação

 Garantir o passe livre para os usuários da Assistência Social. (pág. 63)

25.1.1. Atores Responsáveis

Secretarai Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

25.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021:Não Implementada

A regulação do transporte público não é de competência da SMADS. Atualmente, os serviços de medidas socioeducativas contam com repasse destinado à garantia da presença dos usuários no atendimento.

Contribuições

Implementado (1) Não implementado (11) Implementado parcialmente (0)

Veja as 2 sugestões recebidas

26. Eixo 02 - Política Pública tem que ter Financiamento Público

26.1. Deliberação

Criar portaria que regulamente os benefícios eventuais no âmbito dos CRAS/CREAS, garantindo fonte de recurso adequada para a concessão dos mesmos, que não seja adiantamento direto, já reconhecido pelo TCM como via inadequada. (pág. 63)

26.1.1. Atores Responsáveis

Secretarai Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

26.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento

A Coordenação de Gestão de Benefícios com o apoio de consultoria contratada por meio de acordo de Cooperação Técnica com a Unesco, elaborou diretrizes para a construção de Plano de Regulamentação do benefícios Eventuais. Há previsão de avanço desta agenda no segundo semestre de 2021, com participação da rede socioassistencial e por meio de sua regulamentação no Comas.

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (6) Implementado parcialmente (6)

Veja a sugestão recebida

27. Eixo 02 - Política Pública tem que ter Financiamento Público

27.1. Deliberação

Fortalecer o COMAS, visando:

- Assegurar que a SMADS faça a prestação de contas, trimestralmente, do Fundo Municipal ao COMAS, impedindo a redução de recursos destinados ao financiamento de serviços, programas, projetos e benefícios;

- Criar comissões regionais do COMAS para fiscalizar como os recursos financeiros estão sendo investidos na Assistência Social;

- Ampliar a visibilidade das decisões tomadas pelo COMAS, quanto à destinação e fiscalização das aplicações de recursos aos serviços, programas, projetos e benefícios da Assistência Social, para além do Diário Oficial, por meio da criação de canal de comunicação com fácil acesso e compreensão para a população;

- Ampliar o orçamento do COMAS, para que os conselheiros possam melhorar a fiscalização dos equipamentos e recursos públicos. (pág. 63)

27.1.1. Atores Responsáveis

Secretarai Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

27.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento

As prestações de contas da SMADS são realizadas trimestralmente junto ao COMAS, que as aprecia e delibera sobre o tema. Para cada prestação de contas há uma resolução correspondente.  O COMAS divulga sua agenda e ações no site e em suas redes sociais. 

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/assistencia_social/comas/

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (2) Implementado parcialmente (9)

Não recebemos sugestões

27.1.2. Atores Responsáveis

Secretarai Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

27.1.2.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento

Esta é uma ação contínua e todas as análises realizadas são inseridas nos relatos e nas resoluções editadas pelo COMAS. Os atos do Conselho são publicados, além no diário oficial, no site do COMAS e nas redes sociais do Conselho (facebook). Diante da pandemia, não foi possível dar andamento a implantação das comissões regionais. 

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (3) Implementado parcialmente (7)

Não recebemos sugestões

28. Eixo 02 - Política Pública tem que ter Financiamento Público

28.1. Deliberação

Garantir infraestrutura para funcionamento dos Conselhos e Fóruns Regionais (mídia impressa, mídia digital, e espaço físico apropriado). (pág. 63)

28.1.1. Atores Responsáveis

Secretarai Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

28.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021:Não Implementadas

Os Índices de Gestão Descentralizada têm previsão legal para custeio exclusivamente das atividades do Conselho Municipal de Assistência Social

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (12) Implementado parcialmente (0)

Não recebemos sugestões

28.1.2. Atores Responsáveis

Conselho Municipal de Assistência Social - COMAS

28.1.2.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento 

Esta é uma ação contínua, a CFO tem acompanhado  e pleiteado o aperfeiçoamento, com perspectiva de mudança para espaço maior, além de contratação de empresa para gravação e degravação das plenárias e comissões temáticas. Devido a pandemia, não foi possível implantar os conselhos regionais. 

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (8) Implementado parcialmente (4)

Veja a sugestão recebida

29. Eixo 02 - Política Pública tem que ter Financiamento Público

29.1. Deliberação

Garantir verba orçamentária para ampliação da rede de serviços da Proteção Social Básica e Especial, sem cortes dos já existentes, previstas na Tipificação dos Serviços Socioassistenciais e resoluções do COMAS, em todos os territórios da cidade, priorizando as áreas de alta vulnerabilidade e risco, baseados nos estudos dos observatórios regionais e central, e em levantamentos dos “vazios socioassistenciais” e similares, conforme a realidade do crescimento populacional da cidade de São Paulo. (pág. 63)

29.1.1. Atores Responsáveis

Secretarai Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

29.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

O Orçamento da assistência social no município tem assegurado a continuidade dos serviços existentes e a abertura de novos conforme as previsões dos Programas de Metas e das Leis Orçamentárias Anuais.

Contribuições

Implementado (6) Não implementado (0) Implementado parcialmente (6)

Não recebemos sugestões

30. Eixo 02 - Política Pública tem que ter Financiamento Público

30.1. Deliberação

Revogação do Decreto 58.636, de fevereiro de 2019, que dispõe sobre a renegociação dos instrumentos jurídicos de coleta e tratamento de lixo, ações de saúde e assistência social, bem como sobre a análise da prestação de contas de ajustes já encerrados. (pág. 64)

30.1.1. Atores Responsáveis

Prefeitura Municipal de São Paulo - PMSP

30.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021:Não Implementadas

Os efeitos do Decreto nº 58.636/2019 foram delimitados ao orçamento daquele exercício e com limite temporal para aplicação. O orçamento vigente assegura a continuidade da rede socioassitencial existente, com previsão de expansão de serviços a partir da Lei Orçamentária Anual, Programa de Metas e diretrizes de gestão. 

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (12) Implementado parcialmente (0)

Não recebemos sugestões

30.1.2. Atores Responsáveis

Secretarai Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

30.1.2.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021:Não Implementadas

Os efeitos do Decreto nº 58.636/2019 foram delimitados ao orçamento daquele exercício e com limite temporal para aplicação. O orçamento vigente assegura a continuidade da rede socioassitencial existente, com previsão de expansão de serviços a partir da Lei Orçamentária Anual, Programa de Metas e diretrizes de gestão. 

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (10) Implementado parcialmente (0)

Não recebemos sugestões

31. Eixo 02 - Política Pública tem que ter Financiamento Público

31.1. Deliberação

Garantir o cumprimento da Resolução COMAS 1.127, acerca dos parâmetros mínimos para a composição do orçamento da Assistência Social, bem como, anualmente, a concessão de parcela adicional no valor de um repasse mensal para manutenção do imóvel e adequação a ABNT/NBR9050/2004, bem como aquisição de bens permanentes. Defender o fim da Emenda Constitucional Nº 95, de 15 de dezembro de 2016, e o fim da desvinculação das receitas da União (que o município defenda). (pág. 64)

31.1.1. Atores Responsáveis

Secretarai Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

31.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

A resolução mencionada não encontra respaldo na legislação vigente, uma vez que matérias orçamentárias são de competência do legislativo municipal.

Contribuições

Implementado (4) Não implementado (4) Implementado parcialmente (2)

Veja a sugestão recebida

31.1.2. Atores Responsáveis

Conselho Municipal de Assistência Social - COMAS

31.1.2.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021:  Em Andamento 

O conselho tem se manifestado para garantir o cumprimento da Resolução 1127 e a revogação da EC 95 através de ofícios e manifestações públicas.  Em 2019 e 2020 a SMADS efetuou o pagamento da verba adicional. 

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (3) Implementado parcialmente (8)

Não recebemos sugestões

32. Eixo 02 - Política Pública tem que ter Financiamento Público

32.1. Deliberação

Publicizar de forma acessível e de fácil compreensão, os recursos públicos e prestação de contas anuais da Assistência Social. (pág. 64)

32.1.1. Atores Responsáveis

Secretarai Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

32.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

A aplicação do recursos públicos é publicizada pelos sites da Câmara Municipal, COMAS e SMADS, nos termos das legislações vigentes. 

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/assistencia_social/comas/

Contribuições

Implementado (8) Não implementado (1) Implementado parcialmente (2)

Não recebemos sugestões

33. Eixo 03 - A Participação Popular Garante a Democracia e o Controle da Sociedade

33.1. Deliberação

Garantir com antecipação mínima de um ano a divulgação do Processo Conferencial, a não restrição da participação (em todas as esferas), com a criação de Comitês permanentes descentralizados tendo como referência cada uma das 32 Supervisões de Assistência Social (SAS), a partir da comissão organizadora local da Conferência Regional, monitoramento das deliberações e cobrança efetiva das responsabilidades dos operadores da política, sob a coordenação da Comissão de Monitoramento e Acompanhamento das Deliberações das Conferências - CMCDC-COMAS-SP. (pág. 64)

33.1.1. Atores Responsáveis

Conselho Municipal de Assistência Social - COMAS

33.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021:Não Implementadas

CMCDC ( Para a Conferência de 2021, a CMCDC não cumpriu esta deliberação.)

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (12) Implementado parcialmente (0)

Não recebemos sugestões

34. Eixo 03 - A Participação Popular Garante a Democracia e o Controle da Sociedade

34.1. Deliberação

Construir um Plano de Comunicação do SUAS, que contemple: mecanismos de divulgação do papel, atribuições, atividades, ações e deliberações do (COMAS-SP/CONSEAS/CNAS) aprimorando o controle sobre a rede de serviços e estimulando maior participação, principalmente institucional, que será objeto de proposta a ser construída por um grupo de trabalho a ser instituído em cada Conselho, levando em consideração a aproximação entre Usuários, Trabalhadores e sociedade civil, que não tem acesso ao mundo virtual (dar ênfase em divulgação física através de cartazes, cartas, panfletos, outdoors, meios de comunicação em massa, nos locais e transportes públicos). Garantir que no plano de comunicação também seja divulgado a Política de Assistência Social e os Programas Sociais vinculados ao CadÚnico. (pág. 64)

34.1.1. Atores Responsáveis

Conselho Municipal de Assistência Social - COMAS

34.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021:Não Implementadas

Não é competência do Conselho a construção do Plano.

