Javascript não suportado redução de IPTU
Início

Processo de consulta pública

Revisão intermediária do Plano Diretor SP

Voltar

redução de IPTU

Camila Boselli de mendonça Camila Boselli de mendonça  •  01/09/2021  •    1 comentário

Código da proposta: 2761

rever o fator de cálculo de cobrança do valor do IPTU para menos.

Consierando que a valorização do imóvel, que é medida sobre uma  um valor cada vez mais alto do m2 da cidade, principalmente em função da especulação imobiliária e considerando  a valorização salarial real dos moradores, o aumeno do IPTU vem estrangulando o orçamento das famílias da cidade. O Plano diretor deve rever o fator de cobrança e as políticas de desconto, principalmente em bairros de Operações Urbanas que  valorizam rapidamente em função da grande quantidade de empreendimentos. Observa-se que o trabalhador muitas vezes financia o imóvel em 30 anos e o imóvel muitas vezes nem tenha sido vendido ainda pelo preço considerado do valor venal de venda aplicado. O custo de vida cada vez mais alto expulsa os moradores para regiões mais afastadas e com menos infraestrutura, mesmo com terrenos ociosos no centro expandido.

Ex:

- um imóvel adiquirido em 2011 pelo valor aproximado de 400.000,00, possue valor venal em 2021 de 1.2000.000 (valor triplicado)

- o salário mínimo em 2011 era de 540 em 2021 o salário mínio está em 1.100,00 (valor apenas dobrou) 

(ou seja cada vez mais o IPTU abocanha uma parcela maior dos salários dos moradores da cidade principalmete porque é calculado sobre quantias muito altas do valor do m2)

Outras relações poderiam ser estabelecidas como valor do piso profissional de engenheiro, arquitetos, médicos advogados... para demonstração.


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
  • Sylvia H Beltrao Valença

    Um absurdo o que pagamos de IPTU. Precisa haver uma alteração mais justa de calcular esses valores que não cabem mais nos orçamentos do povo. É um assunto que requer uma revisão URGENTE !

    Nenhuma resposta
    Voltar para o Início