Processo de consulta pública
Código da proposta: 3116
Aproveitar as intervenções subterrâneas para veículos
Provavelmente um dos maiores ganhos do projeto é a remoçao dos viadutos que cortaram o Parque. A mobilidade de automóveis ainda pode ser feita em túneis ou, em menor escala, em pontes no nível da rua (assim como foi no Parque antigamente, quando a Avenida Rangel Pestana cruzava o parque).
A esse respeito, o projeto parece indicar que haverá pontes/avenidas que atravessam a área verde do parque. Como será a relação com pedestres? Para cruzarem as avenidas haverá semáforo/faixa de pedestre? Ou os carros serão "rebaixados" em um túnel para que os pedestres tenham uma área caminhável sem obstáculos?
De modo mais amplo, poderiam aproveitar as mudanças para transformar o viaduto da Radial Leste em túnel também.
Também sobre a área subterrânea. O terminal intermodal será parcialmente subterrâneo? Se sim, evitaria criar mais um prédio de grande porte que quebra a escala humana no parque.