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (10) Implementado parcialmente (1)

Não recebemos sugestões

35. Eixo 03 - A Participação Popular Garante a Democracia e o Controle da Sociedade

35.1. Deliberação

 Garantir que a Secretaria Municipal de Assistência Social, as OSCs, o COMAS-SP e os Sindicatos promovam a efetiva participação de Trabalhadores e Usuários no Controle Social. Em relação aos Trabalhadores, sem quaisquer prejuízos de qualquer natureza. Em relação aos Usuários, garantir acesso e formação continuada descentralizada, para sua participação e permanência com autonomia e protagonismo. (pág. 65)

35.1.1. Atores Responsáveis

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

35.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

A participação das representações de trabalhadores, usuários, organizações e governo têm sido assegurados no Conselho Municipal de Assistência Social por meio de eleições regulares e efetivação dos calendários aprovados para as comissões e plenárias dos conselhos, além da realização periódica da conferência municipal de assistência social. 

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/assistencia_social/comas/arquivos/2021/conselheiros_11_gestao_6.pdf

Contribuições

Implementado (8) Não implementado (1) Implementado parcialmente (2)

Veja a sugestão recebida

35.1.2. Atores Responsáveis

Conselho Municipal de Assistência Social - COMAS

35.1.2.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

O Conselho vem oportunizando a participação de Trabalhadores e Usuários no Controle Social por meio da divulgação de pautas e links para acessar a reunião, fomentando a participação.

Contribuições

Implementado (7) Não implementado (1) Implementado parcialmente (2)

Não recebemos sugestões

35.1.3. Atores Responsáveis

Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo - SINDSEP

35.1.3.1. Justificativa

Não é de competência do Sindsep, contudo, avalia-se que ter trabalhadores em espaços que são discutidos as políticas publicas é de fundamental importância, nesse sentido, o Sindsp, fomenta e apoia que seus membros façam parte de Conselhos e Fóruns. No COMAS de forma pioneira, o Sindesp mantém pela segunda gestão trabalhadoras da Assistência como Conselheira, no segmento de trabalhaor do COMAS. Sendo que na gestão de 2019-2020 conselheira suplente, e na segunda gestão ainda vigente, conselheira titular.

Contribuições

Implementado (1) Não implementado (6) Implementado parcialmente (4)

Não recebemos sugestões

35.1.4. Atores Responsáveis

Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência e Educação à Criança, ao Adolescente e à Família do Estado de São Paulo - Sitraemfa

35.1.4.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

Em resposta ao ofício enviado pelo COMAS referente ao processo Conferencia, vimos por meio deste informar que na nossa Convenção Coletiva temos uma Cláusula especifica, trigésima segunda, que garante a participação das trabalhadoras(es) em Reuniões, Formações, Congressos, Seminários e Conferências, sempre realizamos debates de conscientização das trabalhadoras(es) da necessidade de estarem sempre presentes em processo de formação e participação em atividades e eventes para aprimoramento das suas competências para desempenhar cada vez melhor suas atribuições para melhoria da política publica.

Contribuições

Implementado (8) Não implementado (1) Implementado parcialmente (2)

Não recebemos sugestões

35.1.5. Órgão responsável

Organizações Sociais - OSCs

35.1.5.1. Justificativa

Do total de OSCs que responderam ao questionário do CONFERIR, 50% avaliam que a deliberação foi implementada, 15,6% avaliam que não foi implementada e 34,4% responderam que a implementação da deliberação está em andamento.

1-    Maior participação da comunidade;

2-    Houve o reordenamento dos Serviços nos territórios de moradia dos usuários, mas ainda há escassez de Serviços que atendam as demandas por eles trazidas;

3-    Diante do cenário de pandemia, não foi possível visualizar o atendimento de participação dos agendes envolvidos nesse processo;

4-    Resultados satisfatório;

5-    Cada unidade tem suas ações definidas em plano de trabalho visando a implantação das ações, que, de momento, visto que estamos em Pandemia, não tem sido possíveis de execução plena;

6-    A Legião Mirim de Vila Prudente, tem focado empenho em atender as demandas das necessidades apresentadas pelas famílias. Nesse período pandêmico percebemos um retrocesso. Os efeitos negativos gerados nas famílias de maior vulnerabilidade social, seja na questão de desemprego, violência, privação de contatos, precarização dos serviços prestados, todos esse fatores corroboram para que nós enquanto trabalhadores da Assistência Social, façamos um trabalho para minimizar tais efeitos e assegurar o desempenho das potencialidades dos nossos atendidos. Temos realizado mensalmente encontros virtuais com palestras de temas onde fortaleça os vínculos familiares e comunitários e que possam contribuir para diminuir os impactos das desigualdades; 7-    Foram alcançados os objetivos, pela nossa SAS e nossa supervisora;

8-    Todos os objetivos foram alcançados, pela nossa SAS e nossa supervisora, a qual luta muito por nós;

9-    Formação continuada, no segmento dos idosos, para usuário interessados em serem Cuidadores de Idosos, conf. a politica pública emanada pelo SUAS, garantindo a sua participação, na aquisição de conhecimentos, autonomia e protagonismo;

10-    Período da pandemia do Covid 19. Isolamento social e fragilidade dos serviços frente à pandemia;

11-    Mesmo com a Pandemia continuamos nosso atendimento e orientações aos usuários quanto a formação, a participação e a luta por seus direitos;

12-    Em relação aos ao trabalhadores asseguramos o direito de acesso à informação, para utilizá-las de maneira eficiente, ampliando suas possibilidades de participar do debate público e da gestão do Estado, com o objetivo do fortalecimento do controle social. Quanto aos usuários, também os mantemos informados de seus direitos e sobre as políticas públicas, o acesso à formação foi realizada de forma online e seu protagonismo bastante incentivado através de debates e fóruns;

13-    Não somos ouvidos. Dificuldades na execução do trabalho socioeducativo;

14-    Não apresentada;

15-    Conforme a demanda, a liberação do quadro é atendida;

16-    Promovemos proteção social à criança e adolescente, em situação de vulnerabilidade e risco, por meio do desenvolvimento de suas potencialidades. Proporcionamos aquisições para a conquista da autonomia, protagonismo e cidadania, mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Além disso, oferecemos proteção social a jovens e adultos a partir de 15 anos até 59 anos em situação de vulnerabilidade e risco social. Isso se deu através da intervenção social planejada, estimulando e orientando os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas tanto na família quanto no território. Igualmente foi possível favorecer aquisições para o alcance da autonomia, do protagonismo, da cidadania, para a equiparação de oportunidades, para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e para a garantia de direitos;

17-    Os resultados foram as familias procurando mais, conhecer quais são seus direitos e fazendo valer tais direitos atraves dos serviços, CRAS, CREAS, UBSs locais e etc.....;

18-    É garantido a participação dos trabalhadores sem quaisquer prejuízos nos serviços de Controle Social ou qualquer que seja a demanda proposta. Em relação aos usuários, é garantido o acesso a informação de forma que siga com autonomia seus serviços, mas dando subsídios para a melhoria de tal;

19-    Mesmo com a pandemia de forma online existe participação dos trabalhadores e usuários nos seus respectivos Fóruns;

20-    Tanto os trabalhadors como usuários, participaram ativamente na OSC tanto presencialmente como remotamente, garantindo e promovendo assim, um controle Social e mantendo um maior envolvimento com a rede de serviços, aumentando a procura de informações quanto as atividades e serviços oferecidos;

21-    Estamos em processo de reflexão diante das diversas propostas, conjuntura atual observando as possibilidades para tal ação. Cada vez mais distanciamento dos usuários ficando à margem das decisões;

22-    Está em contrução, pois reconhecemos que a participação dos pares envolvidos, considera os tempos e a gama de desafios previstos e não previstos para realizar com sucesso micro-ações relacionadas a intenção macro do eixo. A SMADS e as OSCs conveniadas vêm realizando um importante papel de atuação, bem como o COMAS-SP e os Sindicatos. Cada qual, com clareza de suas atribuições e representatividade para o fomento da presença dos trabalhadores. Devido a pandemia, o movimento de dar "voz as vozes" nas diferentes instâncias, foi adaptado considerando os protocolos de segurança, mas vemos que a mobilização aconteceu e prevê condições de por meio de diferente diálogos e momentos continuar como caminho. Os trabalhadores envolvidos são o exemplo manifesto da implantação desta deliberação, eles já, fazem entoar suas opniões de modo consciente e alinhado com as necessidade de assegurar direito a ter direitos;

23-    Realizamos uma pré Conferência (Comissão de famílias) e trabalhadores. Obtivemos uma adesão significativa na Conferência, com participação, reflexão e engajamento. Os participantes trouxeram as reflexões e discussões para a comunidade, proporcionando conhecimento, interação e empoderamento;

24-    Em processo, com a máxima atenção a socialização das ações e o consequente engajamento do público diretamente envolvido;

25-    Tanto os usuários do serviço como os trabalhadores mantiveram-se ativos na OSC, por meio de nossas atividades presenciais e remotas. O que garantiu a nós nutrir um maior controle social e o interesse de sua permanência;

26-    Ainda tem o que smelhorar;

27-    Com a dificuldades com Covid 19 não podemos ainda implantar por completo as deliberações;

28-    Mesmo antes da Pandemia não era efetivada , mais piorou no ano 20220. Menos serviços de Assistência Social e de qualidade inferior;

29-    População atendida de acordo com o perfil apresentado e com abrangência;

