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Substituição da frota de ônibus a movidos a diesel por outros elétricos

DECIO SUNAGAWA DECIO SUNAGAWA  •  27/09/2021  •    Nenhum comentário

Código da proposta: 2885

Substituição da frota de ônibus a diesel, que contribuem com a poluição do ar e a poluição sonora, por uma frota de ônibus elétricos (não confundir com os trólebus), e implantar pontos de recarga, a partir de um cronograma que obrigue o seu cumprimento.

Apesar do Brasil ter adotado um diesel menos poluente, que abastece os nossos ônibus, temos muito o que avançar e São Paulo pode dar o exemplo para todo o país, substituindo os motores movidos a combustão por outros elétricos, o que incentivaria outras cidades e estados a fazerem o mesmo. No entanto, para que isto se concretize, é necessário elaborar um cronograma que crie, conjuntamente, uma infraestrutura de recarga das baterias destes veículos, e que os prefeitos em exercícios sejam obrigados a cumpri-lo. Se isto não for estabelecido, veremos inúmeros adiamentos, e a impossibilidade de recarga para os ônibus em atividade, que terão uma baixa autonomia e não conseguirão atender a população ao longo de todo o dia. É muito provável que a Prefeitura não tenha verba para implantar esta infraestrutura, mas esta deficiência poderia ser sanada, a partir de uma PPP (Parcerias Público Privadas) com as montadoras de veículos e empresas de distribuição de energia, pois é de interesse delas, que a venda de veículos elétricos se expanda. Os benefícios de uma frota de ônibus movido a eletricidade, não ficaria restrito ao término da emissão de gases tóxicos e de boa parte do material particulado, haveria um ganho na qualidade de vida dos passageiros e principalmente dos profissionais que trabalham nos ônibus (motoristas e cobradores), que se livrariam dos ruídos provocado pelo motor a combustão.


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