Javascript não suportado Adensamento da cidade de São Paulo
Início

Processo de consulta pública

Revisão intermediária do Plano Diretor SP

Voltar

Adensamento da cidade de São Paulo

Paulo Barros Paulo Barros  •  07/09/2021  •    1 comentário

Código da proposta: 2819

Com o passar dos anos a cidade tem se expandido sobre as áreas de mananciais do entorno causando cada vez mais a diminuição dos recursos hídricos. O adensamento retirando as pessoas dessas áreas e impedindo a reocupação para que possam voltar a cumprir a função de polos geradores de agua.

Com a tecnologia atual podemos construir unidades que tenham geradores solares incorporados e utilizem gas para aquecimento ao invês de eletricidade, desta forma poderemos reduzir o impacto causado no fornecimento de energia elétrica. A captação de agua da chuva por essas novas unidades, irá reduzir a quantidade de agua que irá para o sistema pluvial melhorando o fluxo e reduzindo a possibilidade de enchentes - essa agua armazenada em grandes cisternas servirá para ser utilizada nos condominios reduzindo o uso de agua tratada.

O adensamento retirando pessoas das áreas de manancial e colocando as mais próximos ás areas de serviços permitira que não haja a necessidade de novos investimentos em escolas e postos de saúde utilizando melhor os equipamentos já existentes.Os manancias serão liberados e deverá ser criado um mecanismo que impeça a sua reocupação, através de controle rígido.Trazendo as pessoas para mais perto dos seus empregos irá reduzir a necessidade de deslocamentos longos, melhorando a qualidade de vida e reduzindo a emissão de poluentes.

No plano atual o adensamento esta sendo feito em grande quantidade por studios, a colocação de unidades com um maior numero de pavimentos no estilo Minha Casa Minha Verde (Casa Verde Amarela), poderá ser tornar economicamente viável nessas áreas atraindo pessoas para as regiões mais estruturadas.Um subsídio similar aos creditos de carbono - pela saida das áreas de manancial que serão recuperadas - facilitaria a aquisição e permuta destes novos empreendimentos, que teriam um custo de condomínio baixo pela quantidade de unidades e seu aproveitamento das tecnologias verdes.


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
  • Rosalia

    É tão difícil comentar em poucas palavras... Enfim, é sumamente necessário cuidar das ocupações nos entornos dos mananciais para que não venhamos a perde-los irreversivelmente. Não temos mais tempo. Isso é tão claro! De outro lado há que se cuidar, também, para que esse argumento não sirva de justificativa aos incontáveis arranha-céus que tem sido lançados a custa da desfiguração da cidade. Esses empreendimentos que tem sido lançados em zonas estruturadas tem o metro quadrado beirando os R$ 15.000,00, só adensam e não trazem a população carente de moradia para eles.

    Nenhuma resposta
    Voltar para o Início