30-    A relação com a comunidade segue mais participativa. Fortalecimento com o trabalho da rede de politicas públicas, apesar das dificuldades encontradas na pandemia;

31-    Relação com a comunidade,sendo mais participativa, fortalecimento do trabalho com a rede de políticas públicas, apesar das dificuldades com o momento de pandemia;

32-    Garantindo a efetiva participação dos usuários, funcionários e comunidade na estruturação do serviço como planejamento e organização de atividades , através de reuniões e debates ( 0n line)

Contribuições

Implementado (2) Não implementado (2) Implementado parcialmente (6)

Não recebemos sugestões

36. Eixo 03 - A Participação Popular Garante a Democracia e o Controle da Sociedade

36.1. Deliberação

 Articular a construção de minuta de lei Municipal do SUAS através de processo participativo com audiências públicas descentralizadas promovidas pelo COMAS-SP, FAS e frente municipal em defesa do SUAS assegurando e garantindo todas as atribuições dos conselhos, e a garantia de parâmetros mínimos de necessidades e recursos para a realização das conferências e efetivação da participação, bem como considerar as diretrizes do plano decenal em vigor. (pág. 65)

36.1.1. Atores Responsáveis

Conselho Municipal de Assistência Social - COMAS

36.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021:Não Implementadas

O Conselho promoveu reunião e articulação no dia 11/03, com apresentação do PL 90/2021 em tramitação na Câmara. Já houve uma discussão interna e estamos no aguardo da Câmara em relação a Lei Municipal do SUAS.

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (11) Implementado parcialmente (1)

Não recebemos sugestões

36.1.2. Atores Responsáveis

Fórum da Assistência Social - FAS

36.1.2.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

No que tange a responsabilidade do Fórum de assistência social da cidade de São Paulo em articular e montar uma minuta de projeto de lei municipal do SUAS, consideramos que nossa responsabilidade foi cumprida plenamente, uma vez que ajudamos a protagonizar a sensibilização, a mobilização, e a construção do PL, que teve pronta acolhida junto ao mandato parlamentar da Vereadora Juliana Cardoso, que assumiu sua autoria inicial, e inclusive já está em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo, contemplando em seu teor, todas as diretrizes que foram apontadas na deliberação e outras mais, sejam as bandeiras históricas do SUAS incorporadas e ou construídas neste Fórum, igualmente resoluções mais presentes em nossas Conferências, planos municipais ou decenal, além do alinhamento pleno ao marco legal nacional do SUAS.

Status da deliberação: quanto a responsabilidade do FAS: Implementada.

Contribuições

Implementado (8) Não implementado (1) Implementado parcialmente (2)

Não recebemos sugestões

36.1.3. Atores Responsáveis

Frente Municipal em Defesa do SUAS

36.1.3.1. Justificativa

A Frente Municipal em Defesa do SUAS, como todo movimento social e  de participação política, tem seus momentos de maior e menor atividade e intensidade. A situação foi bastante agravada, com o quadro resultante da pandemia da covid-19. Neste momento, seguimos vivendo esse momento de menor atividade, decorrente da hiperatividade dos seus/suas participantes, pelas militâncias em espaços anteriores a criação da Frente, pelas atividades profissionais também intensificadas, e entre tantas lutas e pautas  de Desmonte das Políticas  Públicas, como por exemplo a "deforma administrativa." Dentro deste contexto complexo nossa atuação encontra-se portanto, restrita a debates dos temas e lutas em pauta via WhatsApp, e divulgação mobilização e sensibilização pela nossa página no Facebook. portanto. Destarte nossa atuação ficou infelizmenre limitada nesses termos, em relação a contribuirmos diretamente na implementação das deliberações da Conferência. Assim que possível retornaremos nossas atividades, para cumprimento de nossos objetivos. Agradecemos a compreensão.

Contribuições

Implementado (1) Não implementado (5) Implementado parcialmente (4)

Não recebemos sugestões

37. Eixo 03 - A Participação Popular Garante a Democracia e o Controle da Sociedade

37.1. Deliberação

Efetivar o acesso dos usuários (especialmente pessoas em situação de rua) aos espaços públicos principalmente na Câmara Municipal e Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP e no Congresso Nacional através da articulação dos Fóruns, COMAS, CONSEAS e CNAS com direito a voz. (pág. 65)

37.1.1. Atores Responsáveis

Fórum da Assistência Social - FAS

37.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento

Em relação as atribuições do FAS, nesta deliberação, cumpre esclarecer em todas as nossas plenárias, Fóruns Regionais, reuniões, Grupos de Trabalho e redes sociais, mobilizamos, sensibilizamos e enfatizamos a necessidade da mais Ampla participação dos Usuárixs, criando e apoiando deliberações em Conselhos e Conferências nesse mesmo propósito. Quanto aos espaços públicos citados, quanto ao acesso, salientamos nossa incidência direta em diversos momentos na Câmara Municipal, sem sucesso, pala intransigência da presidência desta Casa Legislativa, em manter a restrição do pré-cadastramento com documento, na entrada do recinto, principal entrave do livre aceso de Usuárixs, sobretudo da População em situação de rua. Na Assembléia Legislativa, não conseguimos fazer a mesma incidência, sendo necessário registrar que quem cumpre a função de “zeladoria e controle de acesso” desta Casa é a polícia militar. No Conselho Estadual de Assistência Social CONSEAS-SP, com incidência direta deste FAS e do Fórum Estadual dos Trabalhadorxs do SUAS – FETSUAS-SP, conseguimos finalmente inserir na recente reforma de seu regimento, o direito de fala, aos participantes da sociedade civil “não conselheiros” na plenária, que até então permitia acesso mas restringia quando não impedia a “livre manifestação,” sendo que nas Comissões do referido Conselho, até o acesso continua negado. Com as reuniões virtuais, o acesso mais uma vez foi restringido, com manifestação apenas no chat, pela transmissão via youtube, sendo vedado mais uma vez o acesso a sala on line, para direito de voz. As contribuições no chat, seguem quase sempre ignoradas, sendo uma luta, para que sequer sejam lidas, ou debatidas, salvo honrosas exceções, por algumas/uns Conselheirxs. Na ultima plenária foi conseguido com muita luta a garantia de transmissão de todas as plenárias, com no mínimo a participação por chat, que deverão ser lidas, debatidas e constantes da ata, um importante avanço ainda mais recente. No Conselho Nacional Estamos também da mesma forma incidindo, junto ao FETSUAS E FNTSUAS, principalmente através da bancada dos trabalhadores, tentando garantir nas plenárias, nos nossos documentos e nas nossas intervenções, essa mais ampla participação, que também foi ainda mais restringida com as reuniões virtuais, nas mesmas dificuldades e modalidades apontadas no CONSEAS-SP, sendo o Governo federal seu grande responsável.

Status da deliberação, não fosse a dificuldade de incidência na ALESP, inclusive por força da Situação de Pandemia, que restringiu a maioria das atividades ao meio virtual, e a imposição da Presidência da Câmara Municipal em manter a restrição ao acesso, via pré cadastramento documental, consideramos a deliberação parcialmente implementada.

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (3) Implementado parcialmente (7)

Não recebemos sugestões

37.1.2. Atores Responsáveis

Frente Municipal em Defesa do SUAS

37.1.2.1. Justificativa

A Frente Municipal em Defesa do SUAS, como todo movimento social e  de participação política, tem seus momentos de maior e menor atividade e intensidade. A situação foi bastante agravada, com o quadro resultante da pandemia da covid-19. Neste momento, seguimos vivendo esse momento de menor atividade, decorrente da hiperatividade dos seus/suas participantes, pelas militâncias em espaços anteriores a criação da Frente, pelas atividades profissionais também intensificadas, e entre tantas lutas e pautas  de Desmonte das Políticas  Públicas, como por exemplo a "deforma administrativa." Dentro deste contexto complexo nossa atuação encontra-se portanto, restrita a debates dos temas e lutas em pauta via WhatsApp, e divulgação mobilização e sensibilização pela nossa página no Facebook. portanto. Destarte nossa atuação ficou infelizmenre limitada nesses termos, em relação a contribuirmos diretamente na implementação das deliberações da Conferência. Assim que possível retornaremos nossas atividades, para cumprimento de nossos objetivos. Agradecemos a compreensão.

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (4) Implementado parcialmente (5)

Não recebemos sugestões

37.1.3. Atores Responsáveis

Conselho Municipal de Assistência Social - COMAS

37.1.3.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021:Não Implementadas

Houve participação do COMAS em evento na Câmara Municipal organizado pelo FAS voltado aos usuários da Assistência Social. Entretanto o Conselho não promoveu eventos.

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (9) Implementado parcialmente (1)

Não recebemos sugestões

38. Eixo 03 - A Participação Popular Garante a Democracia e o Controle da Sociedade

38.1. Deliberação

Garantir a execução da lei 13.019/2014 (MROSC), no que tange as relações do Poder Público e das OSCs. Uma vez que, conforme a lei, é prevista a gestão democrática e participativa dos diversos atores para a construção da política pública da Assistência Social. (pág. 65)

38.1.1. Atores Responsáveis

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

38.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

A implementação do MROSC foi regulamentada por meio da Instrução Normativa SMADS nº 03/2018. Destaca-se que foi submetida para consulta pública entre 31/05/2021 e 11/07/2021 minuta de IN que substituirá a normativa vigente, com vistas a aprimorar as parcerias da SMADS com organizações da sociedade civil.

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/assistencia_social/legislacao/index.php?p=263050

Contribuições

Implementado (10) Não implementado (1) Implementado parcialmente (1)

Veja a sugestão recebida

39. Eixo 03 - A Participação Popular Garante a Democracia e o Controle da Sociedade

39.1. Deliberação

 Implantação efetiva dos Conselhos Gestores de Assistência Social nos CRAS e CREAS em todos os distritos/SAS. (pág. 65)

39.1.1. Atores Responsáveis

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

39.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021:Não Implementadas

Não há previsão de implementação dos conselhos gestores de assistência social.

