Javascript não suportado Plano Municipal de Saúde - Versão Preliminar
Início
Voltar

Plano Municipal de Saúde - Versão Preliminar

Descrição

O Plano Municipal de Saúde deve orientar a política municipal de saúde e divulgar seus objetivos, metas, ações e indicadores e refletir as necessidades de saúde da população e seus territórios. O planejamento no Sistema Único de Saúde (SUS) visa assegurar a unicidade e os princípios constitucionais do SUS: a universalidade, integralidade, equidade, por meio da diretriz de participação popular. Dessa maneira, o PMS deve expressar as responsabilidades, compromissos e prioridades dos gestores municipais em relação à saúde da população de São Paulo para o período de quatro anos.
Neste documento apresentamos para conhecimento e contribuições da população as diretrizes, objetivos, metas e indicadores propostos pelas áreas técnicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para o próximo quadriênio.
Cabe destacar que o documento final apresentará as contribuições feitas por meio da Participação Social, no momento em análise de viabilidade técnica, bem como, as prioridades propostas por cada Supervisão Técnica de Saúde (STS).


A Secretaria Municipal da Saúde submeteu no dia 30 de setembro a versão final do Plano Municipal de Saúde 2022-2025 ao Conselho Municipal de Saúde para sua apreciação. O documento norteará as políticas públicas em saúde do município no período, e sua elaboração ocorreu ao longo dos últimos meses, em diversas etapas.

 

A elaboração do Plano Municipal de 2022-2025 contemplou as perspectivas dos destinatários das políticas públicas em saúde e dos responsáveis por sua implementação, monitoramento e fiscalização. A descentralização e a ascendência foram os princípios que guiaram esse processo de construção pelas áreas técnicas e de escuta à população.

 

A elaboração de metas e ações pelas áreas técnicas também ocorreu de maneira descentralizada. Além das áreas ligadas à estrutura central da Secretaria, participaram nessa construção dos compromissos os técnicos e técnicas das 27 Supervisões Técnicas de Saúde, com apoio das respectivas CRS, e das Escolas Municipal e Regionais de Saúde. O resultado é um plano representativo, que busca superar os desafios identificados por quem de fato os vivencia nos diferentes territórios da cidade, e lançando mão das estratégias identificadas pelos técnicos dessas regiões como as mais adequadas.

 

O processo de participação social foi organizado em duas etapas, primeiramente foi aberto a população a sugestão de propostas para cada território.   Posteriormente os conselhos gestores locais priorizaram as propostas oriundas da consulta para sua região e, estas retornaram a plataforma para escolha de prioridades por toda a população. Após este período, os munícipes foram novamente consultados por meio de consulta pública em relação ao conjunto de objetivos e metas propostos pelas áreas técnicas.

 

A versão final do Plano Municipal de Saúde 2022-2025 é resultado do empenho dos trabalhadores e trabalhadoras da Secretaria e seu compromisso com a entrega de um documento com excelência técnica e que prevê mudanças significativas para a saúde no município.

Voltar para o Início