Processo de consulta pública
Código da proposta: 2822
Deve se existir uma restrição, similar a um inverso do "recuo", que obrigue novas edificações a serem construidas junto a empenas cegas existentes, ate a altura da edificação nova ou a altura da emoena existente.
Deve se existir uma restrição, similar a um inverso do "recuo", que obrigue novas edificações a serem construidas junto a empenas cegas existentes, ate a altura da edificação nova ou a altura da emoena existente. Assim como o recuo deve haver um minimo de "espessura" que deve ser construido (por exemplo um volume com 3m da empena) de modo a evitar que sejam feitas apenas paredes cobrindo a empena. É valido lembrar que este elemento é para a melhora da coesão paisagem na rua então apenas a empena mais proxima a rua precisa desta obrigatoriedade.
Os recuos obrigatórios causam diversos problemas na cidade. Para além do aspecto estético, eliminá-los geraria benefícios para criar fachadas ativas, estimular comércio de rua, dar mais segurança, aumentar a caminhabilidade na capital, entre outros.