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (11) Implementado parcialmente (0)

Não recebemos sugestões

40. Eixo 03 - A Participação Popular Garante a Democracia e o Controle da Sociedade

40.1. Deliberação

Dar ênfase nas leis 12.527/2011 (LAI – Lei de Acesso à Informação; 13.204/2015 sendo uma emenda do Marco Regulatório 13.019/2014 no Art. 2º em seus incisos II e III, que ordena a divulgação e a transparência dos recursos orçamentários anualmente, assim como os diversos fundos municipais, bem como gastos dos distritos administrativos da cidade, emitindo inclusive boletins informativos aos serviços parceiros da Rede Socioassistencial). Contudo, exigimos perante as leis supracitadas espaços regionalizados de informação e transparência, com presença obrigatória segundo suas competências dos membros do poder legislativo e o ministério público para, assim, garantir o monitoramento, vigilância socioassistencial e participação popular através da informação. (pág. 65)

40.1.1. Atores Responsáveis

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

40.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento

A SMADS disponiliza acesso à informação por meio de sua página institucional e por meio de respostas às demandas recebidas por meio da Ouvidoria da Prefeitura. Ademais, foi prevista meta de transparência ativa e passiva no Plano Municipal de Assistência Social (2018-2021).

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/assistencia_social/acesso_a_informacao/

Contribuições

Implementado (1) Não implementado (1) Implementado parcialmente (8)

Não recebemos sugestões

40.1.1.2. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

Representação do FAS - Fórum de Assistência Social de SP no sentido de garantir aos trabalhadores da assistência social empregados em Organizações Sociais contratadas pela Municipalidade da Capital o recebimento de valores assistenciais conforme previsto pelo Decreto Municipal nº 59.321/2020, em seu artigo 5º, inciso I

PT IS n 408/20 - 43.725.549/20 - Livro de registros da Promotoria de Justiça de Direitos Humanos , área de Inclusão Social.

Contribuições

Implementado (9) Não implementado (0) Implementado parcialmente (1)

Não recebemos sugestões

40.1.2. Atores Responsáveis

Ministério Público do Estado de São Paulo - MP

40.1.2.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

Apuração de supostas irregularidades na formulação do orçamento da assistência social, pelo Poder Executivo Municipal, especialmente no que tange ao desrespeito à prerrogativan legal do Conselho Municipal de Assistência Social - COMAS em aprovar a proposta orçamentária do Fundo Municipal de Assistência Social -FMAS, no orçamento de 2019. 

SIS nº 43.739.2399/2019 - Livro de registros da Promotoria de Justiça de Direitos Humanos , área de Inclusão

Social.

Contribuições

Implementado (8) Não implementado (0) Implementado parcialmente (2)

Não recebemos sugestões

40.1.2.2. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

Inquérito Civil: REPRESENTAÇÃO do COMAS -Projeto de Lei Orçamentária nº 536/2018 do Poder Executivo do Município de São Paulo que dispõe sobre o orçamento previsto para o município em 2018 - Não aprovação pelo COMAS - Ilegalidades na condução das políticas públicas atinentes à Assistência Social - Risco à continuidade dos serviços - Necessidade de incremento orçamentário para a pasta da assistência social

SIS n 14.725.972/2018 - Livro de registros da Promotoria de Justiça de Direitos Humanos , área de InclusãoSocial.

Contribuições

Implementado (8) Não implementado (0) Implementado parcialmente (1)

Não recebemos sugestões

40.1.2.3. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

4º PJPP - Apuração de suposta irregularidade na edição do Decreto Municipal n. 58.636/2019, que propõe a renegociação dos contratos com as organizações sociais de saúde e assistência social. (arquivado)

SIS Nº 66.695.1003/18 - Livro de registros da Promotoria de Justiça de Direitos Humanos , área de Inclusão Social.

Contribuições

Implementado (8) Não implementado (0) Implementado parcialmente (1)

Não recebemos sugestões

40.1.2.4. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

Convite para participação da XIII conferência Municipal de Assistência Social: impossibilidade de comparecimento.

PT IS nº 771/19 - Livro de registros da Promotoria de Justiça de Direitos Humanos , área de Inclusão Social.

Contribuições

Implementado (9) Não implementado (0) Implementado parcialmente (0)

Não recebemos sugestões

40.1.2.5. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

Participação da Promotoria de Justiça de Direitos Humanos, Área de Inclusão Social nas reuniões de trabalho e eventos, por iniciativa própria ou por força de convites, que tenham como finalidade a discussão de temas variados sobre o monitoramento e fiscalização das políticas públicas de assistência social no município, especialmente – mas não exclusivamente – as voltadas à proteção dos direitos da população em situação de rua.

Contribuições

Implementado (6) Não implementado (2) Implementado parcialmente (1)

Não recebemos sugestões

40.1.2.6. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

Acompanhamento  da Promotoria de Justiça de Direitos Humanos, Área de Inclusão Social de procedimentos voltados aos seguintes temas e objeto: eleições do COMAS; orçamento municipal; auxílio emergencial; CRAS e CREAS; SEAS; segurança alimentar e nutricional; acolhimento de convalescentes; políticas de atenção às pessoas trans em situação de rua; censo pop rua; regulamentação de desligamentos e transferências de usuários de Serviços; Núcleos de Convivência, dentre outros.

Contribuições

Implementado (6) Não implementado (0) Implementado parcialmente (2)

Não recebemos sugestões

40.1.2.7. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

Acompanhamento  da Promotoria de Justiça de Direitos Humanos, Área de Inclusão Social por meio de estudos técnicos, procedimento específicos e visitas de inspeção – de todos os Serviços de acolhimento da rede socioassistencial voltados às pessoas em situação de rua.

Contribuições

Implementado (8) Não implementado (0) Implementado parcialmente (1)

Não recebemos sugestões

40.1.3. Atores Responsáveis

Conselho Municipal de Assistência Social - COMAS

40.1.3.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021:Não Implementadas

Não é da competência do COMAS. Entretanto, os Conselheiros participaram do curso promovido pelo Governo Aberto sobre ferramentas de acesso às informações.

Contribuições

Implementado (2) Não implementado (7) Implementado parcialmente (1)

Não recebemos sugestões

41. Eixo 03 - A Participação Popular Garante a Democracia e o Controle da Sociedade

41.1. Deliberação

Compelir o Poder Público para que todas as decisões no âmbito da política de Assistência Social na cidade de São Paulo sejam pautadas e deliberadas pelo COMAS, garantindo sua legitimidade, recursos públicos para sua estrutura, técnicos, funcionamento, formação dos conselheiros. (pág. 66)

41.1.1. Atores Responsáveis

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

41.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

Todas as decisões de competência do COMAS são tramitadas perante o Conselho, em conssonância com as normativas vigentes. 

Contribuições

Implementado (8) Não implementado (0) Implementado parcialmente (2)

Não recebemos sugestões

41.1.2. Atores Responsáveis

Conselho Municipal de Assistência Social - COMAS

41.1.2.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

A CPP tem divulgado e convocado os usuários e trabalhadores para participar das reuniões e plenárias com temáticas especificas. Sempre que faz necessário tem realizado audiências públicas, com convidados externos para provocar ampla discussão sobre os temas de interesse da cidade: SASF, Política da Criança e do Adolescente, Orçamento, Plano Decenal, PLAS 2018/2021, Portaria 46/SMADS/2010 em 2018.

Contribuições

Implementado (9) Não implementado (0) Implementado parcialmente (2)

Veja a sugestão recebida

42. Eixo 03 - A Participação Popular Garante a Democracia e o Controle da Sociedade

42.1. Deliberação

Fortalecer os espaços de participação social de modo a defender os direitos sociais já garantidos pela Constituição, ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) de modo a engajar a população nos espaços de reflexões, associações de bairro para que tenham propriedade sobre as políticas públicas da assistência social, objetivando com que sejam multiplicadores para população a fim de que o movimento social ganhe forças e possa conquistar maiores espaços e serviços para o território. (pág. 66)

42.1.1. Atores Responsáveis

Conselho Municipal de Assistência Social - COMAS

42.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021:Não Implementadas

O COMAS está envolvido na CMETI, CMESCA, CMDCA-SP, População em Situação de Rua, não promove, mas participa das discussões.

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (10) Implementado parcialmente (0)

Não recebemos sugestões

42.1.2. Atores Responsáveis

Fórum da Assistência Social - FAS

42.1.2.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

Quanto à responsabilidade diante do papel do FAS, reafirmamos que o teor dsta deliberação é prática contumaz no FAS-SP. O estímulo, o convite, a participação e mobilização de todos os segmentos de todos os movimentos sociais, no engajamento nas Instâncias de Participação e Controle Social, em todas ás áreas de Políticas Públicas, enquanto direito do cidadão. Nesse sentido a as reuniões on line, em parte, também tem sido um instrumento importante na aglutinação, mobilização e envolvimento de diversos atores e movimentos no engajamento na luta pelas políticas públicas. Temos por princípio no FAS-SP a imperativa necessidade da participação efetiva nas três esferas de governo, onde também estimulamos essa sensibilização, quanto a essa necessidade da criação de canais de comunicação mais diretos com reuniões específicas com movimentos sociais, para troca de agendas comuns, fortalecimentos recíprocos nas lutas e mobilização também para participação nas conferências. Status da Deliberação: Entendemos que, quanto a nossa parte, a deliberação foi implementada.

