Processo de consulta pública
Código da proposta: 3012
Alterar Zoneamento, atual ZER,da Área Brooklin Novo/Berrini, da Av. Sto. Amaro até a Berrini, ladeando a Av. dos Bandeirantes, no sentido de permitir maior dimensionamento e aproveitamento Residencial,inclusive vertical, possibilitando proximidade residência x trabalho dos que trabalham na Berrini
O Pleito de alteração desse Zoneamento com a possibilidade de Verticalização Residencial dessa Área, parte com base em uma das Prerrogativas Mundiais, "A Fila Anda", pois verificamos que, para essa Área, não houve adequação no último PDE, estagnando a mesma, sujeitando-a para um futuro próximo sofrer uma depreciação e ficar discorde com o PDE
Pontos Principais para adequação do Zoneamento: 1- Adequação Socio Economica - Grandes Residências para os Moldes Familiares Atuais, que não precisam desse Espaço, se tornando onerosas, inclusive IPTU, gerando assim, necessidades de possivies de alocação inadequadas para o Bairro. 2- Área (Bairro), já conta com grande concentração de casas à venda. 3- Nova Oferta Residencial (Vertical) ao Público Alvo - Profissionais da Berrini,, aumentando Qualidade de Vida desses e em decorrência, Redução sensível na Emissão de Poluentes e do Trânsito. 4- Com a Verticalização, novas Construções aliadas às Regras da PMSP, gerarão uma ampliação das Áreas Verdes e Absorção do Solo, mantendo Jardins e reduzindo os atuais Quintais Cimentados. 5- Possibilidade de Urbanização e redimencionamento de Ruas e Praças por parte da Construtoras, aumentando qualidade de vida dos Moradores e agilizando e aperfeiçoando o escoamento do Trânsito. 6- Ganho altamente ampliado na arrecadação Tributária com as Contruções Verticais (sem qualquer aumento Real Individual). 7 - Nova abrangência de Segurança na Área e menor vulnerabilidade
São Paulo e Barcelona são cidades totalmente diferentes. A Região do brooklin novo já enfrenta sérios problemas com o adensamento atual, rua pequenas, calçadas estreitas, grandes congestionamentos, alagamentos.
Ressalto que tal responsabilidade eh da PREFEITURA SIM, de PLANEJAMENTO URBANO DA AREA DE MUDANCA DE ZONEAMENTO com as incorporadoras e contrutoras. Nao ha viloes e sim falta de planejamento MACRO p aquela regiao, no caso o Brooklin.
o adensamento das cidades eh necessario e pode ser feito com planejamento e respeito urbano e ao meio ambiente. A questao eh de planejamento do adensamento. Ninguem reclama de Barcelona, um exemplo impar de planejamento urbano, e, portanto, nao se trata de adensamento, mas SIM DE PLANEJAMENTO de como uma zona estritamente residencial precisa ser ocupada. Nao da p culpabilizar as construtoras, mas sim a falta de planejamento para a implementacao da mudanca de zoneamento.
Sou totalmente contra a mudança de zoneamento!
A cidade precisa de mais espaços verdes e de convivência com a ZER do Brooklin Novo permite! A região é arborizada e existem diversos terrenos fora da ZER para a construção de prédio. Inclusive os prédios que estão em construção na região são unidade minúsculas e caras, ou seja, atendem apenas as construtoras/incorporadoras. Qual o benefício de destruir essas áreas? Além do bolso das construtoras e aumento na arrecadação - que infelizmente não reflete na melhora dos serviços municipais???
Já bastam as dark kitchens que estão destruindo o bairro, agora querem acabar com o pouco de sossego que ainda resta na região.
A o quadrado da Berrini com a Marginal Pinheiros deveria ter seu zoneamento modificado.
Atualmente é Zona Comercial. Deveria ser mudado para Zona Mista ou Zona de Estruturação Urbana.
A pandemia afetou demais a região. Recomendo a leitura do seguinte texto:
Vila Olímpia e avenida Berrini vivem 'morte anunciada' com vazio após pandemia
Vacância em edifícios corporativos da região de São Paulo atinge 29% e não há sinal de recuperação
https://www.google.com/amp/s/www1.folha.uol.com.br/amp/cotidiano/2022/03/vila-olimpia-e-avenida-berrini-vivem-morte-anunciada-com-vazio-apos-pandemia.shtml
Temos o mesmo problema no Pacaembu, na Rua Cardoso de Almeida: de um lado pode tudo e do outro nada. Precisamos nos unir.
As ZER possuem uma função urbana, que é a de criar respiros em meio ao amontoado de edifícios. A verticalização não implica em maior permeabilidade no sentido que se rebaixa lençol freático e a água captada é bombeada para os sistemas de coleta. As pessaos já possuem uma alta quantidade de ofertas de residências verticais. Vejo que essa proposta serve somente aos interesses do mercado imobiliário de construtoras e incorporadoras.