Processo de consulta pública
Código da proposta: 3008
A criação de um plano robusto de controle de ruídos, com amparo científico e de saúde pública. Esse plano deve incluir o ruído de obras. E deve incluir vibrações.
A proposta é a revisão dos índices de ruído permitido, elevando a complexidade das formas de avaliação, mapeamento e planejamento da forma que uma metrópole como São Paulo merece.
1- Elaborar novos índices de ruído levando em conta obrigatoriamente o conhecimento científico e de saúde pública, e o zoneamento dos bairros.
2 - Criar comissão participativa de ruído urbano
3 - Estabelecer limites rígidos para obras, de forma a pressionar para que os setores de construção civil se desenvolvam. Sabe-se que até hoje fundações são executadas com bate-estaca, método barato e extremamente ruidoso.
4 - Planejamento para obras, de forma que obras noturnas só devem ser executadas se forem casos de emergência ou risco à vida.
5 - Diretrizes para formas de controle de ruído automotivo, em especial para as motos.
As incorporadoras também devem construir edificacoes com janelas anti ruído, como uma padronização em um cidade dinâmica e intensa como Sao Paulo, onde nao ha regulamentação de ruídos, como por exemplo os produzidos por motocicletas, que são um grande incomodo.