Contribuições

Implementado (6) Não implementado (1) Implementado parcialmente (3)

Não recebemos sugestões

42.1.3. Atores Responsáveis

Frente Municipal em Defesa do SUAS

42.1.3.1. Justificativa

A Frente Municipal em Defesa do SUAS, como todo movimento social e  de participação política, tem seus momentos de maior e menor atividade e intensidade. A situação foi bastante agravada, com o quadro resultante da pandemia da covid-19. Neste momento, seguimos vivendo esse momento de menor atividade, decorrente da hiperatividade dos seus/suas participantes, pelas militâncias em espaços anteriores a criação da Frente, pelas atividades profissionais também intensificadas, e entre tantas lutas e pautas  de Desmonte das Políticas  Públicas, como por exemplo a "deforma administrativa." Dentro deste contexto complexo nossa atuação encontra-se portanto, restrita a debates dos temas e lutas em pauta via WhatsApp, e divulgação mobilização e sensibilização pela nossa página no Facebook. portanto. Destarte nossa atuação ficou infelizmenre limitada nesses termos, em relação a contribuirmos diretamente na implementação das deliberações da Conferência. Assim que possível retornaremos nossas atividades, para cumprimento de nossos objetivos. Agradecemos a compreensão.

Contribuições

Implementado (1) Não implementado (3) Implementado parcialmente (5)

Não recebemos sugestões

42.1.4. Atores Responsáveis

Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo - SINDSEP

42.1.4.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021:Não Implementadas

Não é de competência do Sindsep

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (10) Implementado parcialmente (0)

Não recebemos sugestões

42.1.5. Atores Responsáveis

Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência e Educação à Criança, ao Adolescente e à Família do Estado de São Paulo - Sitraemfa

42.1.5.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

Em resposta ao ofício enviado pelo COMAS referente ao processo Conferencia, vimos por meio deste informar que na nossa Convenção Coletiva temos uma Cláusula especifica, trigésima segunda, que garante a participação das trabalhadoras(es) em Reuniões, Formações, Congressos, Seminários e Conferências, sempre realizamos debates de conscientização das trabalhadoras(es) da necessidade de estarem sempre presentes em processo de formação e participação em atividades e eventes para aprimoramento das suas competências para desempenhar cada vez melhor suas atribuições para melhoria da política publica.

Contribuições

Implementado (5) Não implementado (2) Implementado parcialmente (3)

Não recebemos sugestões

42.1.6. Órgão responsável

Organizações Sociais - OSCs

42.1.6.1. Justificativa

Do total de OSCs que responderam ao questionário do CONFERIR, 28,1% avaliam que a deliberação foi implementada, 31,3% avaliam que não foi implementada e 40,6% avaliam que está em andamento.

1-    realizamos bimestralmente rodas de conversa e assembléias com todos os usuarios e parceiros do entorno da instituição;

2-    O acesso das Políticas Públicas, protagonismo das Pessoas com Deficiência para a busca dos direitos sociais;

3-    o contexto social da pandemia. Crescimento das situações de vulnerabilidades nos grupos e comunidades;

4-    Resultados Satisfatório;

5-    no momento, devido ao estado de Pandemia, as ações estão circunscritas aos palnos de trabalho das unidades, que tem foco agora na prevenção e mitigação das vulnerabilidades;

6-    As famílias por nós atendidas são referenciadas aos serviços da Rede Socioassistencial, se apropriando de toda a oferta do território através dos encaminhamentos;

7-    Nosso atual governo. A Pandemia;

8-    Nosso atual governo. Pandemia;

9-    Intensificando a participação e a construção de redes socioassistenciais, saúde e outros na abrangência territorial com diversos atores, a fim de consolidar a Assistência Social, SUAS, como Política Pública;

10-    Além da pandemia, a desarticulação dos serviços da política pública. fragilidade nos atendimentos e parcerias;

11-    Criamos o Fórum "Fala que eu te escuto" momento de troca e experiência com os usuários, participação do FAS central mesmo que on line, abertura de canais de reflexão para discutir sobre Politicas Públicas e fomentar a formação de multiplicadores;

12-    Embora a situação pandêmica existente, nossos espaços para reflexões de defesa de direitos foram mantidos, porém de maneira online, tivemos encontros semanais com o objetivo de formar multiplicadores que contribuam para conquistas sociais significativas;

13-    Pouca abertura para participação das Crianças e Adolescentes, verba insuficiente para o trabalho socioeducativo. Crianças e adolescentes sem conhecimento critico, conhecimento da realidade onde vivem;

14-    Não apresentada;

15-    Em decorrência da pandemia do COVID19, não houve tempo hábil para tal efetivação/avalição;

16-    "Em conformidade com nosso Estatuto Social oferecemos serviços, programas e projetos de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários para crianças e adolescentes, em conformidade com os direitos fundamentais previstos na Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente). Promovemos o acesso aos serviços das demais políticas públicas, em especial serviços de educação, saúde, cultura, esporte e lazer existentes no território; Realizamos reuniões socioeducativas com as famílias em acompanhamento pelo CRAS ou CREAS e famílias em descumprimento de condicionalidades, visando a sua compreensão no que se refere às condicionalidades do Programa Bolsa-Família enquanto direito de cidadania tanto para o acesso quanto para a permanência na rede de serviços das políticas públicas de saúde, educação e assistência social; do ciclo de vida dos usuários e a importância da formação educativa para o acesso e permanência no mundo do trabalho; de sua capacidade de aprimoramento profissional e educacional com vistas à inserção no mundo de trabalho; Alcançamos o impacto social esperado na vida dos usuários e suas famílias a partir do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, com efetivo acesso à rede socioassistencial e a serviços de outras políticas públicas de modo que fossem capazes de lidar com as potencialidades e limites de forma construtiva.";

17-    Com a ampliação da procura por serviços assistenciais e a revindicação de abertura de novos;

18-    Às ações de Assessoramento Social acontecem de forma transversal em todos os pilares em que a organização atua indo além da entrega de alimentos. Nosso objetivo é combater a insegurança alimentar, fortalecendo as ações realizadas em conjunto com as entidades parceiras, desse modo, assegurando os direitos relativos à assistência social, saúde e educação, compondo o conjunto das ofertas e atenções da política publica de assistência social, articuladas à rede socioassistencial;

19-    Esta em andamento,os grupos vão se fortalecendo para melhor engajamento;

20-    Foi observado maior envolvimento na procura de espaços para reflexão sobre o ECA e LOAS tendo maior conscientização dos seus direitos;

21-    Com a pandemia, essas possíveis ações ficaram prejudicadas. Cada vez mais a população sai perdendo espaço e oportunidade de se apropriar e intervir nas decisões tomadas;

22-    Esta deliberação segue processualmente em ritmos respondentes as necessidades de tratar os temas de interesse da população em situação de vulnerabilidade e risco social. Vemos o engajamento das lideranças tornando essa construção bastante dinâmica e respeitosa. As OSCs e as Associações de bairro buscam o cumprimento deste importante lugar de fomento, pois, concedem e criam condições para que seu público ainda que de modo adaptado ao período pandêmico, espaços de escuta qualificada e diálogos capazes de potencializar em seus pares o desejo de ser multiplicador em sua comunidade;

23-    A comissão de famílias começou se organizar para participar dos eventos no território e houve algumas participações no FAS Regional, articulações pela garantia e permanência dos serviços Socioassistenciais, porém, com a pandemia o grupo encontra-se abrandado;

24-    "por não atender esse quesito: Garantir toda a infraestrutura (Transporte, alimentação de qualidade data viável a participação, material, local que comporte os participantes) necessária para a participação da sociedade civil nas conferencias regionais e municipal, e a viabilização normativa para a imprescindível participação das OSCs, trabalhadores do SUAS e usuários em eventos específicos da Assistência Social, em São Paulo,com fechamento dos serviços conveniados sem prejuízo ao atendimento da Proteção Especial. A não participação em ações específicas da Assistência Social.";

25-    A partir de importantes temas trazidos pelo ECA e também pelo LOAS, abrimos espaço para discussões e reflexões com o objetivo de envolver todos os interessados.;

26-    sempre existe o que melhorar e ampliar espaços para o dialogo;

27-    Por causa da covid 19 estamos ainda com dificuldades de implantação das deliberações;

28-    Pandemia e um pouco de falta de vontade politica. Menor qualidade e quantidade de serviços e atendimento;

29-    Dificultada devido a pandemia;

30-    "Abrir espaço para que a comunidade seja representada dentro do conselho da OSC Apoio ao território no momento de pandemia com doação de alimentação, água potável, produtos de higiene, cobertor, máscaras, absorventes e cartão de alimentação acolhimento psicológico com parceria do Instituto Borboleta Azul;

31-    Abrir espaço para a comunidade seja representativa dentro do conselho da OSC, apoio ao território no momento de pandemia com doações de alimentos, produtos de higiene, água e cobertor, cartão de alimentação, apoio psicológico(parceria com instituto Borboleta Azul), epi's e higiene pessoal. Doação de mascaras para comunidade escolar do território;

32-    Promovendo espaços de reflexão através de reuniões, palestras, (0n line devido á pandemia) acerca dos diretios sociais garantidos;  

Contribuições

Implementado (2) Não implementado (2) Implementado parcialmente (8)

Veja as 2 sugestões recebidas

43. Eixo 03 - A Participação Popular Garante a Democracia e o Controle da Sociedade

43.1. Deliberação

Garantir toda a infraestrutura (Transporte, alimentação de qualidade, data viável a participação, material, local que comporte os participantes) necessária para a participação da sociedade civil nas conferências regionais e municipal, e a viabilização normativa para a imprescindível participação das OSCs, trabalhadores do SUAS e usuários em eventos específicos da Assistência Social, em São Paulo, com fechamento dos serviços conveniados sem prejuízo ao atendimento da Proteção Especial. (pág. 66)

43.1.1. Atores Responsáveis

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

43.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

A partir das diretrizes elaboradas pelas comissões criadas pelo Comas, as equipes técnicas da SMADS viabilizam a aquisição de bens e serviços para assegurar a realização da Conferência Municipal de Assistência Social.

Contribuições

Implementado (9) Não implementado (1) Implementado parcialmente (2)

Veja a sugestão recebida

44. Eixo 03 - A Participação Popular Garante a Democracia e o Controle da Sociedade

44.1. Deliberação

 Criar estratégias adotando metodologia participativa acessível para o trabalho de base que deve ser resgatado para mobilizar a população para a participação assídua nos fóruns, com encontros mensais que provoquem reflexões a respeito das decisões que são tomadas, que trazem impactos aos direitos sociais. (pág. 66)

44.1.1. Atores Responsáveis

Conselho Municipal de Assistência Social - COMAS

44.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021:Não Implementadas

Não compete ao COMAS, sendo de competência dos Fóruns.

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (10) Implementado parcialmente (0)

Não recebemos sugestões

44.1.2. Atores Responsáveis

Fórum da Assistência Social - FAS

44.1.2.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento

Com relação a deliberação , esclarecermos que quanto a criar estratégias de metodologia participativa acessível, nossa principal inovação foi a realização das plenárias virtuais, o quê em parte, contradiz a própria deliberação, porque a exclusão digital tem se revelado uma dificuldade para participação, sobretudo de Usuárixs, Por outro lado os que tem acesso digital, e dificuldade de deslocamento, aumentaram sua participação, que no geral tem sido bem satisfatória, em vários momentos ampliando até o número de participação presencial, com algumas atividades envolvendo até outros municípios vizinhos e os mais diversos atores sociais da política, um número mais abrangente de serviços em diversas regiões envolvidos na participação das nossas plenárias, e temos estimulado incentivad, na mesma forma, os Fóruns Regionais a implementar essa estratégia e essa metodologia também, que ir por conta da situação de pandemia. Sendo uma estratégia nova, numa situação de extrema dificuldade, que respeitando todas as orientações e regulações sanitárias decorrentes da pandemia do covid-19. Cumpre ainda esclarecer que no processo conferencial que estamos construindo, estamos buscando alternativas para garantir o mais amplo acesso aos aqueles que não tem dificuldade de acesso digital, seja por conta de falta de intimidade e conhecimento ou mesmo de ordem material/econômica como equipamentos e internet de Banda Larga. Status da Deliberação: Dentro o papel que cabe ao FAS-SP, Consideramos parcialmente implementada, pelas limitações impostas da pandemia, limitando ao meio digital essas reuniões e atividades mobilizatórias.

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (2) Implementado parcialmente (7)

Não recebemos sugestões

44.1.3. Atores Responsáveis

Frente Municipal em Defesa do SUAS

44.1.3.1. Justificativa

A Frente Municipal em Defesa do SUAS, como todo movimento social e  de participação política, tem seus momentos de maior e menor atividade e intensidade. A situação foi bastante agravada, com o quadro resultante da pandemia da covid-19. Neste momento, seguimos vivendo esse momento de menor atividade, decorrente da hiperatividade dos seus/suas participantes, pelas militâncias em espaços anteriores a criação da Frente, pelas atividades profissionais também intensificadas, e entre tantas lutas e pautas  de Desmonte das Políticas  Públicas, como por exemplo a "deforma administrativa." Dentro deste contexto complexo nossa atuação encontra-se portanto, restrita a debates dos temas e lutas em pauta via WhatsApp, e divulgação mobilização e sensibilização pela nossa página no Facebook. portanto. Destarte nossa atuação ficou infelizmenre limitada nesses termos, em relação a contribuirmos diretamente na implementação das deliberações da Conferência. Assim que possível retornaremos nossas atividades, para cumprimento de nossos objetivos. Agradecemos a compreensão.

Contribuições

Implementado (1) Não implementado (5) Implementado parcialmente (3)

Não recebemos sugestões

44.1.4. Atores Responsáveis

SINDSEP

44.1.4.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021:Não Implementadas  

Não é de competência do Sindsep

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (7) Implementado parcialmente (0)

Não recebemos sugestões

44.1.5. Atores Responsáveis

Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência e Educação à Criança, ao Adolescente e à Família do Estado de São Paulo - Sitraemfa

44.1.5.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

Em resposta ao ofício enviado pelo COMAS referente ao processo Conferencia, vimos por meio deste informar que na nossa Convenção Coletiva temos uma Cláusula especifica, trigésima segunda, que garante a participação das trabalhadoras(es) em Reuniões, Formações, Congressos, Seminários e Conferências, sempre realizamos debates de conscientização das trabalhadoras(es) da necessidade de estarem sempre presentes em processo de formação e participação em atividades e eventes para aprimoramento das suas competências para desempenhar cada vez melhor suas atribuições para melhoria da política publica.

Contribuições

Implementado (5) Não implementado (1) Implementado parcialmente (1)

Não recebemos sugestões

45. Eixo 03 - A Participação Popular Garante a Democracia e o Controle da Sociedade

45.1. Deliberação

Criar espaços que trabalhem as políticas públicas com ferramentas de comunicação acessível, para a divulgação nas comunidades, com a finalidade de promover a formação gratuita para líderes comunitários e empoderamento social. (pág. 66)

45.1.1. Atores Responsáveis

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

45.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento

Por meio das ações de educação permanente e da atuação das supervisões de assistência social, são oferecidas atividades a lideranças comunitárias e organizações da sociedade civil com o intuito de apresentar as etapas e as exigências previstas para o reconhecimento de organizações de assistência social e os requisitos para a parceirização com a SMADS.

Contribuições

Implementado (1) Não implementado (3) Implementado parcialmente (5)

Veja a sugestão recebida

45.1.2. Atores Responsáveis

Conselho Municipal de Assistência Social - COMAS

45.1.2.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021:Não Implementadas

Não compete ao COMAS.

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (7) Implementado parcialmente (0)

Não recebemos sugestões

45.1.3. Atores Responsáveis

Fórum da Assistência Social - FAS

45.1.3.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021:Não Implementadas

Pelas dificuldades da conjuntura, impondo tantos desafios adicionais aos serviços, com o quadro de Trabalhadorxs sempre defasado, entre outras tantas dificuldades, o FAS-SP que depende de trabalho militante, tem na comunicação um calcanhar de Aquiles, que oscila na capacidade de atender e ampliar seu alcance e efetividade. Estamos em busca permanente da superação dessas dificuldades, tentando encontrar novos colaboradores que possam nos trazer essa agilidade, essa melhor condição de dar respostas mais efetivas aos desafios cotidianos e dessa deliberação. Status da Deliberação: Em que Pesem os nossos esforços pelas limitações expostas consideramos que não foi possível implementar essa deliberação, naquilo que tange a nossa responsabilidade, enquanto Fórum.

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (6) Implementado parcialmente (0)

Não recebemos sugestões

45.1.4. Atores Responsáveis

Frente Municipal em Defesa do SUAS

45.1.4.1. Justificativa

A Frente Municipal em Defesa do SUAS, como todo movimento social e  de participação política, tem seus momentos de maior e menor atividade e intensidade. A situação foi bastante agravada, com o quadro resultante da pandemia da covid-19. Neste momento, seguimos vivendo esse momento de menor atividade, decorrente da hiperatividade dos seus/suas participantes, pelas militâncias em espaços anteriores a criação da Frente, pelas atividades profissionais também intensificadas, e entre tantas lutas e pautas  de Desmonte das Políticas  Públicas, como por exemplo a "deforma administrativa." Dentro deste contexto complexo nossa atuação encontra-se portanto, restrita a debates dos temas e lutas em pauta via WhatsApp, e divulgação mobilização e sensibilização pela nossa página no Facebook. portanto. Destarte nossa atuação ficou infelizmenre limitada nesses termos, em relação a contribuirmos diretamente na implementação das deliberações da Conferência. Assim que possível retornaremos nossas atividades, para cumprimento de nossos objetivos. Agradecemos a compreensão.

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (4) Implementado parcialmente (3)

Não recebemos sugestões

45.1.5. Atores Responsáveis

Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo - SINDSEP

45.1.5.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021:Não Implementadas

Não é de compentência do Sindsep

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (8) Implementado parcialmente (0)

Não recebemos sugestões

45.1.6. Atores Responsáveis

Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência e Educação à Criança, ao Adolescente e à Família do Estado de São Paulo - Sitraemfa

45.1.6.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

Em resposta ao ofício enviado pelo COMAS referente ao processo Conferencia, vimos por meio deste informar que na nossa Convenção Coletiva temos uma Cláusula especifica, trigésima segunda, que garante a participação das trabalhadoras(es) em Reuniões, Formações, Congressos, Seminários e Conferências, sempre realizamos debates de conscientização das trabalhadoras(es) da necessidade de estarem sempre presentes em processo de formação e participação em atividades e eventes para aprimoramento das suas competências para desempenhar cada vez melhor suas atribuições para melhoria da política publica.

Contribuições

Implementado (4) Não implementado (2) Implementado parcialmente (2)

Não recebemos sugestões

46. Eixo 03 - A Participação Popular Garante a Democracia e o Controle da Sociedade

46.1. Deliberação

Garantir aos conselhos de direitos existentes o previsto na constituição federal, lei de criação dos conselhos e demais normativas vigentes, para a consolidação da participação e controle social. (pág. 66)

46.1.1. Atores Responsáveis

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

46.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

O Conselho Municipal de Assistência Social está regulamentado por Lei municipal, possui eleições periódicas, e tem seu funcionamento regular por meio dos procedimentos estabelecidos em seu regimento interno.

Contribuições

Implementado (7) Não implementado (0) Implementado parcialmente (0)

Não recebemos sugestões

47. Eixo 03 - A Participação Popular Garante a Democracia e o Controle da Sociedade

47.1. Deliberação

Exigir o reconhecimento por SMADS que congressos, seminários, conferências, conselhos, fóruns, audiências públicas e atos em defesa da Assistência Social são espaços informativos, dinâmicos e de qualificação de trabalhadores e usuários na execução da política. (pág. 66)

47.1.1. Atores Responsáveis

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

47.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

As atividades de educação permanente - ofertadas pelo ESPASO ou por outras instituições - e os espaços de participação social são passíveis de frequência dos trabalhadores da assistência social, conforme disponibilidade e sem prejuízo ao atendimento.

Contribuições

Implementado (7) Não implementado (1) Implementado parcialmente (1)

Não recebemos sugestões

47.1.2. Atores Responsáveis

Conselho Municipal de Assistência Social - COMAS

47.1.2.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021:Não Implementadas

Não há

Contribuições

Implementado (1) Não implementado (6) Implementado parcialmente (0)

Não recebemos sugestões

48. Eixo 03 - A Participação Popular Garante a Democracia e o Controle da Sociedade

48.1. Deliberação

Garantir que o Poder Público seja mais atuante e assertivo frente às vulnerabilidades da população participando de reuniões e debates com a comunidade, elegendo um representante, trabalhador do serviço/usuário, sendo um em cada equipamento, para divulgar as informações/ articulação de rede; favorecendo o diálogo entre trabalhadores e gestores de OSC para o bom desenvolvimento dos serviços. (pág. 67)

48.1.1. Atores Responsáveis

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

48.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento

As supervisões de assistência social e os equipamento estatais têm entre suas atribuições o acompanhamento das demandas dos territórios e a interlocução com as comunidades de modo a evidenciar demandas e a apresentar a rede socioassistencial do território. 

Contribuições

Implementado (1) Não implementado (0) Implementado parcialmente (10)

Veja as 2 sugestões recebidas

48.1.2. Atores Responsáveis

Conselho Municipal de Assistência Social - COMAS

48.1.2.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021:Não Implementadas

Não compete ao COMAS.

Contribuições

Implementado (1) Não implementado (7) Implementado parcialmente (0)

Não recebemos sugestões

49. Eixo 03 - A Participação Popular Garante a Democracia e o Controle da Sociedade

49.1. Deliberação

 Favorecer a participação em assembleias com metodologia apropriada, dando voz principalmente a crianças e adolescentes e idosos, LGBTQIA+, pessoas com deficiência, e população em situação de rua, a fim de contribuírem nas decisões do início ao fim. (pág. 67)

49.1.1. Atores Responsáveis

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

49.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

As assembleias com usuários são práticas recorrentes na rede socioassistencial e constam usualmente nos planos de trabalho dos serviços.

Contribuições

Implementado (5) Não implementado (1) Implementado parcialmente (3)

Veja a sugestão recebida

49.1.2. Atores Responsáveis

Conselho Municipal de Assistência Social - COMAS

49.1.2.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

O COMAS garante a fala dos usuários em suas reuniões e plenárias. A composição do Conselho tem a representação do segmento dos usuários.

Contribuições

Implementado (6) Não implementado (1) Implementado parcialmente (1)

Não recebemos sugestões

49.1.3. Atores Responsáveis

Fórum da Assistência Social - FAS

49.1.3.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Em Andamento

Consideramos que tivemos os mesmos esforços de sensibilização, mobilização e conscientização nas nossas plenárias, nas nossas reuniões, rodas de conversa virtuais e estamos pretendendo ainda organizar lives. Por outro lado, esses esforços não se mostram suficientes, para aumentar os índices de participação, sobretudo nesses públicos ainda mais vulneráveis. Status da Deliberação: Implementada parcialmente.

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (1) Implementado parcialmente (8)

Não recebemos sugestões

49.1.4. Atores Responsáveis

Frente Municipal em Defesa do SUAS

49.1.4.1. Justificativa

A Frente Municipal em Defesa do SUAS, como todo movimento social e  de participação política, tem seus momentos de maior e menor atividade e intensidade. A situação foi bastante agravada, com o quadro resultante da pandemia da covid-19. Neste momento, seguimos vivendo esse momento de menor atividade, decorrente da hiperatividade dos seus/suas participantes, pelas militâncias em espaços anteriores a criação da Frente, pelas atividades profissionais também intensificadas, e entre tantas lutas e pautas  de Desmonte das Políticas  Públicas, como por exemplo a "deforma administrativa." Dentro deste contexto complexo nossa atuação encontra-se portanto, restrita a debates dos temas e lutas em pauta via WhatsApp, e divulgação mobilização e sensibilização pela nossa página no Facebook. portanto. Destarte nossa atuação ficou infelizmenre limitada nesses termos, em relação a contribuirmos diretamente na implementação das deliberações da Conferência. Assim que possível retornaremos nossas atividades, para cumprimento de nossos objetivos. Agradecemos a compreensão.

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (4) Implementado parcialmente (4)

Não recebemos sugestões

50. Eixo 03 - A Participação Popular Garante a Democracia e o Controle da Sociedade

50.1. Deliberação

Proporcionar reuniões lúdicas com linguagem de fácil acesso para garantir a participação social. (pág. 67)

50.1.1. Atores Responsáveis

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

50.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

Serviços como SAICAS  utilizam linguagem específica

Contribuições

Implementado (6) Não implementado (0) Implementado parcialmente (4)

Veja a sugestão recebida

50.1.2. Atores Responsáveis

Conselho Municipal de Assistência Social - COMAS

50.1.2.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

O COMAS busca utilizar linguagem de fácil acesso para facilitar a compreensão de todos.

Contribuições

Implementado (6) Não implementado (0) Implementado parcialmente (4)

Não recebemos sugestões

50.1.3. Atores Responsáveis

Fórum da Assistência Social - FAS

50.1.3.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

Proporcionar atividades mais lúdicas com linguagem de fácil acesso para garantir a participação social, essa é uma preocupação permanente . Eliminar o máximo ou traduzir ao máximo siglas e termos específicos da área, de difícil compreênsão para o maioria da população, sobretudo para a maioria da população usuária, e ainda mais para a população em situação de rua, pelas sucessivas violações de direitos que lhes são impostas. Recentemente instituímos em nossas Plenárias um momento de recepção e acolhimento, tentando aliviar a tensão cotidiana dos atores da Política e das próprias pautas em discussão. Status da deliberação: consideramos implementada naquilo que tange as nossas condições objetivas.

Contribuições

Implementado (7) Não implementado (0) Implementado parcialmente (3)

Não recebemos sugestões

50.1.4. Atores Responsáveis

Frente Municipal em Defesa do SUAS

50.1.4.1. Justificativa

A Frente Municipal em Defesa do SUAS, como todo movimento social e  de participação política, tem seus momentos de maior e menor atividade e intensidade. A situação foi bastante agravada, com o quadro resultante da pandemia da covid-19. Neste momento, seguimos vivendo esse momento de menor atividade, decorrente da hiperatividade dos seus/suas participantes, pelas militâncias em espaços anteriores a criação da Frente, pelas atividades profissionais também intensificadas, e entre tantas lutas e pautas  de Desmonte das Políticas  Públicas, como por exemplo a "deforma administrativa." Dentro deste contexto complexo nossa atuação encontra-se portanto, restrita a debates dos temas e lutas em pauta via WhatsApp, e divulgação mobilização e sensibilização pela nossa página no Facebook. portanto. Destarte nossa atuação ficou infelizmenre limitada nesses termos, em relação a contribuirmos diretamente na implementação das deliberações da Conferência. Assim que possível retornaremos nossas atividades, para cumprimento de nossos objetivos. Agradecemos a compreensão.

Contribuições

Implementado (1) Não implementado (2) Implementado parcialmente (6)

Não recebemos sugestões

51. Eixo 03 - A Participação Popular Garante a Democracia e o Controle da Sociedade

51.1. Deliberação

Fomentar a participação dos usuários em conselhos de direitos de outras políticas públicas, como Educação e debates em espaços culturais do território, observando que a divulgação e comunicação desses espaços de debate e a construção devem ser trabalhadas com os usuários antes de acontecer. (pág. 67)

51.1.1. Atores Responsáveis

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

51.1.1.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

As conferências municipais de outras políticas públicas e as atividades dos conselhos de direitos são divulgadas nas respectivas páginas institucionais e também por meio de informativos à rede socioassistencial.

Contribuições

Implementado (7) Não implementado (2) Implementado parcialmente (0)

Não recebemos sugestões

51.1.2. Atores Responsáveis

Conselho Municipal de Assistência Social - COMAS

51.1.2.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021:Não Implementadas

Não compete ao COMAS

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (7) Implementado parcialmente (0)

Não recebemos sugestões

51.1.3. Atores Responsáveis

Fóurum da Assistência Social - FAS

51.1.3.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

Esta participação também é mais uma preocupação permanente dentro do nosso Fórum, conforme já demonstrado anteriormente: motivar, fomentar, sensibilizar e mobilizar as/os Usuárixs para a participação, não só nos nossos espaços, mas também das outras Políticas Públicas, considerando a intersetorialidade, como princípio fundante do Sistema Único de Assistência Social A Assistência Social não pode e nem deve tentar de por força de princípio legal, dar conta da resolução de todas as vulnerabilidades apresentadas por suas/seus Usuárixs. Por decorrência é fundamental que as outras políticas públicas também tenham a maior efetividade, a maior qualidade nos serviços oferecidos, de maneira que os princípios objetivos maiores da Política de Assistência Social, onde cumprem serem destacadas a emancipação e a promoção da autonomia, dos que dela necessitam, seja alcançada. Sendo portanto uma luta permanente na construção desses espaços, na articulação dessa participação nossa forte incidência, na eleição do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - CMDCA no Conselho Estadual de Assistência Social, CONSEAS-SP. Status da deliberação: Dentro de nosso papel consideramos a deliberação Implementada

Contribuições

Implementado (7) Não implementado (1) Implementado parcialmente (2)

Veja a sugestão recebida

51.1.4. Atores Responsáveis

Frente Municipal em Defesa do SUAS

51.1.4.1. Justificativa

A Frente Municipal em Defesa do SUAS, como todo movimento social e  de participação política, tem seus momentos de maior e menor atividade e intensidade. A situação foi bastante agravada, com o quadro resultante da pandemia da covid-19. Neste momento, seguimos vivendo esse momento de menor atividade, decorrente da hiperatividade dos seus/suas participantes, pelas militâncias em espaços anteriores a criação da Frente, pelas atividades profissionais também intensificadas, e entre tantas lutas e pautas  de Desmonte das Políticas  Públicas, como por exemplo a "deforma administrativa." Dentro deste contexto complexo nossa atuação encontra-se portanto, restrita a debates dos temas e lutas em pauta via WhatsApp, e divulgação mobilização e sensibilização pela nossa página no Facebook. portanto. Destarte nossa atuação ficou infelizmenre limitada nesses termos, em relação a contribuirmos diretamente na implementação das deliberações da Conferência. Assim que possível retornaremos nossas atividades, para cumprimento de nossos objetivos. Agradecemos a compreensão.

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (4) Implementado parcialmente (4)

Não recebemos sugestões

51.1.5. Atores Responsáveis

Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo - SINDSEP

51.1.5.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021:Não Implementadas

Não é de compentência do Sindsep

Contribuições

Implementado (0) Não implementado (8) Implementado parcialmente (0)

Não recebemos sugestões

51.1.6. Atores Responsáveis

Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência e Educação à Criança, ao Adolescente e à Família do Estado 

51.1.6.1. Justificativa

Avaliação do ator responsável 2021: Implementada

Em resposta ao ofício enviado pelo COMAS referente ao processo Conferencia, vimos por meio deste informar que na nossa Convenção Coletiva temos uma Cláusula especifica, trigésima segunda, que garante a participação das trabalhadoras(es) em Reuniões, Formações, Congressos, Seminários e Conferências, sempre realizamos debates de conscientização das trabalhadoras(es) da necessidade de estarem sempre presentes em processo de formação e participação em atividades e eventes para aprimoramento das suas competências para desempenhar cada vez melhor suas atribuições para melhoria da política publica.

Contribuições

Implementado (4) Não implementado (2) Implementado parcialmente (2)

Não recebemos sugestões

51.1.7. Órgão responsável

Organuizações Sociais - OSCs

51.1.7.1. Justificativa

Do total de OSCs que responderam ao questionário do CONFERIR, 31,3% avaliam que a deliberação foi  implementada, 28,1% avaliam que não foi implementada e 40,6% avaliam que a deliberação está em andamento.

1-    Desenvolvemos pesquisas de satisfação dos usuários como forma de avaliação do serviço;

2-    Discreto empoderamento das famílias devido devido ao aumento da vulnerabilidade social gerados pela Pandemia do COVID-19;

3-    Contexto de pandemia social. Cancelamento das reuniões presenciais e dificuldades do acesso os serviços; 

4-    Resultados satisfatório;

5-    Prevemos que apenas após o término do estado de pandemia e isolamento social, quando os serviços voltem a atender em sua normalidade, poderemos pensar em ações que prevejam reuniões presenciais, sejam de qual caráter forem;

6-    Em virtude da pandemia os encontros que poderiam ser realizados para maior sensibilização das políticas públicas acabaram não existindo. Os impactos são negativos, sofremos retrocesso;

7-    A utilização da rede de mídias, para publicizar as informações;

8-    Devido ao momento o qual estamos passando, estamos trabalhando restrito. A falta de acesso as mídias sociais, internet banda larga;

9-    Maior participação dos usuários, nas instâncias deliberativas ou consultivas (Conselhos, Foruns..)da Assistência Social, no território e na Cidade de São Paulo, instigando o conhecimento e a informação sobre o assunto. O uso da internet, devido a Pandemia, proporcionou a participação em muitas LIVE, Cursos na socialização do conhecimento e informação. A exemplo da eleição do GCMI, oportunizando o cidadão a assistir a apresentação dos candidatos e suas propostas e fazer sua melhor escolha;

10-    Cenário caótico da pandemia. Esvaziamento em espaços de participação social;

11-    Embora informados e orientados sobre espaços de direitos, eventos, encontros, mesmo antes de acontecer, percebemos uma certa dificuldade de participação devido a Pandemia;

12-    Através de grupos (app de mensagens) informamos e divulgamos com antecedência os encontros de debates de diversas ações e programas desenvolvidos pelo Estado, suas políticas públicas, assim acreditamos que nossos usuários podem refletir e colocar em prática direitos já previstos para garantir o bem estar da população;

13-    A educação no momento não está dando conta de alfabetizar essas crianças e adolescentes e com isso existe uma rigidez para participação dentro desse espaço. Temos espaçõ cultural maravilhosos e hoje quase todos com custos e a verba de matrial pedagógico não é suficiente para atender a demanda do trabalho interno do serviço, oxala, pagarmos espaços culturais e transporte. A violência cada vez mais gritante;

14-    Não apresentada;

15-    Em decorrência da pandemia do COVID-19, os setores em questão, estiveram em restrição de recebimento e acolhimento da população do território, conforme orientações da OMS;

16-    Foram realizadas atividades socioeducativas com foco na inclusão no mercado de trabalho, que incluíram: testes vocacionais, seminários sobre profissões, visitas a empresas, dinâmicas de grupo e debates;

17-    Falta de interesse dos proprios usuários nessa participação mesmo com a formentação. Falta de entendimento entre as politicas publicas que não sabem exatamente o que a outra representa neste territorio e assim vice e versa;

18-    Visando o fortalecimento e objetivando a ramificação de conhecimento, é garantido a informação, reflexão e oportunidade de participação por meio de palestras, e-mails e comunicados. Todas as ações são previstas em documentações com programação fixa anual. Ou seja, as entidades e participantes no geral, são avisados sobre nossa programação anual, a fim de uma melhor organização e planejamento;

19-    No nosso serviço,isso acontece a muito tempo,discutimos várias questões sobre direito e cidadania,bem como acessa-la;

20-    A principio, foi iniciado um trabalho de conscientização e participação, sendo que devido a Pandemia, a divulgação dos espaços da educação e cultura do territorio, vem sendo trabalhado de forma remota, porém com bastante entusiasmo;

21-    Em nosso seguimento (mobilidade humana) a participação na construção do Plano Municipal de Políticas para Imigrantes, "fruto da cristalização das 78 propostas finais aprovadas na 2a Conferência Municipal de Políticas para Imigrantes. O Plano traz as diretrizes para o desenvolvimento da Política Municipal para a População Imigrante nos próximos quatro anos (2021-2024), contando com 80 ações intersetoriais, intersecretarias e interseccionais.";

22-    Devido ao período pandêmico, esta deliberação ainda não alcançou a proporção que poderia, dadas limitações impostas por esse enfrentamento. Temos a compreensão de que, as deliberações funcionam como uma defesa permanente na vida pública, onde a participação social de modo assertivo e consciente pode qualificar as ofertas a população em situação vulnerável. Investir em uma agenda dedicada a esta construção requer folêgo, resistência, disciplina, clareza da representatividade do lugar de fomentador que cada liderança ocupa. O atendimento com capacidade reduzida e promoção de atividades remotas, por meio de seus profissionais empenha-se para assegurar o máximo de direitos possíveis. Mas, temos ciência da profundidade dos desafios dos nossos usuários e famílias. Eles são a voz do território de Capão Redondo, representados em nosso Serviço. Seria maravilhoso se pudessémos retomar uma linha de frente presencial ampliada e dedicada a esta deliberação como se deve, pois, vemos que há muito para ser feito. Esperamos um pouco mais de "segurança" no referente a imunização da nossa comunidade alvo e a liberação das instâncias municipais e estaduais, para que a secretaria de referência nos permita realizar o nosso papel;

23-    O trabalho com os usuários acontece paulatinamente, por tanto, ele não se limita durante o período de Conferência, um dos eixos trabalhados por este serviço com os usuários é a Convivência Social que promove a reflexão sobre as histórias de lutas do território, movimentos sociais e politica pública no qual são instigados a exercer o controle social;

24-    Por não atender o quesito: Fomentar a participação dos usuários em conselhos de direitos de outras políticas públicas, como Educação e debates em espaços culturais do território, observando que a divulgação e comunicação desses espaços de debate e a construção devem ser trabalhadas com os usuários antes de acontecer. Distanciamento desse segmento em relação à Assistência Social;

25-    Estimulamos alguns trabalhos de conscientização e participação através de debates; orientamos e direcionamos a todos para os espaços da educação e espaços culturais em nosso território, abrindo um leque de oportunidade para o conhecimento (tudo de forma remota);

26-    é preciso ampliar esses espaços;

27-    Por causa da covid 19 estamos ainda com dificuldades de implantação das deliberações;

28-    Mesmo motivo a Pandemia atrapalhou. Falta de informação, mais pobresa;

29-    em andamento, com algumas dificuldades devido a pandemia;

30-    Mesmo com este momento de pandemia, estamos realizando, acolhimento das famílias através da escuta qualificada, em busca de diminuir o processo de evasão do serviço utilizando se de rodas de conversas presenciais e online, conforme a demanda apresentada pelos usuários.

Prevemos a retomada do Polo de Prevenção a Violência e a retomada das Assembleias Gerais com os usuários do CCA e CJ;

31-    Mesmo com momento de pandemia, temos o acolhimento da famílias, através da escuta qualificada, para que diminua o processo de evasão do serviço, utilizando se de rodas de conversas on line e presencial conforme a demanda apresentada pelos usuários. Prevê a retomada do Polo de Prevenção a Violência, prevemos a retomada das assembleias gerais com usuários CJ e CCA;

32-    Devido á pandemia ás reuniões e palestras estão sendo efetuadas on line, garantido que sejam abordados temas que fortaleçam o protagonismo social  

Contribuições

Implementado (2) Não implementado (1) Implementado parcialmente (6)

Não recebemos sugestões

Voltar para o Início